TROTSKY SOBRE A MAÇONARIA

Tradução José Filardo
Leon Trotsky
O Homem
Nascido em 26 de Outubro 1879 de fazendeiros ucranianos, Lev Davidovich Bronstein era um estudante revolucionário instrumental na fundação do Sindicato dos Trabalhadores do Sul da Rússia e, em 1898, do Partido Trabalhista Social Democrata da Rússia (RSDLP).  Detido por suas atividades políticas, foi preso em Odessa em 1898, onde leu, na biblioteca da prisão, edições antigas da Revista Ortodoxa: “Os artigos que tratavam de maçonaria nas revistas teológicas despertaram meu interesse. De onde este movimento estranho vem? Perguntei a mim mesmo. Como o marxismo poderia explicá-lo? [1] Em 1902, ele fugiu para Londres e adotou o nome Leon Trotsky. Em 1903 no II Congresso do RSDLP, os bolcheviques eram liderados por Lenin, enquanto Trotsky estava entre os líderes mencheviques. Trotsky participou ativamente da primeira revolução russa em 1905 e, em dezembro daquele ano, foi eleito presidente do Soviete de São Petersburgo. Preso e enviado para a Sibéria em 1907, ele fugiu novamente para Londres, onde, entre outros trabalhos, publicava o Pravda. Retornando à Rússia em 1917, Trotsky tornou-se membro do Comitê Central do Partido Bolchevique.  Em 1918, foi nomeado Comissário do Povo para Assuntos Militares e Navais, e foi o primeiro Ministro das Relações Exteriores da União Soviética. Em 1927, Stalin conseguiu expulsar Trotsky do Comitê Executivo da Internacional Comunista e, no ano seguinte também da URSS. Eventualmente, ele acabou encontrando asilo no México.

Em 20 de agosto de 1940, Leon Trotsky foi atacado com um machado de gelo em seu escritório na Cidade do México por um dos seguidores de Stalin. Ele morreu no dia seguinte, e sua esposa Natalia Ivanovna Sedova (1882 – 1962) sobreviveu. Seus filhos morreram antes dele: uma filha se suicidou, o outro morreu de tuberculose, os dois filhos foram mortos por ordens de Stalin.

Sobre a Maçonaria
 “Foi durante esse período que fiquei interessado em maçonaria. Durante vários meses, eu estudei avidamente em livros sobre sua história, livros que me eram dados por parentes e amigos na cidade. Por que comerciantes, artistas, banqueiros, funcionários e advogados, a partir do primeiro quartel do século XVII em diante, começaram a chamar-se maçons e tentaram recriar o ritual das guildas medievais? O que era essa estranha simulação? Aos poucos, a imagem ficou mais nítida. As antigas guildas eram mais do que uma organização de produção, ela também regulamentava a ética e modo de vida de seus membros. Ela abrangia completamente a vida da população urbana, especialmente as guildas de semi-artesãos e semi-artistas das especialidades da construção. O desmantelamento sistema de guildas trouxe uma crise moral em uma sociedade que mal tinha emergido do medievalismo. A nova moralidade foi tomando forma muito mais lentamente do que o velho estava desaparecendo. Dai a tentativa, tão comum na história, de preservar uma forma de disciplina moral quando seus fundamentos sociais, que neste caso eram os das guildas industriais, há muito haviam sido prejudicados pelos processos da história.
A maçonaria operativa tornou-se maçonaria teórica.

Mas os velhos costumes morais da vida, que os homens estavam tentando manter apenas por uma questão de mantê-los, adquiriram novos significados. Em certos ramos da maçonaria, elementos de um feudalismo reacionário óbvio eram evidentes, como, por exemplo, no sistema escocês. No século XVIII, a Maçonaria tornou-se a expressão de uma política militante do iluminismo, como é o caso dos Illuminati, que foram os precursores da revolução; à sua esquerda, ela culminou com os Carbonários. Os maçons contavam entre os seus membros tanto Louis XVI [falso – ed.] quanto o Dr. Guillotin  que inventou a guilhotina. No sul da Alemanha, a maçonaria assumiu um caráter abertamente revolucionário, ao passo que na corte de Catarina, a Grande, era uma palhaçada que refletia a hierarquia aristocrática e burocrática. Um maçom Novikov foi exilado para a Sibéria por uma imperatriz maçona.

