Tensões entre a Igreja Católica e o Grande Oriente de França

Por  Stéphanie Le Bars - Tradução: José Filardo
Fonte: LE MONDE / BIBLIOT3CA
O Irmão Padre Vesin
Ainda não totalmente excomungado, mas ele não é mais, seguramente, um padre. Entre ambiguidade e desconforto, o caso de Pascal Vesin, cura de Megève e “das estações  de esqui  vizinhas” parece  pertencer  a um outro tempo. O padre de 43 anos, foi demitido de suas funções por ordem do Vaticano por sua filiação culpável à Maçonaria.
Conhecido por seu preconceito contra as  religiões, o Grande Oriente de França (GODF) assumiu o ônus de  apoiar  publicamente este “irmão” . “Embora nos últimos anos, as nossas relações com a Igreja Católica tivessem melhorado, é como se retornássemos aos dias da Inquisição. No fundo, a Igreja reprova em Pascal Vesin  ter  desejado pensar por si mesmo”,  diz o grão mestre do  Grande Oriente , Jose Gulino. Considerando este caso “inédito” na história do GO, ele lamenta o retorno do “obscurantismo e ostracismo”.
Em uma carta explicando a decisão de Roma, a diocese de Annecy afirma que “o fato de aderir à Maçonaria coloca em questão os fundamentos da existência cristã. O relativismo é o fundamento efetivo da Maçonaria. Exige-se de um maçom que seja um homem livre, que não aceite qualquer submissão a um dogma. “ Leia mais
CARTAS ANÔNIMAS
Lembrando também “a incompatibilidade entre o compromisso cristão e compromisso maçônico, especialmente para um ministro do culto”, Mons.  Bernard Podvin  o porta-voz da Conferência dos Bispos da França, assegura  entender  ”o castigo” romano. Não desejando  comentar  “propostas polêmicas” ele se diz “pronto para o diálogo” com o GODF.
Convocado a  escolher, o próprio Pascal Vesin já decidiu. Ele deixou a casa paroquial da sua paróquia para um apartamento emprestado por amigos em uma cidade nas proximidades. A Igreja, que o condenou a uma “pena medicinal” - dando-lhe a oportunidade de  mudar  de opinião -, pagará seu tratamento mensal (cerca de 900 euros) por seis meses . “Não ocorrendo ‘cura’, serei reduzido ao estado laico, e procurarei trabalho”, comenta o Sr. Vesin. ” Triste, mas confiante em Jesus”.
Durante dez anos, entretanto o padre manteve as aparências “E, em perfeita harmonia, por vida de fé, com o ministério” e “a reflexão intelectual” que lhe forneciam seus três encontros  mensais com “irmãos maçons”. Eles conheciam sua condição de padre e, diz ele, “a respeitavam”. “Eles nunca me pediram que  renunciasse  a qualquer coisa, ao contrário do que deixa  entender  a doutrina católica.”
Para a Igreja, de quem ele conhece as posições sobre o assunto, para o Bispo e para sua família , praticante, ele manteve sua iniciação secreta. “Eu menti, é verdade, mas eu considerei que este compromisso tinha a ver com minha vida privada  ”. Em 2011, duas cartas anônimas de denúncia foram devidas à sua mentira. “Meus pais imediatamente me perguntaram como eu havia sido ‘alistado’ e, depois, eles me entenderam.”

“PECADO GRAVE”
Neste caso, algumas coisas entristecem e outras irritam este padre também conhecido por seus pontos de vista “progressistas” sobre o casamento de padres, casamento para todos, ou o uso de preservativos. “A disciplina da Igreja em relação à Maçonaria está completamente ultrapassada”, ele considera.
A proibição feita aos católicos de entrar na Maçonaria remonta a 1738. Ela foi confirmada ao longo dos séculos e papas, que consideraram a Maçonaria “contrária à  justiça, à moral natural” fustigando seu ateísmo e o gosto pelo segredo das lojas. Para um crente, pertencer a uma obediência corresponde, portanto, a um “pecado grave” e impede toda possibilidade de receber os sacramentos. No caso de Pascal Vesin, ela o proibiu de os ministrar.
“Na minha opinião, não se trata de opor a Igreja e a Maçonaria. Há guerras que não são mais necessárias, explica Vesin. Minha luta consiste simplesmente em pedir à minha Igreja que respeite a liberdade de consciência, a liberdade individual e aceite a pluralidade de discurso em seu seio.” “Por exemplo, durante o debate sobre o casamento para todos, é claro que a liberdade de expressão foi dificultada”, julga ele.
Ao mesmo tempo, ele gostaria que seus “irmãos maçons” relaxassem um pouco a tradição de segredo. “É um ônus que acentua os estereótipos e a ignorância.” Mesmo que, na sua opinião, o Grande Oriente tenha feito um “trabalho de abertura, especialmente em relação às mulheres, a Igreja ainda não fez isso” .
Um pouco desgastado pela decisão de Roma, o padre pretende percorrer os caminhos de Compostela nas próximas semanas, antes de enfrentar sua nova vida. “Mas eu fui realmente feito para ser um padre. Eu tive a vocação desde a idade de 11 anos. Vou tentar transmitir minha fé, como um leigo “. À distância da Igreja Católica, mais perto de outras igrejas cristãs, mas sempre no Grande Oriente, que de acordo com o grão mestre, continua a acolher ministros de religiões, incluindo os católicos. Com toda discrição.

Postar um comentário

0 Comentários