IRMÃO “BUFFALO BILL” CODY: MAÇOM E SHOWMAN

 

O Irmão “Buffalo Bill” Cody nasceu William Frederick Cody em uma fazenda em Le Claire, Iowa, em 26 de fevereiro de 1846. Não demorou muito para que seu pai Isaac Cody abandonasse a fazenda, mudando-se com a família para o Kansas. Após a morte de seu pai na Guerra da Fronteira do Kansas, quando o irmão Cody tinha 11 anos, ele ingressou no Pony Express, um serviço de entrega de correio que utilizava revezamentos de cavaleiros montados a cavalo, aos 14 anos. Ele se encaixava perfeitamente na descrição do trabalho, que exigia “cavaleiros magros e experientes dispostos a arriscar a morte diariamente”.Ele fez a viagem mais longa já registrada: 321 milhas sem parar, exceto para refeições e para trocar de cavalo. Sua mãe, Mary Leacock Cody, uma mulher do mais alto caráter, continuou a criá-lo, fomentando-lhe firmeza e coragem, que ele carregaria pelo resto de sua vida. Ela, infelizmente, faleceu enquanto o irmão. Cody ainda era adolescente depois de se alistar na 9ª Cavalaria de Kansas. Depois disso, ele serviu como batedor no Tennessee e como soldado no Missouri. Em 1867, ele assinou um contrato de 18 meses com os irmãos Goddard para fornecer aos trabalhadores da ferrovia Kansas Pacific toda a carne de búfalo necessária para alimentá-los. Para cumprir seu contrato, ele matou mais de 4.280 búfalos, ganhando seu famoso apelido: “Buffalo Bill”.

O Irmão Cody era amigo íntimo do Capitão da Guerra Civil WB Brown, que organizou a Loja Platte Valley Nº 32 sob a Grande Loja de Nebraska. É provável que o irmão Cody fez uma petição quase imediatamente depois que a loja foi formada em 1870, e foi bem-vindo como membro em seu 24º aniversário naquele mesmo ano. Em 10 de janeiro de 1871, o irmão Cody foi exaltado Mestre Maçom, e durante esse tempo ele ganhou reconhecimento nacional por ser um guia para grupos de caça ilustres e por seus esforços militares. Em 1872, ele foi agraciado com a Medalha de Honra por seu serviço em uma escaramuça durante o serviço destacado na 3ª Cavalaria. Ao visitar Nova York após um convite para comemorar suas realizações, ele se viu retratado em uma peça de teatro. A partir de então, ele e seu parceiro Texas Jack Omohundro dividir seu tempo entre as planícies e o palco.

O Velho Oeste de Buffalo Bill e o Congresso de Rough Riders do Mundo  - pôster mostrando cowboys arrebanhando gado. c.1899; Wikipedia

O Irmão Cody fundou seu programa “Buffalo Bill's Wild West” em 1883, que ostentava talentos como Annie Oakley e Chief Sitting Bull. Foi descrito como uma “extravagância de circo” que viajou por três décadas nos Estados Unidos e depois na Europa, onde foi exibido pela primeira vez no exterior em 1887 durante o Jubileu de Ouro da Rainha Vitória. Enquanto ele estava na Inglaterra, ele enviou uma petição ao Capítulo No. 15 do Eufrates, do Real Arco Maçons de North Platte, Nebraska, por correio. Em 18 de novembro de 1888, enquanto dividia seu tempo entre um show em Staten Island e administrando uma fazenda perto de North Platte, ele avançou para o grau de Mark Master, foi introduzido na Cadeira Oriental, recebeu e reconheceu um Most Excellent Master, e foi exaltado ao Grau do Arco Real.

Em 1889, o irmão Cody então apresentou a petição ao Comando da Palestina nº 13, Ordem dos Cavaleiros Templários de North Platte, Nebraska, eleito e recebeu a Ilustre Ordem da Cruz Vermelha, recebeu a Ordem de Malta e foi apelidado de Cavaleiro Templário. Em 1892, entre viagens pela Europa, ele também fez uma petição ao Templo de Tânger da Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico de Omaha, Nebraska. Por volta dessa época, ele também liderou uma expedição de caça pelo Grand Canyon e serviu como marechal durante a posse do presidente Benjamin Harrison. Após anos de muito sucesso no show business durante 1893 e 1894, o irmão Cody estava a caminho de não apenas ser o homem mais famoso do mundo, mas também o mais fotografado.

Mano “Buffalo Bill” Cody tornou-se maçom do rito escocês em 4 de abril de 1894, no vale da cidade de Nova York (Rito escocês antigo aceito, jurisdição maçônica do norte). Mano Cody era dedicado aos seus deveres fraternos e seguia os princípios da amizade, moralidade e amor fraternal. Descrito como um homem de palavra, irmão. Cody interagiu e fez amizade com pessoas de todas as raças, religiões, gêneros e profissões. Cody era conhecido por sua defesa dos direitos civis dos nativos americanos e por este excelente tratamento dispensado aos nativos americanos que participaram de seu programa. Ele tratou a todos como iguais e sempre ajudou os necessitados. Cody era uma verdadeira personificação dos valores da Maçonaria.

O irmão Cody faleceu repentinamente em uma viagem para visitar sua irmã em Denver em 10 de janeiro de 1917 com a idade de 71. Ele não é apenas lembrado por seu reconhecimento, exploração de fronteiras, serviço militar e showman, mas também por ser um pedreiro exemplar, defendendo os ideais de amor fraternal, alívio e verdade.

Fonte: https://www.freemason.com

Gostou deste post? Então compartilhe.



Postar um comentário

0 Comentários