HOJE NA HISTÓRIA - FATOS MAÇÔNICOS PARA O DIA 22 DE JULHO


Por Irmão Gabriel Campos de Oliveira

1784 – Decreto do Eleitor da Bavária contra todas as sociedades ou fraternidades instituídas sem autorização oficial, motivado pelas atividades dos ILLUMINATI.
 
1874 – A Loja Artista, de Pelotas (RS) repudia projeto do Senador J.M. Figueira de Mello, propondo a extinção da Maçonaria e perseguição dos Maçons.
 
1927 -  Por força do Decreto nº 60, deligou-se da Federação do Brasil, abandonando o Rito Adonhiramita, passando a reconhecer o Soberano Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, tendo em vista que o Grande Oriente do Brasil, denunciara o Tratado com o Soberano Supremo Conselho por intermédio do qual os maçons da confederação maçônica Brasileira, a qualquer Rito pertencente, conseguiam seus graus e diretos da Maçonaria Universal. Passando a partir desta data a categoria de Loja Simbólica, suprimindo de sua organização os trabalhos capitulares.

1946  - FUNDAÇÃO da Loja Maçônica ACÁCIA DE RESPLENDOR no. 64 - Oriente de RESPLENDOR MG. Obediência: G L M M G - Reunião: Quinta-Feira. Rito: REAA
 
Jânio Quadros


1961 - O presidente Ir.'.Jânio Quadros assina um decreto que proíbe espetáculos de hipnotismo e letargia em locais públicos.

2002 – Reerguimento da Grande Loja Simbólica do Rio de Janeiro. Por manobras judiciais fora impedida de usar o nome a que tinha direito.
 
Anders Behring Breivik


2011  - Anders Behring Breivik (13 de fevereiro de 1979) é um terrorista maçom e sionista , admirador de Israel e da filosofia liberalista, que causou os ataques na Noruega em 22 de julho de 2011 . Foi preso na ilha de Utoya após o tiroteio que matou de dezenas de jovens. Duas horas antes havia feito um atentado terrorista em frente aos prédios do Ministério do Petróleo em Oslo. Apesar de sua filiação maçónica, bem como a admiração por Max Manus, um "combatente da resistência antifascista", os meios de comunicação em geral tentaram retratá-lo falsamente ao público como um nacionalista ou da chamada "extrema-direita".


OUTROS ACONTECIMENTOS PARA O DIA 22 DE JULHO:
   
DIA DA LIBERTAÇÃO – POLÔNIA – Polska, em polonês, foi constituída república da Europa Oriental, banhada pelo mar Báltico, cujo idioma é o polonês e sua capital é Varsóvia. Foi formada nos séculos V e VI pelas tribos eslavas que se instalaram nas bacias do Ólder e do Vístola. Sua história é muito longa e muito variada. As divisões políticas e crises econômicas provocaram a queda de vários primeiros-ministros que se sucederam no cargo. A Aliança Democrática de Esquerda (EX-P.C.) foi o partido majoritário, elegendo, em 1995, o presidente Alexander Kwasniewski. Lech Valessa não pode ser esquecido, pois provocou a renúncia de Mazowiecki, tendo sido eleito pelo Solidariedade, quando se dissolveu o partido Comunista em 1990.
 
DIA DO CANTOR LÍRICO - Existem dois tipos básicos de canto, com técnicas diferenciadas: o lírico e o popular. O lírico, também chamado de Bel Canto, tem a voz como instrumento - o que emociona é o som, não tanto o texto. É o caminho da virtuose, como a ópera. Exige um esforço físico e emocional muito maior; são horas de treino para ter a voz em boas condições de cantar. Há muito trabalho por trás de um cantor lírico e a impostação da voz é bem diferente do canto popular. O estudo do canto lírico requer anos de treinamento, por isso deve-se estar bem equilibrado ao iniciar, sabendo que o trabalho que vai se seguir é bastante árduo e não querer resultados imediatos, o que sem dúvida colocaria tudo a perder. O cantor lírico precisa estudar e fazer exercícios diários para conseguir o maior desempenho com o menor esforço. É preciso dominar a técnica para alcançar a última fila do teatro, sem microfone, com uma orquestra de 120 pessoas tocando.“Todos osefeitos são recíprocos e nenhum elemento age sobre outro sem que ele próprio seja modificado.”
 
1894 - Acontece a primeira corrida automobilística da história, entre Paris e Rouen, com uma velocidade média de 20 Km/h. 

