TEMPERANÇA, FORTALEZA E PRUDÊNCIA


A Maçonaria tem sido frequentemente descrita como uma escola que ensina aos homens um modo de vida que passou pelo teste do tempo. Não temos o monopólio do ensino das verdades morais, mas temos uma maneira especial de ensinar que é interessante e eficaz.

A Maçonaria ensina a seus membros todas as virtudes cardeais destinadas a tornar seus membros homens melhores. Esta apresentação tratará apenas de três = Temperança; Fortaleza e Prudência.


TEMPERANÇA

A palavra “temperança” adquiriu uma conotação infeliz nos tempos modernos.

É frequentemente associado ao movimento de eliminação do uso de bebidas alcoólicas.

Mas a palavra tem um significado muito mais amplo. A definição maçônica de Temperança pode ser resumida da seguinte forma:

Temperança é aquela devida restrição sobre nossas afeições e paixões que torna o corpo manso e governável, e liberta a mente das seduções do vício.

Todo maçom é informado de que a temperança deve ser a prática constante de todo maçom, pois ele é ensinado a evitar excessos em todas as coisas, como contrair qualquer hábito licencioso ou vicioso, cuja indulgência pode levá-lo a sofrer ou perder sua saúde. , ou fazer com que ele perca sua reputação.

Em um sentido geral, significa que a pessoa deve exercer um grau de autocontrole e autocontrole em todos os momentos, em todas as atividades da vida, incluindo palavras e ações. A ideia-chave é “moderação em todas as coisas”.

A ideia é bem ilustrada na velha declaração: “Todo trabalho e nenhuma diversão fazem de Jack um garoto chato”.

Não significa abstinência, exceto em assuntos que são inerentemente ruins ou prejudiciais.

A palavra “temperança” nos vem do latim, que significa temperar ou endurecer de acordo com o uso pretendido. Como consequência, devemos reconhecer que não pode haver regras rígidas e rápidas neste assunto. Cada pessoa deve decidir por si mesma quanta contenção e autocontrole deve ser exercido em uma situação particular. Por exemplo, eu gosto de comer torta de maçã; um pequeno pedaço é suficiente para satisfazer meu desejo após uma refeição saudável.

Meu vizinho pode não comer uma refeição tão saudável, mas pode desejar um pedaço maior de torta de maçã. Nós dois, pelo exercício do autocontrole e por sermos moderados, nos abstemos de receber uma segunda ajuda.

Houve um tempo em que fumar cigarros era considerado apenas um mau hábito. Durante este período, o uso moderado de cigarros significava que se deveria fumar apenas um número moderado por dia. Pesquisas recentes indicaram que fumar cigarros está intimamente ligado ao desenvolvimento de câncer. A Maçonaria não toma nenhuma posição específica sobre se seus membros devem fumar ou não; cada membro é ensinado a tomar sua própria decisão. Se ele acredita que fumar é ruim porque pode causar câncer, ele deve se abster de fumar. Se ele estiver em dúvida, ele deve pelo menos ser moderado em responder ao seu desejo de fumar, reduzindo assim o risco. A temperança também exige que ele se abstenha de fumar na presença daqueles que o acham desagradável ou prejudicial.

 

FORTALEZA

O segundo princípio em consideração é o da “fortaleza”. Está intimamente relacionado à “temperança” porque muitas vezes o uso da fortaleza é necessário para ser moderado em uma situação específica.

Na Maçonaria, a fortaleza é definida como aquele nobre e firme propósito da mente pelo qual somos capazes de suportar qualquer dor ou perigo, quando prudentemente considerado conveniente. A palavra está relacionada com a palavra “forte”, que originalmente denotava uma estrutura construída em torno de algo para proteção. É uma palavra que nos vem do latim e indicava não tanto uma atitude moral, mas a verdadeira qualidade da masculinidade, pois está implícito que se tinha força e coragem.

A fortaleza, portanto, é aquela qualidade de caráter que dá a uma pessoa força para resistir à tentação e suportar todo sofrimento em silêncio. A fortaleza é uma virtude, pois permite que alguém cumpra seu dever sem ser perturbado por distrações malignas. É em grande medida um estado de espírito regular as próprias palavras e ações com coragem e determinação. É uma qualidade tanto positiva quanto negativa, pois cria coragem para fazer o que é certo e também cria força ou caráter para resistir à intemperança. Acima de tudo, também cria a atitude mental de suportar o fardo bravamente quando todos os outros remédios falham.

 

PRUDÊNCIA

O terceiro princípio básico, “prudência”, está intimamente relacionado com “temperança e fortaleza”, pois é o tipo de parâmetro que deve ser usado para determinar o que constitui a temperança em uma situação específica e até que ponto a fortaleza deve ser aplicada. .

A Maçonaria define a prudência como aquele princípio que nos ensina a regular nossas vidas e ações de acordo com os ditames da razão, e é o hábito pelo qual julgamos sabiamente e determinamos com prudência o efeito de todas as coisas em relação ao nosso presente, bem como ao nosso futuro.

A aplicação da prudência à nossa vida cotidiana significa que usaremos discrição em nossos atos e palavras; que usaremos o bom senso no que dizemos e fazemos; e que usaremos autocontrole e previsão em todos esses assuntos. Significa também que agiremos de forma inteligente e consciente de quais serão as consequências.

Mencionei que gosto de comer torta de maçã. Pelo uso da prudência, percebo que, se fiz uma refeição farta, é melhor que tenha apenas um pequeno pedaço de torta de maçã para a sobremesa. Usar a prudência me ajudou a perceber que um pedaço grande de torta de maçã e depois comer uma segunda porção, me sentirei empanturrado e sofrerei desconforto físico. Então decido ser temperante ao comer torta de maçã. Percebo as possíveis consequências e, com o uso de Fortitude, evito uma segunda ajuda. A prudência me ensina a construir um forte contra meu desejo de satisfazer indevidamente meu desejo e gosto de uma segunda porção e que é melhor que eu seja moderado e tenha apenas um pequeno pedaço.

Há muitos anos desenvolvi o hábito de fumar dois maços de cigarros por dia. Um dia descobri que não podia mais subir dois lances de escada sem soprar como uma máquina a vapor. Quando meu médico me disse que isso provavelmente era devido ao meu tabagismo excessivo, por prudência decidi parar. Mas eu precisava mais do que apenas a decisão de parar de fumar; Eu precisava perceber que esta era a ocasião não apenas para ser moderado reduzindo o número de cigarros que fumava todos os dias, mas para me abster completamente. Isso foi forçosamente impresso em minha mente porque o fumo estava me machucando. Para conseguir quebrar o hábito, primeiro eu tinha que me convencer de que fumar estava me fazendo mal; isso então me levou ao princípio da Prudência, que me impelia a parar. E então eu tive que usar coragem para alcançar o resultado. Foi preciso coragem e determinação. E agora, vinte e cinco anos depois, não voltei a fumar cigarros, apesar dos atraentes comerciais de televisão com os quais fomos inundados anteriormente.

Às vezes é fácil abster-se ou ser moderado. Lembro-me da conhecida piada do irmão idoso que disse: “Finalmente aprendi a dominar minhas paixões. A Mãe Natureza cuidou disso.”

Em conclusão, faríamos bem em lembrar as palavras de Voltaire, um maçom, quando disse:

Os dons mais ricos da mente são “temperança, prudência e fortaleza”

A prudência é uma virtude universal, que entra na composição de todo o resto; e onde ela não está, a fortaleza perde seu nome e natureza”.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários