Credeq Jamil Issy: obrigado, governador Marconi

Por Barbosa Nunes
Jamil Issy (1929/2010) natural de Vianópolis - Goiás, constituiu família com Stella Nasser, sobrinha do senador Alfredo Nasser, com quem viveu 53 anos, união que frutificou nos filhos Alfredo Nasser Issy, Marlise Nasser Issy, Marcelo Nasser Issy e Patrícia Nasser Issy, genros, noras, netos e bisnetos. 
A Lei n° 18.627, decretada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, sancionada pelo governador Marconi Perillo Junior, em 11 de julho de 2014 e publicada no Diário Oficial em 17 do mesmo mês, carrega a maior história de um ser humano em Goiás, que dedicou sua vida integralmente à pesquisa, estudo e caminhar naprevenção e recuperação ao uso de drogas. Leia mais

"Artigo 1° - Fica denominado Jamil Issy o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos - Credeq, situado no Município de Aparecida de Goiânia".

A concepção do Credeq a entrar em atividade muito em breve e outras cinco unidades que serão construídas em Morrinhos, Caldas Novas, Rio Verde, Formosa e Quirinópolis, prevê estrutura dividida em três núcleos de atendimento. Separados por faixa etária, infantil, adolescente e adulto, com Centro de Atenção Psicosocial , Casa de Desintoxicação, Sala de Reanimação, Casa de Acolhimento Transitório com cultivo de hortas e outras atividades ocupacionais, clínica geral e pediatria, 10. 920 atendimentos multidisciplinares. Em internação 96 vagas com permanência de 90 dias.

Ao escrever meu primeiro artigo para este espaço OpiniãoPública, do jornal Diário da Manhã, único na imprensa brasileira em que a comunidade fala sem nenhuma censura, o intitulei referindo-me ao Credeq, "A proposta de Marconi é humana".

No segundo artigo “ Voltei a falar do Credeq”, quando relatei “com emoção o contato de uma mãe desesperada, sofrida e cansada, que disse ter lido nosso artigo e através deste jornal, nos autorizou a informar que ela estava orando com muita fé, para que a iniciativa em planejamento, tornasse realidade pois seria a grande obra do atual governo, complementando que os pais tem imensas dificuldades em conviverem com a situação, conseguir orientação e tratamentos”.

Agora, materializado com 10 mil metros quadrados de área construída em zona rural de 99 mil metros quadrados, acredito mais , e mais, pois será administrada por uma instituição referencial e credibilizada por muitos anos, na atividade que exerce com muita habilitação e competência. "Comunidade Luz da Vida", presidida por Luiz Antônio, que declarou ao assinar o contrato de gestão "Temos experiência na área, estamos muito animados e ansiosos para iniciar o trabalho, que, tenham a certeza será de excelência".

O atendimento será humanizado, com realização de pesquisa periódica de satisfação do usuário e manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e do prédio. Entre os competentes e conhecedores profissionais da área, lá está outro dedicado missionário, doutor Nelson Gillet, o que significa seriedade, conhecimento, confiança, segurança profissional, cientifica e humana .

Simbolicamente, governador Marconi Perillo Junior, a caneta no exato momento em que sua assinatura foi aposta, estava iluminada, produzindo um dos maiores gestos de reconhecimento a um homem que foi, antes de tudo, "um homem bom". Mas ficaram seus livros, seu exemplo como fonte de orientação. O ultimo livro, que me honrou em prefaciar, foi lançado aos 80 anos de idade.

Com este sentimento humano, de compreensão do sofrimento que tantas famílias e jovens carentes estão passando, Marconi Perillo chega com o Credeq. Recebe de nós da Maçonaria Goiana, disponibilidade voluntária de estarmos sempre apoiando. Proposta humana que se tornou realidade.

A sugestão, imediatamente acolhida e confirmada por resposta escrita, após publicação do artigo, “Legalização da maconha, Credeq e sugestão ao Governador Marconi Pirillo”, para denominar o Credeq com o nome de Jamil Issy, foi respaldada pela adesão em conjunto de manifestações as mais gratas do Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Goiás, Luis Carlos de Castro Coelho, do Grão-Mestre a época da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Ruy Rocha de Macedo, do Coordenador do Programa Maçonaria a Favor da Vida, Alberto Alves de Oliveira e do Venerável Mestre da Loja Maçônica João XXIII, que Jamil Issy integrou, Reno Julius de Mesquita, de então.

Nesta caminhada burocrática de tramitação, contamos com especial empenho de um amigo de longa data e companheiro de palestras com Jamil Issy, Deputado Federal Wilmar Rocha, do maçom Secretário - Chefe do Gabinete Militar da Governadoria, Coronel Adailton Florentino do Nascimento, do Deputado Hélio de Sousa, no trâmite da Assembleia, do prefeito de Vianópolis, Issy Quinan Junior e do assessor do deputado Wilmar Rocha, Cristiano Lampião R. Falcão.

Jamil Issy, maçom, autor de vários livros, toxicologista, professor universitário na Faculdade de Farmácia e Pró-Reitor da UFG, palestrante em Goiás e no Brasil, homem de fé e fervoroso, enfrentou sete anos últimos de sua vida com muita bravura, submisso e humilde e resignado aos rigores de uma hemodiálise .

Este é Jamil Issy, encontrado integralmente nesta frase: "Há homens que são bons por natureza. Nascem assim pacíficos, bondosos. Há outros que se tornam bons por educação e formação. Aprendem a ser bons. Há no entanto outros que são biologicamente bons. A bondade está na essência da sua vida biológica. Esses, nem que queiram ser maus, não conseguem. Assim foi Jamil Issy. Transmitiu bondade através de sua obra e um exemplo de vida. Foi um verdadeiro mestre, conforme os preceitos maçônicos. "Jamil Issy. Um homem bom”.

Nesta síntese de palavras mas ilimitada pelo sentimento de agradecimento e gratidão: Obrigado, governador Marconi.

(Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil)

Postar um comentário

0 Comentários