FATOS MAÇÔNICOS PARA DIA 20 DE JULHO

Por Irmão Gabriel Campos de Oliveira

1794 - Executado André Marie Chénier, poeta e idealista francês , membro da Loja Les Neuf Souers , por opor-se aos estúpidos excessos dos radicais da Revolução Francesa.
1889 - Não se encontram informações acerca do local onde os fundadores teriam se iniciado, entretanto por mero exercício de suposição, admite-se que a maioria dos Irmãos portadores do grau 3 tenha sido iniciado na Loja “Estrela D óeste” de Ribeirão Preto, fundada alguns anos antes. 
Uma longa Jornada tinha início naquele memorável dia 20 de julho de 1889. 
Os primeiros momentos vividos nesta trajetória fulgurante estão gravados nos livros de Atas da Loja e, graças ao grande Arquiteto do Universo e à dedicação dos maçons do passado, distante ou recente, é oferecida a oportunidade de se retratar, ainda que singelamente, os grandes feitos, as conquistas, os dissabores, enfim, os acontecimentos que deixaram marcas na vida desta Centenária Oficina.

1969 -IR.'. NEIL ARMSTRONG, MAÇOM, ELEVA A SUA ORDEM À LUA .

1970 - Fundado o GO Estadual do Piauí, federado ao GOB.

Outros acontecimentos para dia 20 de julho:
Dia Internacional da Amizade (20 de julho) criado nos Estados Unidos como data filantrópica para ajudar entidades carentes. O Dia do Amigo foi criado em 18 de abril de 1989 pela médica, escritora e bióloga (geneticista) Kleyde Mendes Lopes. Patenteado sob processo no 821860615 foi reconhecido pela M&M (meio e mensagens como data promocional, página A101) e, nos Estados Unidos onde a criadora foi biografada no Who Is Who in the World (Quem é Quem no Mundo) na página 1769 da edição 2001.

Homem pisa na Lua
Em 20 de julho de 1969, o homem pisa pela primeira vez na Lua, com os tripulantes da Apollo 11. Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceram ao solo lunar num módulo de pouso, enquanto Michael Collins ficou girando em torno da Lua. Eles ficaram duas horas, trouxeram amostras do solo e informações científicas. 
1304 - Nasce Francesco Petrarca, poeta renascentista italiano.
1807 - O engenheiro norte-americano Robert Fulton realiza no porto de Nova York o primeiro teste com um barco a vapor.
1810 - Uma junta rebelde depõe o vice-rei da Colômbia, Antonio Amar y Borbón, e toma o poder em Bogotá, em nome de Fernando VII. O fato dá início ao movimento emancipador do país.
1861 - Primeira grande batalha da Guerra da Secessão norte-americana, junto ao arroio Bull Rum, no Estado da Virgínia.
1873 - Nasce Alberto Santos Dumont, brasileiro precursor da aviação aérea.
1897 - Fundação da Academia Brasileira de Letras, primeira deste tipo criada na América do Sul.
1900 - O conde Ferdinand Zeppelin realiza o primeiro vôo a bordo do dirigível que levou seu nome.
1903 - Morre o Papa Leão XIII.
1919 - Primeira Guerra Mundial: os aliados entregam as condições de paz à delegação germano-austriaca em Saint Germain.
1922 - Fechamento da Conferência de Haia sobre o problema das reparações de guerra devidas pela Alemanha.
1923 - Morre assassinado a tiros o general Pancho Villa, na cidade de Parral, no estado mexicano de Chihuahua.

1934 - Getúlio Vargas tomou posse na presidência da República. Ele já governava o país desde 1930, depois do golpe que derrubou o presidente Washington Luís
1937 - Morre Guilhermo Marconi, engenheiro italiano, Prêmio Nobel 1909.
1944 - Fracassa o atentado contra Hitler na sede do Estado Maior em Rastenburg, cometido por oficiais da resistência antinazista, comandados por Claus Graf Schenk.

1945 - Morre Paul Valery, escritor francês.
1946 - O presidente da Bolívia, general Gualberto Villaroel, é deposto e assassinado em La Paz durante uma revolta popular.
1947 - Nasce Carlos Santana, guitarrista mexicano.
1948 - Syngman Rhee é nomeado presidente da Coréia do Sul.
1969 - O homem pisa pela primeira vez na Lua. O módulo de exploração lunar "Eagle", que fazia parte da nave Apolo XI, pousa sobre a Lua às 15h17 (hora em Houston, EUA). Às 22h56, Neil Armstrong pisa na superfície lunar e, pouco depois, Edwin Aldrin também caminha na Lua, enquanto Michael Collins permanece na nave.
1973 - Nasce Haakon Magnus, Príncipe Herdeiro da Noruega.