Embora em nossos dias de roupa barata e pronta quase ninguém ainda está usando o sobretudo de seu avô, no mundo das ideias, o sobretudo e a crinolina ainda estão na moda. As ideias são transmitidas de geração em geração, mas, assim como as almofadas e coberturas da vovó, elas fedem a ranço. Mesmo aqueles que são obrigados a alterar a substância de suas opiniões as forçam em moldes antigos. A revolução industrial foi muito mais abrangente do que foi nas ideias, onde o trabalho por tarefa é preferido ao invés de novas estruturas. É por isso que os parlamentares franceses da pequena burguesia não conseguiam encontrar melhor maneira de criar laços morais para manter as pessoas juntas contra a desorganização das relações modernas, do que envergar aventais brancos e armar-se com um compasso ou um fio de prumo. Eles estavam realmente pensando menos de erigir um novo edifício, que de encontrar seu caminho de volta ao velho edifício do parlamento ou ministério.

Como as regras da prisão exigiam que um prisioneiro desistisse de seu antigo livro de exercício quando recebia um novo, eu consegui para os meus estudos sobre a maçonaria um livro de exercícios com um milhar de páginas numeradas, e escrevia nele, em caracteres minúsculos, trechos de muitos livros, intercaladas com as minhas próprias reflexões sobre a maçonaria, bem como sobre a concepção materialista da história. Isso tomou a maior parte de um ano.

Eu editava cada capítulo cuidadosamente, copiava-o em um bloco de notas que tinha sido contrabandeado para mim, e depois o enviava a companheiros em outras células para ler. Para realizar isso, tínhamos um complicado sistema a que chamamos de “telefone”. A pessoa a quem se destinava o pacote, isto é, se sua cela não estava muito longe, amarraria um peso a um pedaço de fio e, em seguida, segurando sua mão o mais longe possível fora da janela, balançava o peso em um círculo. Conforme previamente combinado através de batidas na parede, eu esticaria minha vassoura para fora, de modo que o peso pudesse enrodilhar-se nela. Então eu puxava de volta a vassoura e amarrava o manuscrito ao fio. Quando a pessoa a quem eu queria enviá-lo estava muito longe, conseguíamos fazer isso por meio de uma série de etapas, o que naturalmente tornava as coisas mais complicadas.

Quase no final da minha estadia na prisão Odessa, o gordo livro de anotações protegido pela assinatura do sargento da polícia, Usov, tornou-se um verdadeiro poço de erudição histórica e pensamento filosófico. Eu não sei se poderia ser impresso hoje, da forma como eu escrevi na época. Eu estava aprendendo muito naquela época, de muitas esferas diferentes, épocas e países, e eu receio que eu estivesse ansioso demais para contar tudo de uma vez no meu primeiro trabalho. Mas eu acho que as suas principais ideias e conclusões estavam corretas. Sentia-me, mesmo naquela época, que estava de pé firmemente em meus próprios pés, e à medida que o trabalho progredia, eu tinha a sensação ainda mais intensa.

Eu daria muito hoje para encontrar aquele manuscrito. Ele acompanhou-me no exílio, embora então eu tenha interrompido meu trabalho sobre maçonaria para assumir o estudo da economia marxista. Depois da minha fuga para o exterior, Alexandra Lvovna* encaminhou o manuscrito a mim desde a Sibéria, através dos meus pais, quando eles me visitaram em Paris em 1903. Mais tarde, quando fui em uma missão secreta à Rússia, que foi deixado em Genebra com o restante dos meus modestos arquivos de emigrante, para se tornar parte do acervo do Iskra e encontrar ali uma sepultura definitiva. Depois da minha segunda fuga da Sibéria, tentei recuperá-lo, mas em vão. Aparentemente, ele tinha sido usado para acender fogueiras ou alguma coisa do tipo pela proprietária suíça a quem tinha sido confiada a guarda dos arquivos. Eu não posso deixar aqui de expressar minha censura a essa digna senhora.

