RELIGIÃO PARA O MAÇOM

A religião está fora dos debates da loja, isso é muito claro, mas hoje eu quero comentar sobre como nós, maçons, devemos entendê-la.

Todos os maçons sabem que para aspirar a ser maçom é obrigatório acreditar em Deus, muitas pessoas acreditam erroneamente que a maçonaria é ateísta. É perfeitamente compatível, segundo nossos princípios, ser maçom e ser membro de qualquer uma das principais religiões monoteístas do mundo, nas quais diferimos e também lutamos contra o fanatismo religioso.


A Maçonaria latino-americana tem a fama de ser ou ter sido principalmente Igreja anticatólica , isso tem um pano de fundo histórico, a igreja da colônia estava na mesma linha da monarquia da Espanha , de modo que os interesses da independência não eram totalmente sustentados para a igreja e sua hierarquia, mas há muitos casos de padres maçons, como o padre Jesús Calvo que introduziu a Maçonaria na Costa Rica .

A Maçonaria sempre foi vista com suspeita por grupos de pessoas e instituições que monopolizaram a verdade, que não aceitam mais verdades que a sua, que rejeitam o pensamento livre, o debate de ideias, os valores democráticos e os direitos do indivíduo. na sociedade.

Historicamente, a Igreja Católica ou alguns setores dela estão localizados dentro da denominação acima mencionada; A igreja durante os séculos 18 e 19 viu sua influência na Europa ameaçada e as bulas papais contra a Maçonaria eram mais políticas do que medidas divinas.

A visão da criação do mundo e do homem depende de cada religião, as principais têm origem semelhante, com derivações diferentes; mas há versões persa, chinesa , escandinava, asteca, hindu, grega e egípcia que foram as primeiras a falar claramente da vida após a morte; Cristão e hebraico. Por que estou apontando isso? Porque a Maçonaria é universal e está na maioria dos países, porque existem maçons muçulmanos, taoístas, gnósticos, católicos, batistas, anglicanos, budistas, etc.

A história de que os maçons são excomungados é algo historicamente documentado, mas hoje em dia a palavra maçonaria não aparece no direito canônico, em qualquer caso é algo com que o maçom católico deve se preocupar, porque quem não é, nem Não combina com ele, ele não liga, então parece um exagero que alguns irmãos dêem muita importância a isso.

Por outro lado temos que hoje por meio da ciência , especialistas, historiadores, arqueólogos, deram a entender que existem fragmentos obscuros da Bíblia , graças à tecnologia, acesso à informação, acesso a estudos e A investigação comprovou manipulações, verdades absolutas que se dizem na igreja que não o são, mas que antes não podiam ser sequer sugeridas porque não eram permitidas.

Como aconteceu com Galileu Galilei que, ao expor sua descoberta de que a terra girava em torno do sol, foi acusado de ser herege e blasfemo e sob pena de morte teve que se retrair sem murmurar “e ainda assim se move” em referência ao nosso planeta.

A história da Igreja Católica e das demais Igrejas está repleta desses casos, pois afinal são seres humanos e não deuses que os compõem, seres humanos com mais defeitos do que virtudes, com paixões e ambições, que muitas vezes também que os líderes políticos em nossa região usaram o poder e a influência que têm nas cidades para ganho pessoal.

É claro que nem tudo na igreja está ruim, eles também tiveram sua contribuição nos valores familiares, no serviço de caridade, no desprendimento contra o materialismo em favor da democracia, na educação e como guia espiritual para seus paroquianos; mas esta reflexão não é para criticar a igreja, mas para mostrar como o maçom vê as religiões.

O maçom é um livre-pensador, o maçom deve ver além do superficial do óbvio, as verdades absolutas, mas também o maçom deve ser o equilíbrio, o que se luta é o fanatismo, o maçom pode pertencer a qualquer credo, Mas como dizem nossos rituais, o maçom nunca será um ateu estúpido, muito menos um fanático que afirma ter a verdade absoluta em suas mãos, muito menos no campo da religião.

Claro que é um tanto difícil porque no assunto religião a razão não cobre tudo, chega um momento em que a fé é quem governa o comportamento, o maçom é um homem de razão, mas também é um homem de fé até certo ponto, a fé nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, na família, na democracia, nas leis da nação, na fé em Deus, fé nos valores éticos e morais que devem decorar um homem livre e de bons costumes.

As piores guerras foram travadas em nome de Deus, muitos dos lemas dos exércitos são dedicados ao país e a Deus, isso é consistente? Fazer guerras porque se considera que minha religião é a verdadeira e a sua não? Para se imolar matando civis inocentes apenas por causa de diferenças religiosas? Destruir civilizações inteiras com a história da evangelização? Existe alguma diferença?

Matar, humilhar, desqualificar, molestar, perseguir, privar ou exterminar os outros pelo simples fato de ter uma religião diferente nos aproxima de Deus?

É aí que nós, maçons, devemos ver, os maçons de todas as religiões devem promover a conscientização a esse respeito, tolerância , respeito e coexistência.

 Fonte: Diário Maçônico

Gostou deste post? Então compartilhe.



Postar um comentário

6 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como se podem dizer completamente livres se uma das condições para ser admitido é ter de acreditar em Deus. Conviria especificar melhor o que é entendido por Deus. É que se for o Deus de Agostinho da Silva, até poderei aceitar. Agora um Deus cujo pensamento e lógica é no essencial a do homem que crê nEle sem que tenha nada que lhe possa provar objectivamente de sua existência. Sim, acredito em um Deus, se for sinónimo de Natureza. O conhecimento que a ciência nos permite acerca do Universo, não se coadunam em nada com as crenças que as diversas religiões apregoam e difundem, e essa sim, tem base concreta e real devidamente observada e comprovada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Ser. (irmão ou não). Incrivel sua obnubilidade. DEUS NÃO SE DEFINE. Tudo é sua obra, até o que pensas, bem ou mal. Olha para dentro de sí e procure o Deus (que deve estar escondido) que tens, Peça para que Ele fique por bastante tempo, pois se Ele sair, voce já era. ESSE É O DEUS DIANTE DOS TEUS OLHOS E NÃO O VÊS. TFA.

      Excluir
  3. Para ser maçom é obrigatório acreditar em Deus? Discordo completamente, pode ser verdade para obreiros de obediência dirás regulares, mas para outras Obediência(chamadas irregulares pelos regulares) não é fundamental acreditar num deus revelado ou não. Caso do Grande Oriente Lusitano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Ser. (irmão ou não). Incrivel sua obnubilidade. DEUS NÃO SE DEFINE. Tudo é sua obra, até o que pensas, bem ou mal. Olha para dentro de sí e procure o Deus (que deve estar escondido) que tens, Peça para que Ele fique por bastante tempo, pois se Ele sair, voce já era. ESSE É O DEUS DIANTE DOS TEUS OLHOS E NÃO O VÊS. TFA.

      Excluir