Por
Ir.'. Honório Sampaio Menezes(*)
Os quatro mártires romanos, em Orsanmichele, em Florença. |
Conta
a história que entre os condenados a trabalhar nas pedreiras de mármore haviam
muitos cristãos que foram perseguidos por sua fé. A Igreja Católica lembra os
Quatro Santos Coroados que, provavelmente, foram martirizados no reinado de
Diocleciano por se recusarem a esculpir uma estátua de Esculápio (Deus da
Medicina). Suas relíquias são mantidas em Roma, na Igreja chamada de Quatro
Santos Coroados, em túmulos feitos da mesma pedra que causou sua morte. A
identificação dos nomes desse grupo de mártires é uma questão de investigação
acadêmica difícil porque tem muitos aspectos enigmáticos. Através da análise de
algumas fontes disponíveis os pesquisadores chegaram à conclusão que eram cinco
os Quatro Santos Coroados Santos que teriam sido condenados à morte sob o
reinado de Diocleciano, em 306 DC em Sirmium (hoje Sremska Mitrovica). As
fontes romanas e não romanas não esclarecem a identidade dos Quatro Mártires
Coroados.
Mesmo
em documentos do vaticano como no Sacramentário Leonino, o único gregoriano, em
Liber Pontificalis de Onofrio l (625-638), em Adriano I (772-795) e Leão IV
(847-855) não há nada que possa esclarecer a questão dos nomes dos mártires. Os
documentos de origem não-romanas (século 7) listam os nomes dos Quatro Mártires
Coroados que são quase os mesmos que os relatados por um Passio (um documento
hagiográfico do século 6), que conta a história de cinco mártires de Pannonia,
então podemos concluir que todos esses documentos, de alguma forma, derivam do
mesmo Passio.
Todas
as Martirologias posteriores (coleções de vidas dos mártires) acrescentaram
dúvidas, o que influenciou o Martirológio Romano, que dá aos Quatro Mártires
Coroados os nomes dos mártires de Albano chamando-os de Severo (em vez de
Secundius), Severiano, Vitorino e Carpóforo.
As
fontes romanas relatam a celebração dos Quatro Mártires Coroados e ignoram os
nomes dos mártires, as fontes não romanas relatam os nomes (quatro ou cinco)
extraídos do Passio. Discute-se o grau de credibilidade deste documento uma vez
que remonta ao século 4 e deve ser considerado um documento muito importante,
para outros é uma espécie de lenda, sem credibilidade histórica, de pouco
valor, cheia de clichês e indigno de ser colocado entre os escritos
hagiográficas do século 4. O documento conta que Diocleciano, em seu caminho
para Pannonia (zona sudoeste do Danúbio entre a Áustria e a Hungria) para
extrair o mármore para seus edifícios, encontrou entre os seus trabalhadores,
quatro artistas escultores: Cláudio, Castorius, Simpronian e Nicostratus.
Diocleciano pediu-lhes para esculpir uma estátua do Sol e entusiasmado com sua
habilidade, ele encomendou-lhes outras obras de esculturas. Simplício, outro escultor
pertencente à região da Pannonia, ficou impressionado com as habilidades e
disponibilidade dos quatro trabalhadores e seguiu-os na fé cristã. Ele foi
batizado pelo bispo Cirilo de Antioquia em Sirmium. A inveja e suspeita de
outros trabalhadores, que acusaram os cinco escultores de praticar magia,
causou uma série de discordâncias, criando duas facções opostas e muitos se
converteram ao cristianismo. O imperador estava satisfeito com o trabalho
realizado pelos cinco e encomendou-lhes uma grande estátua de Esculápio, fato
que causou inveja dos outros talhadores que acusaram os cinco escultores de
serem lentos para executar a estátua de Esculápio e de serem cristãos e
desobedientes. Eles foram forçados a confessar sua fé e se recusaram a esculpir
uma estátua dedicada a um deus pagão. Por esta razão, eles foram entregues ao
julgamento de Lampadio, que morreu logo em seguida, não antes de açoitá-los e
julgá-los ímpios e profanos. Então Diocleciano mandou colocar os cinco
cristãos, ainda vivos, em caixões revestidos de chumbo e jogá-los no rio, no
dia 8 de novembro.
