HOMENAGEM A JOSÉ MANAUT, O PINTOR QUE RETRATOU O SOFRIMENTO MAÇÔNICO NAS PRISÕES DE FRANCO



O Caríssimo Irmão José Manaut foi um dos milhares de maçons espanhóis purificados após a Guerra Civil Espanhola.

Nascido em 1898, foi relacionado em sua juventude a outros Caros Irmãos, como o escritor Vicente Blasco Ibáñez ou o pintor Joaquín Sorolla, de quem foi discípulo. Entre 1943 e 1944 ele documentou sua passagem pelas prisões de Madri de Porlier e Carabanchel através de desenhos que saíram da prisão clandestinamente. A Universidade Carlos III de Madri agora honra sua memória com uma exposição no salão da Aula Magna, onde seus desenhos podem ser vistos até o dia 8 de novembro. " Fortemente comprometido com o avanço da sociedade em termos de formação, cultura e ideologia, seu legado contém informações sobre os principais momentos da história da Espanha do século XX, educação artística, cultura durante a Segunda República, repressão após a guerra civil, prisão perpétua e exílio interno ", explica a universidade.

Em 2006, a família Manaut doou à Universidade um lote significativo de 140 desenhos, a fim de facilitar o estudo e a divulgação de sua figura.



A Biblioteca do Campus Colmenarejo, que mantém esta coleção, realizou um projeto de digitalização  cujos detalhes serão anunciados no dia 18 de outubro , em uma cerimônia em que se espera a presença da família, o prefeito de sua cidade natal, Llíria e personalidades da Generalitat Valenciana e da Comunidade de Madrid.

Durante a cerimônia, o professor de História Contemporânea Eduardo Gonzalez dirigida a repressão sofrida pelo pintor na guerra e sua filha Stella Manaut lerá trechos de seus diários, publicados sob o título " tempo ocioso ". O livro recolhe as impressões e desenhos do nosso querido irmão na prisão, condenado pelo Tribunal pela Repressão da Maçonaria e do Comunismo.

Fonte: o Oriente Equipe de Comunicação
Grande Loja da Espanha - Grande Oriente Espanhola


CONFIRA AS OFERTAS DA NOSSA LOJA EM PARCERIA

 COM O MAGAZINE LUIZA




Postar um comentário

0 Comentários