1973 - Bruce Lee, o mestre de kung fu que introduziu as artes marciais no cinema, morreu em virtude de um edema cerebral
1974 - Tropas turcas invadem o Chipre, em resposta ao golpe de Estado, cinco dias antes, de oficiais gregos da Guarda Nacional.
1976 - Roberto Mario Santucho, chefe máximo da organização guerrilheira argentina ERP, morre em cerco policial em Villa Martelli (Buenos Aires).
1979 - A Junta de Reconstrução Nacional Nicaragüense chega à Manágua e assume o poder, após a derrota definitiva da Guarda Nacional de Anastasio Somoza pelas tropas d a Frente Sandinista de Libertação Nacional.
1984 - O governo peruano direciona suas tropas armadas para a luta contra o grupo terrorista Sendero Luminoso.
1990 - Sadam Hussein, presidente do Iraque, solicita apoio ao mundo árabe contra o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos.
1994 - Morre Paul Devaux, pintor belga.
1996 - Cerimônia inaugural dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA). Comemoração de um século de olimpíadas.
2001 - Começa em Gênova a Cúpula dos G-8, com a morte de um ativista por disparos da polícia, em meio a graves incidentes no protesto antiglobalização. O perdão de 53 milhões de dólares de dívida e a criação do Fundo Mundial da AIDS e da Saúde são estabelecidos. 
Curiosidades:
(20 de Julho) é o 201.º dia do ano no calendário gregoriano (202.º em anos bissextos). Faltam 164 dias para acabar o ano.
Neil Armstrong é um ex-astronauta que nasceu a 5 de Agosto de 1930 em Ohio, nos Estados Unidos da América.

Com apenas quinze anos de idade, Armstrong iniciou-se nas lições de voo. Como era uma paixão dispendiosa, começou a trabalhar em vários empregos, quer na cidade quer no próprio aeroporto. Um ano mais tarde, conseguiu ter a licença para pilotar aviões.

Em 1947, com dezassete anos, Neil Armstrong terminou o ensino secundário e, por ser bom aluno, obteve uma bolsa de estudo da Marinha dos Estados Unidos. Ingressou na Universidade de Purdue, onde começou os estudos de engenharia aeronáutica.

Já formado, entrou para a NASA, onde começaram as verdadeiras aventuras de Armstrong. A 16 de Março de 1966 fez a sua primeira missão espacial como piloto de comando a bordo da "Gemini 8", ao lado de David Scott. O objectivo dessa missão foi o de, pela primeira vez, acoplar a nave a outra que já se encontrava em órbita. A capacidade de Armstrong enquanto piloto de comando foi demonstrada quando ele conseguiu fazer a "Gemini 8" levantar da nave onde se encontrava. A missão acabou numa aterragem de emergência feita em pleno Oceano Pacífico.

O ano de 1969 foi o melhor da carreira de Neil Alden Armstrong: a 16 de Julho, juntamente com os pilotos Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin (imagem), começou a sua primeira viagem à Lua. Mais uma vez, como comandante da "Apollo XI", Neil pilotou o módulo lunar e, quatro dias mais tarde, a 20 de Julho de 1969, tornou-se o primeiro homem a pisar solo lunar. Foi nessa altura que fez a sua conhecida afirmação: " Este é um pequeno passo para um homem mas um salto gigante para a Humanidade".

O acontecimento transmitido pela televisão foi assistido por um bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo inteiro. Durante duas horas, 31 minutos e 40 segundos, os dois astronautas, Neil e Edwin, percorreram a superfície lunar e recolheram 21,7 quilos de pedras e de amostras de solo. Deixaram no satélite uma bandeira americana e uma placa com os dizeres: "Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua em Julho de 1969 d.C.". A placa tinha a assinatura dos astronautas e do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.
Depois de anunciar que não mais iria ao espaço após a saga da Apollo 11, Neil Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1971 e tornou-se professor de engenharia na Universidade de Cincinnati.
Em 1999 recebeu o prémio Space Flight Award da Sociedade Americana de Astronautica (American Astronautical Society, AAS).

“Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”. 

“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores. 


Postar um comentário

0 Comentários