Da
narrativa acima se origina a tradição de que no dia 8 de novembro é comemorado
o dia dos patronos dos trabalhos da construção civil, dos pedreiros, dos
escultores, conhecidos como Os Quatro Santos (Mártires) Coroados. As atividades
corporativistas dos pedreiros, escultores, estucadores e arquitetos que
trabalharam durante vários séculos em toda a Europa, deixando vestígios
tangíveis do seu trabalho que, certamente, foi caracterizado por um profundo
sentido religioso que se expressa em uma devoção simples e sincera que se
reflete na adoração de seus patronos a manifestação de uma fé genuína,
intimamente ligada às suas necessidades espirituais e materiais. Os longos
períodos passados longe de suas terras de origem contribuíram para a criação de
associações reais com o objetivo de cuidar, e dar assistência material e
espiritual aos companheiros em dificuldades, representando o papel de sua
família. A criação de lugares reservados para os pedreiros e construtores, como
as inúmeras capelas nas igrejas nas cidades atingidas pela migração artística é
uma prova do desejo de criar uma espécie de consulado, um pequeno pedaço de sua
terra em lugares onde fossem trabalhar. Muitas dessas capelas foram dedicados
para os Quatro Santos Coroados cujo culto, por tradição, sempre foi associado
com pedreiros, escultores, trabalhadores da construção civil que os elegeram
como seus patronos celebrando-os no dia 8 de novembro.
A
comemoração de um dia consagrado aos Quatro Santos foi a principal causa da
propagação de sua religião em toda a Europa. Durante os períodos em que as
sociedades de pedreiros livres tiveram um papel importante na vida das cidades,
uma produção iconográfica prolífica sobre os Quatro Santos Coroados floresceu e
quando as corporações enfraqueceram essas representações desapareceram.
A
coincidência da sua celebração com o “dies natalis” dos quatro mártires da Via
Labicana (em Roma) sugere que as relíquias utilizadas para que a celebração
pertenciam aos mártires enterrados no lugar chamado “em Comitatum”, e eles eram
geralmente chamados de Quatro Mártires Coroados, uma vez que não há outros
dados em seu nome.
Em
contraponto à confusão que reina na busca de uma “verdade histórica” sobre as
Quatro Mártires Coroados existe um culto genuíno de adoração aos mesmos que
durou muitos séculos e é demonstrado pelo inventário iconográfico encontrado na
Pannonia, que marca a história da aliança de pedreiros e de trabalhadores da
construção civil com a maioria das cidades europeias.
Em
diversos locais do mundo a maçonaria tem homenageado os Quatro Santos Coroados
colocando esse nome em suas lojas. A mais importante loja nesse sentido está em
Londres, é a Loja Quatuor Coronati Nº 2076. Esta Loja Maçônica
londrina é dedicada a pesquisas maçônicas. Ela se encontra no Freemasons’
Hall, na Great Queen Street. O seu título (Quatuor Coronati)
significa, em latim, Quatro Coroados, uma referência à lenda dos Quatro
Mártires Coroados.
Nove
maçons (Sir Charles Warren, William Harry Rylands,Robert Freke Gould,Rev.
Adolphus Frederick Alexander Woodford,Sir Walter Besant,John Paul Rylands,
Major Sisson Cooper Pratt,William James Hughan, and George William Speth),
insatisfeitos com a maneira como a história da Maçonaria havia sido exposta no
passado, fundaram a Loja em 1884. Eles insistiam em utilizar uma abordagem para
o estudo da história maçônica baseada em evidências. Como tal, essa abordagem
era nova e incomum, e eles pretendiam que os resultados deveriam “substituir os
escritos imaginativos de antigos autores sobre a história da Maçonaria”.
