A Era de Aquarius e o Sistema Sináquico


Por Francisco Feitosa
Francisco Feitosa
" Reconstruir é o brado que nos compete: sim reconstruir o homem, o pensamento, a moral, os costumes, reconstruir o lar, a escola, o caráter, para que o cérebro se transmude ao lado do coração. Só assim a humanidade se tornará digna do estado de consciência que é exigido pelo nova civilização."   Professor Henrique José de  Souza

Prediz-se que a Era Aquariana será de fraternidade universal, baseada na razão, onde será possível solucionar os problemas sociais de maneira equitativa para todos e com grandiosas oportunidades para o desenvolvimento intelectual e espiritual, dado que Aquarius é um signo aéreo, científico, intelectual, e o seu planeta regente, Uranus, é associado com a intuição (conhecimento acima da razão) e percepções diretas do coração. Em nível mundano, tal planeta rege a eletricidade e tecnologia.
Por trás da história, existe a História, que jamais foi contada ao mundo profano. É aquela que se desenvolve nos bastidores ocultos, onde os deuses, em forma humana, através de Ordens Secretas, Colégios Iniciáticos e outros Movimentos, lutam para libertar o homem dos laços de avidya (ignorância das coisas sagradas).
Grandes eventos político-iniciáticos, nascidos das Cruzadas, por exemplo, procuraram desbravar caminhos com o intuito de indicar à humanidade, o rumo para a felicidade ou a Sinarquia. Leia mais

Ao longo das civilizações, a luta de classes entre oprimidos e opressores esteve presente nas transformações políticas, o que acabou gerando mudanças e até revoluções, que modificaram a sociedade e a própria política.  Essas transformações são condições essenciais para se chegar à SINARQUIA, que deve ser um produto do Estado de Consciência do Indivíduo.
O homem, tal como Prometeu Acorrentado, por estar ligado a um rochedo e permitir que o abutre da ignorância roa suas entranhas, perde de vista a luz ou o fogo do céu e acaba tendo que encenar uma nova peça teatral, no palco da vida.
A “Vigilância dos Sentidos” é necessária para não participarmos, apenas, como espectadores, da Grande Peça Teatral, Aquela bafejada pelo Avatara, embora Este já a esteja dirigindo há muito tempo.
Segundo Aurélio Buarque de Holanda, em seu dicionário, Sinarquia é: 1. O Poder comum ou compartilhado, especificamente com referência ao triunvirato em Roma; 2. Governo exercido simultaneamente por vários chefes de um Estado; administração coletiva.
Eduardo Visconti, assim, define a palavra Sinarquia: “Governo de Conjunto”, de síntese. Como tal, existiu na China e na Pérsia. Na China, a Sinarquia, de forma teocrática, deu séculos de paz e prosperidade ao povo, até que foi destruída pelos tártaros.
Na Índia, falavam de um ser lendário – “RAMA” – o Rei Divino, vindo da Terra sagrada de Agartha, que fez florescer o regime com base na dialética divina da Trimurti: Brahma-Shiva-Vishnu; Vontade-Realização-Amor; Tese-Antítese-Síntese. A Vontade provinha dos nobres e guerreiros; a Realização, dos trabalhadores, servos, no caso; o Amor, classe sacerdotal.
O espírito da Sinarquia era harmonizar o indivíduo com a sociedade, (dentro de camadas sociais não-estanques), onde o mais humilde servo poderia, um dia, ser guerreiro ou sacerdote.
Na Alemanha, o movimento antroposofista, com Rudolf Steiner, propagou um tríplice sistema de governo com o nome de “Sinarquia”.
No Brasil, em 1924, o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento tentou difundir a idéia. Em 1936, Sócrates Diniz e o General Pelio Ramalho tentaram lançar um movimento sinarquista, sem linhas definidas, porém enveredaram pelo socialismo utópico e pela orientação marxista.
Ainda, em 1936, na Faculdade Fluminense de Direito, é apresentada nova tese. Pensou-se, então, num sistema de equilíbrio de forças, em que a luta de classe teria um sentido construtivo, e, não, perturbador da ordem social. No entanto, o movimento se debilitou, e o Estado Novo dispersou o grupo.
A Democracia teve origem na Grécia clássica. Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função.
Embora estejam notavelmente disseminadas no mundo de hoje e seja difícil encontrar argumentos doutrinários contrários a elas que mereçam consenso, em muitas áreas do mundo, as idéias democráticas não são postas em prática pelos sistemas políticos. 
Se o Sistema Democrático se caracteriza pela liberdade de pensamento, que resulta na liberdade de expressão, na igualdade de direitos, e, conseqüentemente, que veio a resultar num Governo do povo, para o povo e pelo povo, a Sinarquia, além disso, caracteriza-se pelo Elevado Conceito Hierárquico, pelo Alto Conceito de Igualdade, pelo Perfeito Equilíbrio ou Entrosamento entre o Poder Temporal Político-Social e o Poder Espiritual.
No Regime Sinárquico o conceito hierárquico será bastante valorizado. A Ciência Esotérica ensina e a experiência humana confirma que a Hierarquia é universal. Existe um grão de areia e a maior de todas as estrelas. Essa compreensão levará o ser humano a um novo comportamento, que será o seu posicionamento dentro do que poderemos chamar de Ética Sinárquica ou Ética do 3º Milênio.
O Regime Sinárquico, motivará o médico, o advogado, o engenheiro, o pregador, o professor a unirem e empregarem seus conhecimentos e suas forças para educar ao longo das linhas de menor resistência, que é o método da natureza, para expressão plena da consciência superior do ser humano. 
Sinarquia é uma clareira luminosa, combatendo as teorias de Estado forte, totalitarismo e submissão aos potentados imperialistas. Ela mobiliza as forças vivas da Nação na luta da emancipação econômica, cultural e política. São cooperativas de crédito, produção, consumo e cultura.
Desse modo, a Sinarquia realizaria o equilíbrio entre o individualismo e coletivismo, afastando os três erros: o Capitalismo, o Fascismo e o Comunismo.
A Sinarquia vê, na individualidade, a vontade humana influenciando os acontecimentos. Característica esta que distingue o homem evoluído de nossos dias, do ser animalizado dos tempos primitivos. A Sinarquia toma o indivíduo como tese, por sua faculdade espontânea de agir e pensar.
Dentro do mais rigoroso agnosticismo, isto é, sem dogmatismo, a filosofia da Sinarquia é uma verdadeira crítica do conhecimento que progride com as descobertas da ciência, gerando um constante adaptar-se da consciência à realidade objetiva, numa dialética cético-relativista. Toda realidade social equivale a uma atitude moral, a um feixe de princípios filosóficos, uma arte etc. A Sinarquia, regime de síntese, encerra todas as concepções humanas.
A forma de governo ou sistema político-social mais perfeito, conquistado pela humanidade até o presente momento, foi o Sistema Democrático. Entretanto, diante do término do Ciclo de Piscis e o início do Ciclo de Aquarius, diante da entrada do 3º Milênio, quando novas perspectivas evolucionais se apresentarão para a humanidade, quando faculdades superiores (mental abstrato, intuitivo e crístico) começarem a se desenvolver no ser humano, o sistema Democrático, que tanto serviu à humanidade, já terá cedido seu lugar, por necessidade do progresso e da evolução, ao Sistema Sinárquico Universal.
Convido nossos leitores a pesquisarem esse tema – Sinarquia – e refletirem sobre o momento caótico e transitório que a humanidade está atravessando! 

*Compilações de vários estudos sobre o tema

Postar um comentário

0 Comentários