COM SABOR DE INFÂNCIA O PRAZER DO SORVETE E PICOLÉ

*Por Barbosa Nunes
Sorvete tem gosto de infância, traz saudade do tempo de criança, sabor puro que se consome lambuzando o passado faz presença no picolé, infância tem gosto de picolé e sorvete. Que delícia um sorvete com este calor, seguramente um grande prazer, sensação dos nossos melhores dias.
Em nosso país tropical, a cada ano com as temperaturas aumentando, sorvete e picolé proporcionam o prazer de se refrescar, inclusive fazendo bem para a saúde, sendo nutritivos e alimentos completos, compostos de cálcio, proteínas, vitaminas e gorduras.
A indústria do setor cresce em grande proporção e a todo vapor, sem nenhuma crise, gerando milhares de empregos. A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes – ABIS, informa que no Brasil o mercado de sorvete em 2013, chegou a 885 milhões de litros e de picolés,  mais de 200 toneladas produzidas e consumidas. A projeção é de que estes números dobrem nos próximos 10 anos. Isto sem contar as produções artesanais e especializadíssimo em equipamentos que disponibilizam mais de 50 sabores.

Há seis anos, o dia 23 de setembro não é mais somente o início da primavera, é o Dia Nacional do Sorvete, data instituída pela ABIS,  com o objetivo de estimular o consumo,  valorizar a composição nutricional e os seus benefícios,  marcando o inicio das temperaturas mais quentes em nosso país.
A palavra sorvete deriva do vocábulo persa sharbat, que significa “bebida com suco de fruta, açúcar e gelo”. No dicionário da língua portuguesa é designação comum a várias iguarias doces, feitas de suco de frutas, leite, ovos, chocolate e outros ingredientes congelados até adquirirem consistência semelhante à da neve.
Nós que somos permanentes consumidores de sorvete e picolé e com eles nos deliciamos, o fazemos nem sempre conhecendo suas origens e histórias ao longo do tempo. Alguns historiadores atribuem a Marco Polo a introdução do sorvete na Europa, no século XIII, quando o leite foi incorporado nas receitas. Mas foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou, com a instalação da primeira sorveteria, em 1851, tornando-se sucesso e provocando uma expansão rápida do comércio do segmento, dando assim inicio a produção.
Mas o primeiro relato vem do Oriente, contando que há mais de três mil anos os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturada a neve das geladas montanhas daquele país, provavelmente com suco de frutas e mel. Afirmações dizem que o Imperador Nero, há cerca de 1900 anos atrás, ordenava que seus escravos também buscassem neve,  para na mistura produzir algo parecido com as famosas raspadinhas,  aqui no Brasil. Há relatos que o verdadeiro introdutor do sorvete na Europa,  foi Alexandre,  o Grande,  que viveu entre 356 a 323 a.C.

Com o tempo, as receitas foram sofisticando-se e com isso surgiram na França formas especiais para congelar sorvete, chamadas “sorbetieres”, que eram giradas até o conteúdo congelar. Em 1846 surge em Nova Jersey, o primeiro freezer a manivela e em 1848 um outro já sendo denominado “congelador de sorvete”.
A ideia de colocar o sorvete em casquinhas em formato de cone e os demais, como Sundays, Banana splits, e Milk shakes, vieram dos Estados Unidos, democratizando o produto e colocando-o ao alcance de todos.
A caminhada histórica do sorvete é de país para país, conquistando a todos pelo seu sabor, chegando ao Brasil através dos americanos, quando um navio daquele país aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo, nascendo naquela oportunidade a possível primeira sorveteria brasileira,  através de dois comerciantes que compraram o tal carregamento de gelo e passaram a vender sorvetes de frutas, que eram adquiridos em hora marcada.
Em 1941, o sorvete passou a ser produzido no Brasil na cidade do Rio de Janeiro, com o selo Kibon, distribuição em 1942, com seus carrinhos espalhando-se pelo Rio e logo depois pelo país inteiro. Antigamente, em razão de sua difícil manipulação, era considerado privilégio o consumo de sorvetes, só para ricos e nobres.
E o picolé? Guloseima com sabor infantil, amado por crianças e adultos do mundo inteiro. Foi inventado justamente por uma criança. Frank Epperson, que viveu entre 1894 a 1983. Aos 11 anos de idade, esqueceu um copo de suco com uma colher no quintal de casa, numa noite excepcionalmente fria, em São Francisco, em 1905. Quando acordou na manhã seguinte descobriu que o suco havia congelado junto com a colher, que havia ficado presa, criando gelo com sabor de frutas, ou seja, o picolé.
O suco espetado agradou aos amigos do menino,  mas ele não seguiu carreira como sorveteiro,  tempos depois vendo o sucesso do invento,  decidiu explorar seu potencial comercial,  batizando-o de “eppsicle”,  um trocadilho com o nome do seu criador e a palavra “icicle” (pingente de gelo). Depois o nome foi mudado por influência dos seus filhos, que chamavam o picolé de “pop’s cicle” (geladinho do papai). Epperson patenteou o “pop’s cicle” em 1924, vendendo os direitos um ano depois para uma companhia nova-iorquina,  mudando de dono outras vezes,  mas sempre como uma das mais populares produções no mundo.
O picolé ganhou o mercado depois da instalação em 1941, da primeira fábrica de sorvete dos Estados Unidos, “U.S Harkson”,  que mais tarde mudaria seu nome para “Kibon”.
O picolé é conhecido também regionalmente por sacolé, sacolete, geladinho, gelinho,  apolo,  dindim,  chup-chup,  laranjinha e sorvete no palito. Algumas frases divertidas sobre o picolé e sorvete :
“A vida nem sempre é doce. Mas quando é, vem no palito.”
“Não existe caminho para a felicidade. Mas o atalho é feito de sorvete.”
“Dinheiro não compra a felicidade, mas compra sorvete, que é quase a mesma coisa.”
Sorvete e picolé fazem bem para a saúde e podem ser consumidos em todas as estações. Além do prazer de se refrescar com um sorvete ou picolé, contém proteína, açúcares, gordura vegetal ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. Um sorvete possui menos calorias que um ovo frito ou um pão francês.100 gramas de sorvete de creme possui 208 calorias, a mesma medida do pão francês tem 269 e um ovo frito 216 calorias. Estando ainda provado que o consumidor do picolé sempre faz uma reflexão saudosa quando ele está acabando, aparecendo o palito de madeira.
Lembrem-se de mim, amigas e amigos de todos os sábados, quando estiverem consumindo sorvete e picolé, pois eu também me lembrarei de vocês,  quando estiver me deliciando, buscando refrescar do tempo quente que estamos vivendo.

*Barbosa Nunes é Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil

Texto publicado originalmente no jornal Diário da Manhã de Goiânia-GO em 24/01/2015

Postar um comentário

0 Comentários