Em
adição às reuniões trimestrais onde artigos são apresentados e os
apresentadores respondem perguntas, a loja publica anualmente o Ars
Quatuor Coronatorum, que é um registro de todos os artigos apresentados na
Loja, bem como outros artigos e comentários aceitos para publicação, e ela
mantém o Círculo de Correspondência Quatuor Coronati (Quatuor Coronati
Correspondence Circle- QCCC) que
permite a participação de maçons do mundo todo.
Os
Fundadores da Quator Coronati inglesa planejaram desenvolver o interesse em
pesquisa entre irmãos em todos os lugares, para ter artigos lidos e discutidos
na Loja e publicados como documentos na Ars Quatuor Coronatorum (AQC), assim
mantiveram a cooperação de estudiosos e professores maçônicos em todas as
partes do mundo. Em 1887 estabeleceram os objetivos principais que eram: 1.
Fornecer um centro e laço de união para estudiosos maçônicos. 2. Atrair maçons
inteligentes para suas reuniões, a fim de estimulá-los para a pesquisa
maçônica. 3. Submeter as descobertas ou conclusões de alunos para o julgamento
e crítica de seus semelhantes, por meio de trabalhos lidos em Loja. 4. Submeter
essas comunicações e as discussões decorrentes desse acompanhamento ao corpo
geral da Maçonaria pela publicação, em intervalos apropriados, os artigos
apresentados em Loja, na sua totalidade. 5. Reimprimir trabalhos escassos e
valiosos sobre a Maçonaria, e publicar os manuscritos, etc. 6. Fazer o ofício
de língua Inglesa familiarizar-se com o progresso do estudo maçónico no
exterior, por traduções (no todo ou em parte) de obras estrangeiras. 7. Tabular
de forma concisa, os artigos impressos da Loja, o progresso da Maçonaria em
todo o mundo. 8. Adquirir instalações permanentes e formar uma biblioteca e um
museu maçónico. A loja Quatuor Coronati, a primeira para investigação maçônica,
continua trabalhando com as normas estabelecidas em 1884 mantendo a alta
qualidade de trabalhos de pesquisa, palestras e discussão estabelecidas desde
sua fundação, mantendo uma ótima divulgação através de seu site. A loja Quatuor
Coronati Lodge tem entre seus membros a maioria dos professores das Palestras
Prestonianas, sistema educacional maçônico da Grande Loja da Inglaterra criado
em 1824 como legado de William Preston (1742-1818). O seu trabalho de
investigação exemplar na criação de documentos recebe reconhecimento mundial
pela publicação e por meio de turnês internacionais de palestras. As Prestonian
Lectures são as únicas palestras realizadas sob a autoridade da Grande Loja da
Inglaterra.
Na
Itália temos, também, uma loja em homenagem aos Quatro Santos Coroados. É uma
Loja de pesquisa histórica, filosófica, artística e humanística. Massimo Antoci
é o venerável mestre atual (2014/2015) da loja, que foi fundada em 05 de abril
de 1997, e está envolvida no campo da pesquisa maçônica conduzindo investigação
com base em fontes bibliográficas reais e registradas. A Quator Coronati admite
Mestres Maçons de todas as Lojas da Itália ou Grandes Lojas estrangeiras
reconhecidas pelo RGLI, e é possível participar apenas por convite. Os estudos
originais e as intervenções feitas pelos Irmãos no Loja foram publicados no
volume “Proceedings of the Quatuor Coronati Lodge Nº. 112″.
(*)
Irmão Honório Sampaio Menezes, 33º, REAA, Loja Baden-Powell 185, GLMERGS, Porto
Alegre, RS, Brasil
Referências:
Michele
Sottile .Magistriticinesi e I loroprotettori,.Giornale del Popolo,
4 Nov 1999
“Four
Crowned Martyrs”, 1913, Catholic Encyclopedia (em inglês),
em domínio público.
http://www.quatuorcoronati.com/founders.html
Fonte:
www.systri.com/blog/maconaria.
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