FIDEL CASTRO E MAÇONARIA CUBANA

Pedro Sarría Tartabull, junto com Fidel Castro./Foto: Ecured.

A Maçonaria foi uma instituição frequentemente perseguida por partidos comunistas no século XX. Em países como a Iugoslávia, Bulgária e União Soviética, a Maçonaria foi completamente banida, e seus membros eram frequentemente condenados à morte ou a outras punições severas. No entanto, há um caso curioso em que um Maçom salvou a vida de Fidel Castro e influenciou sua postura em relação à instituição em Cuba.

O episódio ocorreu depois da tentativa frustrada de Fidel e seus companheiros de tomar o Quartel de la Moncada. Fidel e dois companheiros estavam escondidos em uma cabana quando foram descobertos por soldados de Fulgêncio Batista, que os amarraram e apontaram seus fuzis para eles. Fidel já se dava como morto quando um de seus companheiros, Oscar Alcalde, revelou que era Maçom.

O tenente que comandava o pelotão a serviço de Fulgêncio Batista, Pedro Sarria, também era Maçom. Sarria e Alcalde se comunicaram por sinais, e os prisioneiros conseguiram escapar. Sarria ainda ajudou Fidel, entregando-o ao arcebispo são e salvo. Por esse episódio, Sarria seria expulso do Exército de Fulgêncio, mas mais tarde retornaria já ao lado de Fidel.

O episódio comprovou a influência da Maçonaria na sociedade cubana e na vida de Fidel Castro. Ao contrário de outros líderes comunistas, Fidel nunca perseguiu a instituição no território cubano. A ilha é o lar de uma florescente comunidade maçônica, com mais de 29.000 membros ativos em 316 lojas maçônicas.

No entanto, a Maçonaria também tem sido reconhecida por suas obras de caridade e por promover valores como a igualdade, a fraternidade e a liberdade. A instituição tem sido frequentemente associada a líderes políticos e figuras históricas, como George Washington e Winston Churchill. No Brasil, por exemplo, muitos presidentes da República foram Maçons.

Apesar de algumas controvérsias, a Maçonaria continua a existir e a prosperar em muitos países. Sua influência na sociedade pode ser vista em várias áreas, desde a filantropia até a política. No caso de Fidel Castro, o episódio com o tenente Sarria mostrou a influência positiva que a instituição pode ter na vida das pessoas.



Postar um comentário

0 Comentários