A maneira em que meu trabalho sobre maçonaria teve que ser realizada na prisão, onde os recursos literários à minha disposição eram, naturalmente, muito limitados, me serviu muito bem. Naquela época, eu ainda era relativamente ignorante sobre a literatura básica dos marxistas. Os ensaios de Labriola eram panfletos realmente filosóficas, e presumiam um conhecimento que eu não tinha, e pelo qual eu tive que substituir com adivinhação. Eu os terminei com um monte de hipóteses na minha cabeça. O trabalho sobre maçonaria funcionou como um teste para essas hipóteses. Eu não fiz novas descobertas; todas as conclusões metodológicas a que eu tinha chegado tinham sido feita há muito tempo e estavam sendo aplicadas na prática. Mas eu tateei meu caminho até elas, e de forma um tanto independente. Eu acho que isso influenciou todo o curso do meu desenvolvimento intelectual posterior. Nos escritos de Marx, Engels, Plekhanov e Mehring, mais tarde encontrei a confirmação para o que na prisão pareceu-me apenas um palpite que exigia verificação e justificação teórica.  Eu não absorvi o materialismo histórico de uma só vez, dogmaticamente. O método dialético revelou-se a mim pela primeira vez, não como definições abstratas, mas como uma fonte viva que eu tinha encontrado no processo histórico, enquanto tentava entendê-lo.”


* Alexandra Lvovna Sokolovskaya, que foi exilada para a Sibéria com o autor e se tornou sua esposa. -Tradutor. [2]

 Notas:
1.  Leon Trotsky (1879-1940), Minha vida: uma tentativa de autobiografia.Com uma introd. por Joseph Hansen. New York: Pathfinder Press, Inc., 1970.  xxxvii, 602 p; 23 cm Sétima impressão 1987 ISBN: 0-863480-143-7 [traduzido do MS russo.] Veja também:  Minha Vida: A ascensão e Queda de um Ditador, Leon Trotsky. Londres: Thornton Butterworth Ltd, 1930, Londres, 1930. Pano. Primeira Edição. Placas de pano vermelho, títulos dourado.  MOIA ZHIZN ‘(transliteração russa de MINHA VIDA); MOIA ZHIZN ‘, Leon Trotsky. Berlim Izd-vo “Granit” 1930.  2 volumes. Primeira edição.  8vo, capa bege, com letras em russo em preto sobre a lombada e em preto e vermelho nas capas superiores. Marroco Vermelho sobre caixa de concha de pano, com letras em dourado na lombada entre bandas levantadas. 325 (conteúdos), 338 (conteúdos).

Nota: os anti-maçons vai citar erradamente e citar fora do contexto de Minha Vida: A ascensão e queda de um ditador para dar a entender que a Maçonaria foi a inspiração de Trotsky para a revolução.pp.119, 120-23.

2. [Aleksandra L’vovna Sokolovskaia, m. Bronshteina (1872 – 1938) presa, banida, baleada]. “Ela [Sedova] permaneceria sua companheira pelo resto de sua vida e compartilharia com ele o triunfo completo e a derrota. Sokolovskaya [Sokolovskaia], no entanto, manteve-se a sua esposa legal e trazia o seu nome. Para todas as três sutilezas legais de sua conexão não importam absolutamente – como outros revolucionários, eles desconsideraram em princípio os cânones da respeitabilidade da classe média […] Tanto quanto sabemos, a questão de uma reunião entre Trotsky e sua primeira esposa nunca surgiu. Quando ele e Sedova retornaram à Rússia não houve sugestão de discórdia. Laços de respeito e amizade de alto nível ligariam os três até o fim; e, eventualmente, seus destinos políticos afetaram com igual tragédia tanto as mulheres e os filhos de ambos ” [Deutscher, I.: O profeta armado, Londres, 2003, p.59]


FONTE: bibliot3ca.wordpress.com

Postar um comentário

0 Comentários