Uma das marcas de automóveis mais sofisticadas do mundo ganhou uma biografia de 269 páginas, com direito a muitas fotos e curiosidades. "Porsche - o homem, o mito, o carro" (296 páginas, editora Alaúde) conta como essa grife se tornou símbolo de poder, força, status, qualidade e tecnologia no universo automobilístico.
Escrita por Paulo Cesar Sandler, especialista no setor há mais de 40 anos, a obra mostra os projetos e registros históricos do Porsche, destacando o envolvimento do seu criador, Ferdinand Porsche, com o ditador Adolf Hitler (os dois aparecem na foto). Publicamente, os dois aparentavam ser amigos.
O autor acompanha a biografia de Ferdinand com as duas guerras mundiais, o nazismo e o pós-guerra, também relatando, com riqueza de detalhes, a estreita relação dele com as empresas Volkswagen, Daimler e a Mercedes. O livro fala também da revolução gerada pela marca nas competições esportivas, como a Fórmula 1 e Rally Paris Dakar. Há também fichas técnicas dos modelos célebres 356, 911, 993 e 959. "Porsche - o homem, o mito, o carro" abrange a atualidade, tratando do impacto da crise econômica iniciada em 2008 na marca, considerada não só uma joia do automobilismo mas um mito que atravessou o século.
0 Comentários