OS IDEAIS POLÍTICOS E SOCIAIS DA MAÇONARIA

Por Waldir Ferraz de Camargo
A Maçonaria, enquanto escola de aperfeiçoamento moral, adota e pratica as principais virtudes de todo o acervo cultural da humanidade, evidenciando seus aspectos mais positivos e úteis, afim de que o homem livre e de bons costumes possa se autodominar.
De forma metódica, filosófica, simbólica, discreta - e não secreta - prepara seus obreiros para que sejam hoje os construtores sociais, selecionando-os dentre os de moral e conduta mais ilibada da sociedade, para somarem determinações e anseios na luta pela justiça e liberdade, exaltando a fraternidade, o bem-estar geral e a paz da humanidade.
A data de hoje para a Maçonaria Brasileira é extremamente significativa, comemorando sua ação operativa mais importante. Foi no dia 20 de agosto de 1822 que Joaquim Gonçalves Ledo e outros maçons iniciaram os preparativos para a Independência, que aconteceu em 7 de Setembro do mesmo ano, legando à Nação a liberdade em seu mais amplo sentido.Leia mais

Mas a missão política da Maçonaria não terminou quando fizemos a Pátria livre ou quando libertamos nossos irmãos negros, menos ainda quando proclamamos a República.

De lá para cá muita coisa mudou e a luta continua, pois estas conquistas político-sociais não esgotam a missão da Sublime Ordem, nem diminui o papel dos homens que se empenham em corresponder às necessidades prementes da sociedade brasileira, que ainda carece das transformações necessárias que uma nação livre exige.

Lamentavelmente, constatamos com tristeza que a corrupção e a imoralidade na administração pública têm corroído os alicerces que moldam os valores éticos que pretendemos preservar, para vivermos na plenitude do bem comum, sob a égide dos princípios da liberdade, igualdade e fraternidade.

A má gestão do dinheiro público e o enriquecimento ilícito de alguns com o poder nas mãos parecem transformar o cidadão. O trabalho honesto não é mais o símbolo do homem digno e a esperteza, como regra geral, o faz valorizar-se erroneamente mais pela fortuna que possui ou pelo seu pseudo dote intelectual, discriminando as pessoas de bem, vivenciando a aparente sensação de uma batalha inglória.

A Maçonaria não corteja o poder, mas sua grande missão é preparar seus membros para que exerçam com dignidade suas tarefas se convocados para tal, praticando o sentimento mais sublime de sua doutrina que é o respeito e a fé inabalável nas leis do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.

Por isso é preciso que todos, Maçonaria e demais segmentos sociais, se unam para envidar esforços buscando reestabelecer os valores aparentemente perdidos, da ética e da moral, com base no senso harmonioso de convivência, no respeito à pessoa humana e à natureza, a fim de que possamos exercitar o autodomínio pela virtude da renúncia, tornando-nos capazes de agir em benefício da sociedade.

Parabéns a todos os maçons de Bauru e do Brasil. Que nossas ações não se limitem apenas à leitura e estudo da letra contida no Estatuto Maçônico, mas que se convertam num ideal maior do sentimento invencível que nos impulsiona, que nos leva ao universo, a todos os seres, ao infinito impenetrável, que é sustentado na luta constante pela Justiça, paz, fraternidade, respeito mútuo e, sobretudo, pelo amor que deve predominar entre as pessoas. Que o Grande Arquiteto do Universo nos envolva em suas vibrações de paz.


O autor é funcionário público estadual, professor de história e membro da Loja Maçônica “Deus, Pátria e Família”

Postar um comentário

0 Comentários