A GLMEES Celebra Marco Histórico em Londres Com a Instalação da Primeira Loja em Língua Portuguesa na Inglaterra

Da Redação

No último dia 6, a Maçonaria Universal viveu um momento de grande relevância em Londres com a sessão da United Arts Rifles Lodge Nº 3817, fundada em 15 de dezembro de 1917 e reconhecida desde 2019 como Brazilian Lodge, após um grupo de brasileiros assumir os trabalhos regulares da oficina. Trata-se da primeira Loja a funcionar oficialmente em língua portuguesa em território inglês, consolidando-se como a quinta Loja estrangeira em solo britânico. Esse feito representa não apenas a ampliação da diversidade cultural na Maçonaria inglesa, mas também o fortalecimento das relações anglo-brasileiras no campo fraternal.

A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) esteve presente ao evento, representada pelo Grande Secretário de Relações Exteriores e Eminente Grão-Mestre eleito, Jorge Henrique Valle dos Santos. A participação capixaba ganhou ainda mais destaque com a presença de três Irmãos da GLMEES que integram a Brazilian Lodge: Renato Coutinho, Antônio Favery e Marcelo Soares.

A sessão foi prestigiada por diversas autoridades maçônicas, entre elas o Soberano Grão-Mestre do GOB, Ademir Cândido da Silva; o Eminente Adalberto Aluízio Eyng; o Irmão Lucas Galdiano; e o Sereníssimo Grão-Mestre do GOP, Fernando Fernandes, acompanhado de seu Grande Secretário de Relações Exteriores, Henrique Alfonso de André Sobrinho. Também marcaram presença os Irmãos capixabas Matheus Nogari, Rodrigo Campo Dell’Orto e Jovelson Aguilar Sabino Júnior, reforçando a representatividade do Espírito Santo nesse momento especial.

Outro destaque da noite foi a elevação de quatro Companheiros ao grau de Mestre Maçom, cerimônia que simbolizou não apenas a continuidade da tradição da Loja centenária, mas também a consolidação da Brazilian Lodge como um espaço de crescimento, integração e fortalecimento fraternal.

A adoção da língua portuguesa na United Arts Rifles Lodge Nº 3817 insere-se em um contexto mais amplo de internacionalização da Maçonaria, valorizando as diferentes culturas e idiomas que a compõem. O fato de o português estar presente de forma oficial em uma Loja britânica reforça a importância da comunidade maçônica brasileira no exterior e abre novas possibilidades de intercâmbio e cooperação entre Lojas de diferentes nações.

Assim, a presença da GLMEES em Londres não apenas marca um capítulo de relevância na história da Maçonaria brasileira, como também simboliza um elo permanente entre dois países unidos pelos laços da fraternidade universal.

Fonte: GLMEES

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Postar um comentário

1 Comentários