CAPELA ROSSLYN O pilar do aprendiz


Dos muitos mistérios e lendas que envolvem a Capela Rosslyn, poucos podem ser tão conhecidos como os que cercam o Pilar do Aprendiz. A lenda diz respeito ao aprendiz assassinado com suas referências explícitas aos rituais de iniciação das antigas guildas de pedreiros que remontam ao assassinato de Hiram Abif, o mestre pedreiro, na época da construção do Templo do Rei Salomão em Jerusalém. Assim, o assassinato do aprendiz em Rosslyn é visto como uma reencenação simbólica do assassinato de Hiram Abif que, hoje, tem imensas conotações espirituais e emocionais para a fraternidade mundial dos maçons. A história do aprendiz assassinado é a seguinte:
"O mestre pedreiro tendo recebido de seu patrono o modelo de um pilar de requintado acabamento e design, hesitou em executá-lo até que ele estivesse em Roma ou em alguma parte estrangeira. E viu o original. Ele foi para o exterior e na sua ausência. Aprendiz, tendo sonhado com o pilar acabado, imediatamente começou a trabalhar e realizou o projeto como está agora, uma perfeita maravilha da obra O mestre pedreiro em seu retorno ficou tão atormentado de inveja que perguntou quem se atreveu a fazer em sua ausência, ao ser informado de que era seu próprio aprendiz, ele estava tão inflamado de raiva e paixão, que ele o atingiu com seu martelo, o matou no ato e pagou a penalidade por seu ato precipitado e cruel. "


Esta lenda chegou até nós, de forma quase inalterada, desde a fundação da capela. Um ministro anterior em Rosslyn, o Rev. Thompson afirmou que o bispo de St. Andrews, dentro de cuja diocese está Rosslyn, estava realmente em Roma no momento em que a capela estava em fase de conclusão e obteve do Papa uma dispensa para 'reconciliar Rosslyn' isto é, limpá-lo da poluição de algum ato de violência cometido em seu recinto. Os detalhes das circunstâncias particulares que tornaram necessário "reconciliar" Rosslyn não são dados, mas pelo menos parece provável que possa ter sido aquele cujo relato foi tão fielmente preservado. Mais uma confirmação da natureza duradoura da lenda é dada em uma conta com mais de trezentos e trinta anos:
Dois quilômetros mais adiante nós vimos Roslen Chapel, um projeto muito bonito, mas nunca terminado, apenas o coral e um pequeno Vault”. O telhado é todo de pedra, com bom trabalho imagético; há um homem melhor na descrição exata das histórias do que ele na Abadia de Westminster: esta história nos é contada, que o mestre construtor foi para fora para ver bons padrões, mas antes de seu retorno seu aprendiz havia construído um pilar que excedia tudo o que ele poderia fazer, ou tinha visto, portanto ele o matou e ele nos mostrou a cabeça do aprendiz na parede com um corte em sua testa e a cabeça de seu mestre em frente a ele. Thomas Kirk, "Conta de uma turnê na Escócia" 1677.

Apoio adicional para essa história intrigante vem da persistente tradição de que, antes de sua conclusão, a Capela Rosslyn tinha que ser consagrada novamente.

Quem pode dizer com honestidade que outras investigações podem divulgar? Algumas coisas, no entanto, são incontestáveis, e a principal delas é a qualidade inata do "Aprendiz Pilar" em si. O design e acabamento exibidos por esta escultura estranha, superam em habilidade a grande maioria das outras esculturas inspiradas até mesmo desta igreja mística. É alegado que o próprio aprendiz veio originalmente das Orcadas e o pilar para o qual ele deu a vida representa a árvore Yggdrasil da mitologia nórdica, o mundo Ash que une céu, terra e inferno. A coroa desta árvore compreende as doze constelações do Zodíaco, os ramos em espiral simbolizam os planetas e as raízes do tronco se aprofundam nos elementos da terra. No fundo do pilar, os dragões de Neifelheim podem ser vistos roendo as raízes da árvore para roubar sua fertilidade. O próprio pilar representa uma espécie de transformação de uma antiga concepção pagã na Árvore da Vida cristã. Assim, para a curiosa mistura de referências espirituais celtas, pagãs, gregas e medievais presentes nesta capela única, agora temos que adicionar influências nórdicas também.

Fonte: freemasons-freemasonry.com

Assista o vídeo abaixo


Visite nossa loja

Postar um comentário

0 Comentários