1933 - Wiley Post foi a primeiro homem a voar sozinho ao redor do mundo. A viagem levou 7 dias, 18 horas e 49 minutos 
 
1935 - Inspirado em Joseph Goebbels, o ministro da propaganda nazista, Getúlio Vargas criou o programa A Hora do Brasil, transmitido obrigatoriamente para todo o país. Mais tarde, o nome mudou para A Voz do Brasil 
 
1943 - O ditador Benito Mussolini foi preso encerrando o regime fascista na Itália 
 
1944 - Termina a Conferência Internacional Monetária de Bretton Woods. O encontro estabeleceu a criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. 
   
1994 - Dois garotos de 11 anos são presos pelo assassinato de James Bulger, de dois anos, em Liverpool, na Inglaterra. O corpo do bebê seqüestrado foi encontrado numa linha ferroviária 
 
papa Francisco 

2013 — Em sua primeira viagem internacional como chefe da Igreja Católica, o papa Francisco desembarcou no Brasil



(22 de Julho) é o 203.º dia do ano no calendário gregoriano (204.º em anos bissextos ). Faltam 162 para acabar o ano.

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES SOBRE A POLÔNIA 
 
O nome oficial do país é República da Polônia (Rzeczpospolita Polska, em polonês).
 
As principais cidades polonesas são Varsóvia (a capital), Cracóvia, Gdansk, Lódz, Katowice, Poznan, Szczecin e Wroclaw.
 
Apesar de ser um país multi-étnico, mais de 95% da população é de etnia polonesa. Os outros grupos são alemães, russos, ucranianos e bielorrussos.
 
A vasta maioria dos poloneses é cristã, principalmente católica romana.
 
A prática de pintar os ovos de Páscoa é comum na Polônia. Os poloneses os levam para serem abençoados na igreja e, no domingo de Páscoa, presenteiam as pessoas queridas com esses ovos.
 
Para os poloneses, a Páscoa é tão importante quanto o Natal. O comércio fecha, as famílias se reúnem e as ruas ficam vazias. Não seria exagero dizer que o país para durante as celebrações da Páscoa.
 
Que Cristo Redentor, que nada! A maior estátua de Jesus Cristo do mundo está na cidade polonesa de Swibodzin.

O norte e o centro do país são dominados por planícies. Em contraste, o sul é mais montanhoso.
 
A principal cadeia de montanhas do país são os Montes Tatras, com mais de 20 montanhas acima de 2.000 metros. O ponto culminante é o Pico Rysy, com 2.500 metros.
 
A Polônia é um dos países com maior número de lagos do continente europeu. Ao todo, são 9.300 lagos.
 
A culinária polonesa é extremamente variada, com influência da cozinha de diversos países. Mas podemos citar alguns pratos comuns: barszcz (uma espécie de sopa de beterraba), bigos (um tipo de chucrute com linguiça), kołduny (um bolinho de carne), golonka (juntas de carne de porco com legumes), e schabowy (bistecas de porco empanadas).
 
Existem mais de 80 marcas de cerveja no país.
 
Uma das principais atividades econômicas do país é a extração de carvão (a Polônia é o terceiro maior produtor mundial).
 
Você sabia que Polônia e Lituânia chegaram a formar um único país?
 
A Polônia foi um dos países mais devastados pela Segunda Guerra Mundial. Ao todo, morreram 6 milhões de poloneses, metade deles judeus.
 
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética estendeu sua influência aos países do Leste Europeu (inclusive Polônia) e criou um bloco político-militar conhecido como Pacto de Varsóvia.
 
Formado pelos países que adotaram o comunismo no pós-guerra, o Pacto de Varsóvia (também chamado de Cortina de Ferro) tinha Polônia, Bulgária, Iugoslávia e Alemanha Oriental, entre outros países como membros.
 
O fim dos regimes comunistas da Europa Central e Oriental começou com as greves na cidade de Gdansk, no final dos anos 1980. Mas, segundo alguns historiadores, um dos principais responsáveis estava em Roma: o papa João Paulo II.
 
Mais de 3,5 milhões de brasileiros são descendentes de polonoses. O estado com a maior concentração de descendentes de imigrantes é o Paraná. Entre os descendentes ilustres estão o estilista Alexandre Hechcovitch, o ator Dan Stulbach e o poeta Paulo Leminsky.
Curitiba é a segundo cidade fora da Polônia (a primeira é Chicago, nos Estados Unidos) com o maior número de descendentes de poloneses.
A cidade brasileira com maior número de descendentes de poloneses é a gaúcha Áurea, com 92%.
Personalidades polonesas: Marie Curie, Frederic Chopin, Nicolau Copérnico e João Paulo II.

As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas.
 
“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. ”
TFA Gabriel Campos de Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários