MAÇONARIA E PAZ MUNDIAL

Por Joseph E A Salem (*)


Definição de Paz
Quando decidi preparar este artigo, tendo escolhido o assunto "Maçonaria e Paz Mundial", comecei a procurar nas minhas anotações e em minha própria mente o que quer que eu tenha lido sobre o assunto. Há pouco tempo, li um artigo que concluiu com estas palavras: "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. A paz é uma vocação nobre, mas você não pode mais fazer a paz por si mesmo força, do que um carpinteiro pode construir uma casa sem um martelo, ou um artista pintar um quadro sem pincéis. Você deve ter o equipamento certo. Para fazer as pazes na terra, você deve conhecer a fonte de toda a paz. "
Muitas pessoas acreditam que a paz é uma manobra diplomática, uma série de conversas e viagens de ônibus entre países, ou uma pilha de documentos assinados em Paris ou no gramado da Casa Branca, em Washington. A verdadeira paz só pode vir do coração dos homens.
Ao ler a Bíblia, encontrei cerca de 120 versículos individuais, incluindo a palavra Paz. Encontramos referências à "paz de espírito", paz na terra, paz na nação, paz entre nós e, por fim, a mais famosa visão do profeta Isaías, que tem sido citada com tanta frequência e gravada com ousadia na parede principal. da sede das Nações Unidas:
"E acontecerá no fim dos dias,
e Ele julgará entre as nações,
e decidirá por muitos povos,
e eles baterão suas espadas em arados,
e suas lanças em ganchos de poda. A
nação não levantará espadas. contra a nação,
nem aprenderão mais a guerra. "
Quando comecei a estudar o assunto, uma verdade começou a tomar forma em minha mente, de que nenhuma paz mundial pode ser encontrada nas leis, nas legislaturas ou nos governos. O que, então, podemos fazer sobre a paz mundial?
Aprendendo a Viver Juntos
Antagonismo racial, intolerância religiosa, filosofias políticas e econômicas têm objetivos diferentes, acusando-se mutuamente de destruir a civilização.
O problema diante do mundo é o problema de viver juntos. Isso é agudo pelo fato de que o imenso mundo dos tempos antigos, com suas vastas distâncias separadoras, desapareceu e, em seu lugar, temos um pequeno mundo, encolhido para o tamanho de um bairro - barulhento, fofoqueiro e muitas vezes desagradável.
Reunidos, juntos, precisamos aprender a viver juntos. Caso contrário, haverá uma explosão. Precisamos de um novo espírito de fraternidade para atender às nossas necessidades. Devemos usar os ensinamentos da Maçonaria, como uma diretriz que mostra como viver juntos, respeitando-se, unidos na crença na Paternidade de Deus e na Irmandade do Homem.



Fraternidade e amor fraterno
O maior ideal do mundo hoje é a fraternidade, não como mero sentimento, mas como ciência, filosofia prática e modo de vida. Se alguma vez houve uma geração ansiosa e disposta a experimentar a filosofia da irmandade com sabedoria e paciência, deve ser essa geração. Fomos mostrados em cartas de sangue e fogo, o que ódio, inveja e ganância podem fazer.
Eu acredito que a Maçonaria pode fazer muito para construir um mundo melhor, apto a viver, sem manchas de sangue, sem ser manchado pelo ódio. Este é o desafio do nosso ofício.
A Maçonaria nos une em amizade e respeito. Nossas assembléias são pacíficas, ordeiras e obedientes. Por ordem divina, Moisés proclamou a todos os povos da terra, presente e futuro, como eles deveriam viver como indivíduos e como nações. Ele condensou a proclamação de D'us em 10 mandamentos, e acrescentou: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Este é o mandamento ao qual a Maçonaria se dedicou, para estabelecer a irmandade entre os homens, para que eles possam viver em paz um com o outro neste mundo.
A luta da Maçonaria é a luta da raça humana contra a tirania e a opressão. Desde o início, a Maçonaria percebeu que religião, tradição e hábitos de vida podem dividir os povos do mundo em campos hostis. A Maçonaria não participa dessas discussões, mas fornece um ponto de encontro comum, onde todos os homens podem se encontrar no nível.

A missão da Maçonaria
Os construtores do templo do rei Salomão, os primeiros pedreiros, tinham apenas uma aspiração e uma esperança, a saber, o estabelecimento de uma amizade universal entre todos os homens. Ao construir este templo, o rei Salomão chamou de "a Casa de D'us" para todos os povos, como foi enfatizado por ele em suas orações e proclamações.
Todo alojamento maçônico é um templo de paz. Nele, homens de diferentes religiões e estações da vida se reúnem e, em seus altares, são colocados os volumes sagrados de todas as religiões. O espírito de harmonia e cooperação prevalece. Os ensinamentos maçônicos de igualdade e fraternidade são o único vínculo que pode unir a família humana e criar uma ordem de paz baseada no amor e na paz fraternos.
Todos os irmãos devem realizar suas atividades maçônicas procurando eliminar quaisquer barreiras baseadas em elenco, credo, raça ou nacionalidade, promovendo a construção de novas pontes de reconciliação, uma que todo maçom comum de qualquer país possa atravessar livremente e encontrar uma recepção calorosa e cordial . Devemos reunir todos os irmãos que buscam a verdade na Maçonaria e incentivá-los em sua busca. Deveríamos promover uma melhor compreensão, divulgar o Evangelho da Paz e da Boa Vontade. Este é o nosso dever sagrado.
Não é fácil mudar de um ciclo de guerra para um ciclo de paz. Olhe para a balança. Nos últimos 80 anos, tivemos um assassinato, destruição, choro, luto e ódio em todo o mundo. Agora é a hora de promover 80 anos de paz, curando, edificando, falando e se amando. Que alternativa existe para nós? Agora cambaleamos à beira de uma terceira guerra mundial. A sobrevivência da civilização em si é uma questão muito discutível nesta era nuclear. Vivemos muito tempo durante as guerras e com medo de guerras.
Os maçons deveriam estar dispostos a liderar uma cruzada para balançar a balança da guerra para a paz. Agora é a hora da paz, primeiro na Fraternidade, e depois como exemplo para o mundo em geral. No livro de Kohelet (Eclesiastes) diz-se:
"Há um tempo para amar e odiar;
um tempo de guerra e um tempo de paz.
Concluo com um poema que li anos atrás:
O mundo está esperando pacientemente pela paz,
rezando para que todas as guerras cessem,
colocando uma parada para este massacre desnecessário,
De deixar sangue, como água corrente;
Paz, paz verdadeira, é o choro,
E nós podemos tê-lo, se quisermos apenas
tentar.Vamos continuar a rezar pela paz,
E um dia todas as guerras cessarão ,
O mundo será um lugar melhor,
quando as guerras e derramamento de sangue cessaram ".



(*) Joseph E A Salem

SGC de honra Ad-Vitam, Conselho Supremo

 do Rito Escocês para o Estado de Israel

Reproduzido do Maçom de Israel


Postar um comentário

0 Comentários