O FLAUTISTA DE HAMELIN NO BRASIL

A história é sempre antiga. E se repete.
​Na sexta-feira 13 de janeiro de 2012, o jornal Folha de São Paulo publicou a notícia: uma servidora de Brasília foi mordida por um rato nas dependências do Senado. Ao tomar conhecimento do fato, meu correspondente holandês G. van Der Meer enviou um email perguntando se o rato era literal - roedor da família dos murídeos – ou um rato em sentido político - pessoa que pratica furtos em locais públicos. Respondi ligeiro que a infeliz funcionária fora atacada por um rato mesmo, de rabo, pelo eriçado e dentuça. E que a diretoria da Mesa requereu uma desratização no local, mandando interromper as atividades das secretarias do Senado e do Congresso próximas ao local onde o roedor específico agiu de forma hostil e antiética. G. van Der Meer achou a história divertida e na contrarréplica enviou-me a versão original da história do Rattenfänger Von Hamelin, o Pied Piper ou flautista de Hamelin, como é mais conhecida.  

Hamelin, diz a crônica, é uma cidade alemã situada em Niedersachsen, entre as colinas do Weser, que atrai, a cada ano, milhares de turistas para o Dia Hamelin.

Dizem que no ano de 1282 aquela cidade foi infestada pelos ratos. As despensas e os celeiros foram invadidos de forma assustadora e a pouca comida que restava do banquete ratoneiro ficou contaminada pelas fezes e urina dos bichos.

A situação parecia perdida quando chegou um homem chamado Swellus, assumindo a especialidade de caçar ratos e exterminar a praga de uma vez por todas. Apresentou seu plano ao burgomestre e este lhe prometeu, em nome do conselho da cidade, um pagamento de três moedas de ouro por cabeça de rato.

Swellus aceitou a proposta. Dirigiu-se à praça principal de Hamelin e, sob o olhar curioso dos habitantes, retirou uma pequena flauta do bolso. Começou a tocar uma estranha melodia. Imediatamente, em plena luz do sol, ratos de todos os tamanhos começaram a sair dos esconderijos, dos porões e ninhadas inteiras despencaram dos telhados.

De repente, Swellus tomou a direção da rua principal e a multidão de ratos seguiu atrás dele hipnotizada pela música. O bizarro cortejo prosseguiu para a margem do rio Weser e, quando o flautista executou os arpejos finais da melodia, os ratos pularam na água, morrendo afogados.

Swellus meteu a flauta no bolso e voltou à prefeitura para receber o pagamento combinado. Fez preço de ocasião arredondando a conta: foram aproximadamente 6.000 ratos... a três moedas de ouro por cabeça... hmmm, a cidade lhe devia 18.000 moedas de ouro. Swellus deu ainda um desconto de quinze por cento (que é a linguagem que os políticos entendem) e arrematou: 15.000 moedas de ouro.

O burgomestre convocou o conselho da cidade. Analisaram a questão pelo prisma da responsabilidade fiscal e sentenciaram junto ao flautista:

- Impossível pagarmos essa quantia. Temos que zelar pela economia e pelos cofres públicos! Além disso, vós não trouxestes as cabeças dos ratos conforme o contrato verbal havido entre a municipalidade e vossa harmoniosa flauta. Vistos, etc... e na ausência de licitação (flexibilizada a exigência por motivo de calamidade pública) oferecemos um pagamento simbólico, um pró-labore de 1.500 moedas de prata, hospedagem e alimentação por três dias, mais folga compensatória no quarto e quinto dias. Nada mais do que isso.

Swellus ficou indignado:

- Mil e quinhentas moedas de prata em lugar de quinze mil de ouro!? pró-labore?! hospedagem e alimentação, quem precisa disso!? folga compensatória?! não tenho nem carteira assinada...! sou "recrutamento amplo" para serviço temporário! Nada disso, exijo minhas quinze mil moedas de ouro ou não saio daqui!

O burgomestre franziu o cenho, enrubesceu, espumou e bateu o pé:

- Ponha-se já daqui prá fora, seu flautista vagabundo! ou mandamos a lei conduzi-lo debaixo de vara!

- Debaixo de vara? - urrou o músico - saio por conta própria, mas os senhores vão se arrepender!

Swellus retornou à praça e diante dos atônitos transeuntes pegou a flauta e tocou a tarantella di tempo giocoso, ma non troppo vivace.

Imediatamente todas as crianças saíram das casas, fascinadas. E seguiram Swellus - felizes, dançando, rindo e festejando.

Em Hamelin permaneceram apenas os adultos e os velhos a esperar o retorno da meninada durante toda noite, olhos fixos no relógio da torre.

Raiou o sol e nada. No decorrer do dia entraram em pânico. Vasculharam na redondeza, nas cidades vizinhas, no rio... e nada das crianças. Esperaram mais uma semana, dois meses, três anos... Com os celeiros cheios de comida e as despensas protegidas, acostumaram-se tristes a uma vida sem ratos e sem crianças.

Hamelin mergulhou num silêncio perturbador e o angústia abateu-se pesadamente sobre sobre o vale do Weser.

Não há nada de novo debaixo do sol (diria o rei Salomão); e eu acrescento: nem debaixo, nem acima.

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava a praga da peste bubônica oriunda dos ratos. Havia um funcionário que pagava a quem recolhesse ratos na rua e revendia os animais para o governo. Chegavam a importar ratos de cidades vizinhas, como Niterói. A iniciativa governamental eliminou mais de 1,6 milhão de ratos em quatro anos. Mas a tradicional malandragem  fez com que muitos criassem ratos para vendê-los ao governo e recebiam 300 réis por animal excedente, descontadas as pedaladas fiscais e o caixa 2 de campanha.


- Ouvi dizer que, na noite de ontem, um estranho personagem encapuzado embarcou num aeroporto próximo ao Weserbergland com destino a Brasília. Trazia pouca bagagem e no bolso... uma flauta. Se for o mesmo Swellus de 730 anos atrás (descendente, discípulo ou reencarnação do mesmo)ou herdeiro dos malandros do início do século XX,  garanto que desta vez ele vai ter um trabalho danado!

Postar um comentário

0 Comentários