"Vamos estar....."

Por Eliane Freire
Eliane Freire
Não vou desistir nem me calar diante de uma luta que alguns consideram infrutífera:  a luta contra o “gerundismo” que está contaminando nossa linguagem. Já não suporto ouvir: “vou estar transferindo sua ligação”, “vou estar ligando prá senhora”, “eu posso estar verificando o preço”....  Lamentavelmente desconhecem que a utilização do gerúndio é para exprimir uma ação em curso ou simultânea a outra, ou, ainda, para transmitir a idéia de progressão indefinida.  
Este condenável fenômeno lingüístico decorre da má influência do idioma inglês em nosso dia-a-dia. A difusão do “gerundismo" originou-se na forma de atendimento dos operadores de "telemarketing". Na verdade, traduziram expressões como "I am going to do something" para, literalmente: “Estou indo fazer algo”. Assim, passamos a conviver pacificamente com a propagação do gerundismo que vem alcançando o comércio, as reuniões, os bate-papos com amigos e, o pior, até mesmo as entrevistas de políticos e profissionais.Leia mais

Vejamos alguns exemplos de gerundismo:  “Senhora, eu poderei estar enviando por fax o documento” , “Nossa empresa vai estar colocando no correio sua encomenda”; “O senhor pode estar aguardando enquanto vou estar verificando o seu cadastro?“Este ano acho que vou utilizar meu 13º salário para estar pagando tudo”.
Qual a razão do uso do gerúndio nestas frases? Note que deveriam ser construídas de forma apropriada sem a distorção provocada pelo “gerundismo”. Vejamos de forma correta as mesmas frases:  “Senhora, enviarei por fax o documento” , “Nossa empresa colocará no correio sua encomenda”;  “O senhor pode aguardar enquanto verifico o seu cadastro?” “Este ano acho que vou utilizar meu 13º salário para pagar tudo”. 
A utilização do gerundismo, ao contrário de representar conhecimento, atesta tão somente  desconhecimento e despreparo; e aquele que dele se utiliza deve ser corrigido.  E este é o objetivo deste meu manifesto.  Não permita que a língua pátria seja tão maltratada e não se permita acostumar com esta distorção, a exemplo do manifesto abaixo:
"Nós temos que estar nos unindo para estar mostrando a nossos interlocutores que, sim, pode estar existindo uma maneira de estar aprendendo a estar parando de estar falando desse jeito. Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo obrigados a estar emigrando para algum lugar onde não vão estar nos obrigando a estar ouvindo frases assim o dia inteirinho. Sinceramente: nossa paciência está ficando a ponto de estar estourando."
(Ricardo Freire, in "Xongas", de O Estado de S. Paulo; 16-02-2001)
Portanto, tente prestar atenção em sua maneira de expressar e oriente seus colaboradores, seus filhos, seus amigos e seus familiares para que retirem este vício de comunicação de sua empresa, de sua casa, de seu convívio.


* Eliane Aparecida A. Silva é advogada na cidade de Serra-ES. 

Postar um comentário

0 Comentários