11 DE SETEMBRO: PARA QUEM O SINO TOCA?



Após a Segunda Guerra Mundial, acabou o domínio absoluto do Império Britânico e anunciou a morte do colonialismo, dois novos poderes emergem que reivindicam para si a liderança: os Estados Unidos da América (EUA) e a União Soviética (URSS). Este período será conhecido como "Guerra Fria".

Seus modelos ideológicos e econômicos são tão opostos que tudo prevê uma solução de guerra, apenas retardada pelas novas armas testadas em Hiroshima e Nagasaki. Em uma guerra total, o próprio planeta poderia ser destruído. Isso não impede, no entanto, a ausência de conflitos que surjam em toda parte, a começar pelas antigas colônias africanas e asiáticas, que lutavam por sua liberdade e autodeterminação.

 Eles rapidamente dividem o mundo em dois, forçando o resto dos países a definir sua adesão a um ou outro. Então o Ocidente está alinhado atrás dos EUA e a OTAN e o Oriente depois da União Soviética e do Pacto de Varsóvia; capitalismo versus comunismo. Grosseiramente, nesse contexto, o Chile (que deve responder à liderança americana) em 1970, pela primeira vez, tem um governo socialista em sua história. Salvador Allende é eleito presidente pelo bloco da Unidade Popular, formado por todos os partidos de esquerda; ele pertence ao Partido Socialista. É claro que não haverá outra Cuba, e o Chile permanece fora do sistema, tendo como líder um homem cujas principais aspirações são a liberdade e a justiça social.

Os últimos documentos desclassificados da CIA ratificam a interferência direta dos Estados Unidos. (em particular, Nixon e Kissinger) na situação do Chile, não para permitir o desenvolvimento do governo da Unidade Popular, por isso financiam e promovem a derrubada do mesmo. Vale a pena notar que os aviões que bombardeiam a casa do governo são pilotados por americanos. Finalmente, Allende morre em 11 de setembro de 1973, sitiado na Casa de la Moneda, onde ele resiste até que ele tira a própria vida antes de se render.

Este breve esboço tenta colocar em situação os fatos de que o irmão Salvador Allende foi o ator principal, a quem pretendemos honrar em nossa loja. Eleito democraticamente, é deposto por um golpe de estado cujo período posterior entra na mais negra da história latino-americana e da própria condição humana. Milhares e milhares de vidas foram distorcidas no meio deste golpe de Estado.

Em suma, as diferenças políticas e econômicas dos sistemas são resolvidas no caso chileno mais uma vez pela violência, morte e indignidade. Mais uma vez, a verdade terá de esperar que o seu tempo prevaleça sobre a mentira e o esquecimento. O esquecimento de Allende seria a morte dos nossos ideais. A memória de Allende é a validade deles e a derrota de seus agressores .



Trinta anos depois, outro 11 de setembro nos traz outra camada de horror e dor. Dois aviões caem quase ao mesmo tempo contra as Torres Gêmeas em Nova York, como resultado do qual milhares de pessoas perdem suas vidas, parentes e entes queridos. Os agressores anteriores são agora atacados, e estes novos não tiveram a motivação política da Guerra Fria, mas responderam ao "chamado divino" da Guerra Santa.

Pela primeira vez, um território dos EUA, exceto Pearl Harbor , foi atacado diretamente e não por um exército de linha. Depois de Huntington (Especialista Counterinsurgency presidente Lyndon B. Johnson) escreveu seu livro O choque de civilizações , a tese de que as próximas guerras seria nem aparece territoriais nem econômicos, mas culturais e particularmente religiosos. Este é o caso dos pilotos desses aviões, fanáticos muçulmanos que acreditavam cumprir o destino de Allah.

  Embora esta teoria seja refutável, pelo menos parece digno de ser levado em conta mesmo em partes. Anos depois, o primeiro-ministro britânico Tony Blair, em nota ao The Economist , destacou que, se a intenção para entender o conflito no Oriente Médio, era essencial entender os processos religiosos.

Queríamos salientar que, salvando as distâncias no tempo e usando apenas a coincidência nas datas, os horrores de ambos os fatos nos merecem igual repúdio e rejeição. A guerra ainda é o principal flagelo da morte da humanidade, seja por razões político-econômicas, seja por razões religiosas, seja ela ordenada pelos generais de plantão ou pelos iluminados do momento. E, de qualquer forma, a guerra não é apenas antiética, mas também amoral.

 Allende foi e será um exemplo de comportamento ético e humano. Ele lutou contra a miséria, fome, doença; Ele queria tratar todos como iguais. Talvez seu maior erro político tenha sido ter agido mais por sua formação da Ordem do que por reagir à situação atual.

 Para nós, toda a morte é uma perda e todo nascimento é uma esperança. Portanto, concebemos a esperança da humanidade sem diferenças de classe, sem diferenças religiosas, sem diferenças étnicas, sem diferenças ideológicas. Por isso, tentamos nos aperfeiçoar e nos preparar em nossos templos. Portanto, além disso, nosso caminho deve ser o serviço, nossa busca pela verdade e nossa convicção deve ser que tudo é possível quando estamos prontos para alcançá-lo. Essa é a essência da fraternidade universal que postulamos.

Portanto, mais uma vez, quando eles perguntam para quem o sino toca, onde quer que eles soem, você deve saber o que é para você.

 Por Ir.’. Jorge Milans
Loja Salvador Allende N ° 187 Montevidéu, Uruguai

GOSTOU DESTE TEXTO? ENTÃO COMPARTILHE!!

Postar um comentário

0 Comentários