A ESTRELA DE DAVID

 Por Rui Silva Barbosa
É normal que  as pessoas usem como adorno a Estrela de David, de um modo geral  sem saber o que significa ou a sua história e da importância que ela tem para um povo e para nos Maçons.
Estrela de David (Magsen de David) conhecida também  como escudo  supremo de Davi (David), é um símbolo em forma de estrela formada por  dois triângulos sobrepostos, iguais , tendo um a ponta para cima e outro a ponta para baixo, sendo utilizado pelo Judaísmo  e seus adeptos. Outro  nome dado a este símbolo é  Selo de Salomão.

Este símbolo era encravado ou desenhado  nos escudos dos guerreiros do exército  de David. O nome  David era escrito  em três letras hebraicas – Dalet,Vav e Dalet. As  duas letras Dalet  tinham forma triangular no alfabeto hebraico. Estas duas letras eram encravadas  nos escudos uma  sobreposta à outra, formando aí  uma espécie de estrela.

Apesar da explicação, carece de provas históricas. Na época  era normal, que  fossem encravadas ou pintadas diversas figuras  no escudo. No caso da Estrela de David, ela representava fortaleza e proteção para aqueles que iam à guerra.

Existem diversas linhas de pensamento para a “Estrela de David” e dos triângulos que a compõe. Algumas  linhas de explicação de  alguns Filósofos e Pensadores seguem abaixo:

1)    Um deles diz  que o triângulo  que tem a ponta (vértice) voltada para cima, representando o elemento masculino; o triângulo  voltado para baixo constituindo a forma de um receptáculo representa o elemento feminino.

2)    Alguns  viram neste  símbolo a relação com o elemento celestial. O triângulo com a ponta voltada para baixo (vértice), contra o elemento terrestre que aspira para o céu toda  sua influência, triângulo com a ponta para cima (vértice).

3)    Outros, veem as  seis pontas como uma alegoria a Mashiach (Messias),descrito por seis virtudes, entre elas sabedoria e valentia.

4)Na Maçonaria esta estrela simboliza a divindade  suprema ,tendo,ao centro , as quatro letras hebraicas que formam o  nome (impronunciável) de  Deus: Iôd,He.Vav.e  He

5)    A Estrela  de seis pontas também serve para simbolizar os dirigentes de uma Loja Maçônica ,de acordo com suas atribuições ligadas a espiritualidade ou a materialidade. Assim o triângulo de ápice  superior, representa  o Venerável Mestre, enquanto os dois outros representam os Vigilantes , pois compete a  estes dois  oficiais a orientação espiritual da Loja. Eles  formam o triângulo  da espiritualidade. No triângulo de ápice inferior representa o Cobridor,  enquanto os dois outros representam o Orador e o Secretário. Eles  formam o triangulo da materialidade.

6)Esta estrela possui  12 lados, que demonstra a disposição das 12 tribos de Israel durante sua jornada de 40 anos no deserto, após sua saída do Egito em direção á Terra de Israel.

Em 1354, o rei da Bohemia, Carlos IV (Karel) ,concedeu à comunidade judia de Praga , o privilégio de uma bandeira, que foi confeccionada num fundo vermelho e o  hexagrama, centralizado ,em dourado. Dessa forma, o símbolo conhecido também como Margen Davi (Escudo  de Davi), adquiriu uma  conotação religiosa e tornou-se também uma referência de Estado.

FONTE: RECANTO DAS LETRAS

Postar um comentário

0 Comentários