MAÇONARIA UMA METÁFORA COM RAZÃO E SIGNIFICADO

POR: HAROLD LONDOÑO.



Para falar da Maçonaria como metáfora, convém lembrar aquela figura retórica por meio da qual uma realidade ou conceito pode ser expresso por meio de outra realidade ou conceito diferente, com o qual o que é representado pode ter certa relação de semelhança; Portanto, em nosso ambiente latino-americano, quando um candidato, homem ou mulher, deseja entrar na Instituição Maçônica, o que normalmente é chamado de “bater na porta” de uma Loja com o desejo de solicitar aceitação, deve ter passado com Antigamente, vários preconceitos que se encontram nessa pessoa, profundamente enraizados pelos comentários inapropriados e sistemáticos feitos por membros do clero, pela direita conservadora e por todos aqueles que não compartilham ou não entendem o que é ser um Livre-pensador.

Claro, ele também deve ter idéias sobre o que é a Maçonaria, com base nas leituras feitas, consultas recomendadas por pessoas sérias nos ideais da razão e profundo senso de pensamento e por amigos ou conhecidos de confiança que têm por ele, crédito, para que você adquira de forma livre e precisa, na medida do possível, nesses momentos, o que se diz da Instituição Maçônica em seu país, em sua sociedade e em outros ambientes diferentes do seu.

Você deve saber que este Pensamento Profundo corresponde ao direcionamento que você sabe dar às suas ideias e ao direcionamento do futuro social daquele Ser, como um indivíduo social e profissional que divide espaço com outros semelhantes a ele. Corresponde também a conhecer a si mesmo, seus desejos, gostos, hobbies, o que você pensa e deseja livremente, sem ser manipulado pelos outros; ser independente e agir com liberdade e autenticidade; que ele pensa as respostas que a certas perguntas são feitas à vida comum e é perceptivo.

A Maçonaria sempre pensa no Ser Humano, no homem e na mulher, que vive em sociedade para se construir e se formar com a ajuda dos outros; lembre-se, como você é um candidato, que a Maçonaria implica em liberdade e autodeterminação.

Quem é candidato deve saber que, depois de bater às Portas, deve cumprir uma série de condições exigidas desde a antiguidade a todo candidato e que deve cumpri-las; Na medida do possível, lembre-se sempre no decorrer da vida que se segue, o que será necessário para você viver, para que você se lembre sempre, assunto que muitos esquecem e por isso, depois de iniciado, se observam comportamentos impróprios que não são criticados. apenas para outros maçons, mas para a sociedade em geral; e é por causa dessas atitudes de certos Iniciados que se fala mal da Instituição; não se esqueça de que o maçom é objeto de olhares onde quer que esteja; se as ações são boas, normalmente não se diz que é o ato correto de um maçom; Mas se essas ações forem ruins, ou impróprias, o fardo social vem imediatamente e eles dizem:

Portanto, o candidato deve saber desde o início que não entrará em uma Instituição perfeita, mas que é formada por seres humanos que buscam a perfeição e a qualificação para realizar cada vez melhores atos e motivos de imitação por parte dos outros. É dito na Maçonaria “O QUE VOCÊ FAZ, FAZ VOCÊ” E VOCÊ AVANÇARÁ CONHECENDO-SE. Não se esqueça de que o que você faz é visto e o que é visto é julgado. O maçom é chamado a ser um exemplo na e para a sociedade em que participa e serve. A Maçonaria zela pelas ações de seus iniciados, acompanha-os livremente, para sugerir que nunca se esqueçam de ser muito intuitivos em suas ações em relação aos outros.


Postar um comentário

1 Comentários