TENHO A PAZ QUE APRENDI COM JAIR ASSIS RIBEIRO E LAELSO RODRIGUES. PAZ QUE O GOB TANTO PRECISA



Não sou e nem quero ser definitivamente presunçoso. Mas Jair Assis Ribeiro e Laelso Rodrigues, me deram ensinamentos que me permitem afirmar. A campanha para o Grão-Mestrado Geral do Grande Oriente do Brasil/2018 acontece em clima de emoção, ora elevando, ora baixando o nível.

Sou por formação espiritual e maçônica, agregador até o último minuto, valorizando ideias contrárias, porém defendendo as minhas com transparência, diálogo e respeito. O meu relacionamento com Jair Assis Ribeiro e Laelso Rodrigues, a quem servi em suas administrações no Conselho Federal, Supremo Tribunal de Justiça Maçônico, Secretaria de Interior e Relações Públicas e Coordenador Nacional do Programa Maçonaria a Favor da Vida, solidificaram o meu perfil para melhor responder a pergunta. “O que vindes fazer aqui?”

“Vencer minhas paixões, submeter minha vontade e fazer novos progressos na Maçonaria”. Eis a minha resposta neste momento, meus irmãos de todo Brasil:

“Aguardar, submeter e confiar. A Corte maior da Justiça Maçônica do GOB, Supremo Tribunal Federal, é composta por juristas notáveis, maçons de alta qualidade e estirpe, cidadãos com histórias comprometidas com decisões corretas e justas”.

De minha parte, como candidato, submeto-me integralmente ao encaminhamento da justiça maçônica, para que também possa me submeter com ética, paz, ao resultado que vier da vontade daqueles que tiverem direito de voto, através da manifestação livre e consciente expressada nas urnas.

Então, é hora meus irmãos, de pensarmos que a eleição passa e o Grande Oriente do Brasil fica, e este deve ficar sem sequelas, sem mágoas e todos na defesa do seu crescimento e engrandecimento. Então, esta não é a hora de avançar, de dar passos apressados, de radicalizar defesas ou acusações. A hora é talvez, dar mais alguns passos para trás.

O irmão Barbosa Nunes, hoje conhecedor de todos os orientes estaduais, de centenas de Lojas, dos mais distantes rincões e isolados sertões, não busca um cargo, apresenta-se para uma missão que terá que ser de todos nós. E assim serei, sempre! Eleito ou não, caminhando com aprendizagens de Jair Assis Ribeiro e Laelso Rodrigues.

Laelso Rodrigues, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil, iniciado na Loja “Perseverança” nº 199, de Sorocaba, em 27 de março de 1957, prestes a completar 62 anos de vida maçônica e 86 de idade física. Faz parte da história de Sorocaba e do Grande Oriente do Brasil. Foi Grão-Mestre Geral durante 7 anos. Com ele aprendi muito, como homem pacífico que é, distinguido que sou com sua amizade e de sua família.

Jair Assis Ribeiro, natural de Estrela do Sul, Minas Gerais, nascido em 21 de dezembro de 1926 e falecido em 01 de agosto de 2008. Seu velório foi realizado na sede do Grande Oriente do Brasil – Goiás, do qual foi Grão-Mestre Estadual, ano de início do meu primeiro mandato em Goiás. Foi Grão-Mestre Geral durante 10 anos, 1983 até 1993, período em que foi edificada a sede do GOB que hoje leva seu nome.

Realizador, sábio, espiritualizado e já em 1991, escrevia para os maçons de hoje do GOB, especialmente, para este momento eleitoral. De suas palavras no texto intitulado “Eleições Maçônicas de 1991”, retiro alguns parágrafos e solicito, peço encarecidamente, leitura, releitura, muita reflexão e compartilhamento, para que se transformem em gotas pacificadoras do nosso ambiente maçônico.

Assim escreveu Jair Assis Ribeiro:
1 - “O Grão-Mestre deve ser nobre de caráter, de conduta irrepreensível, acatado como exemplo pelos Irmãos da Ordem e por seus concidadãos, de ânimo sereno e de palavra equilibrada e verdadeira”.

2 - “O Grão-Mestre deve destacar-se por uma fina educação e ser reputado sábio, para que a Ordem não tenha de envergonhar-se quando for chamado a manifestar-se perante altas instâncias do mundo profano”.

3 - “Grão-Mestre deve ser perito na Arte Real, conhecer bem e viver melhor a Augusta Maçonaria, para que seu valor de Maçom seja por todas as Lojas reconhecido, e para que cada Irmão nele encontre um líder confiável e capaz de guardar a Liberdade, lutar pela Igualdade e fundar a Fraternidade sobre sólidos alicerces”. 

4 - “É o Grão-Mestre o mais importante referencial da Maçonaria, deve ser revestido com moral que o impõe como a mais alta autoridade do Oriente, devendo ser, por todos os lrmãos jurisdicionados, respeitado e acatado, sendo sua palavra, sempre, fonte constante de orientação segura e de exortação edificante”.

5 – “É o representante da Maçonaria junto a todas às instâncias profanas, inclusive os poderes constituídos; e as organizações de sociedade civil”.

6 – “Para investir-se de tão graves poderes, deve o Irmão possuir excelsas virtudes que o habilitem plenamente a exercê-los, sob pena de decair a Sublime Instituição na estima dos Irmãos e no respeito da sociedade”.

E Jair Assis Ribeiro, concluiu suas palavras sobre um grave instante em 1991, emitindo seu recado para todos nós em 2018:

“Que todos os Irmãos da Obediência reflitam profundamente sobre seu candidato e, ao ungi-lo Grão-Mestre, o façam isentos de qualquer paixão, como ato consciente da mais pura Maçonaria”. 

Eu, Eurípedes Barbosa Nunes, candidato a Grão-Mestre Geral do GOB, submeto-me com muita paz e tranquilidade às definições da alta Corte jurídica, que é o Supremo Tribunal Federal Maçônico, sobre o que for decidido e determinado a respeito das eleições e, em último grau, acatando na totalidade o resultado que vier da vontade consciente dos irmãos”.

Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil - barbosanunes@terra.com.br

Acesse nosso aplicativo 

Postar um comentário

0 Comentários