Da Redação
1755 – Nascimento de Samuel Hahnemann, o Pai da Homeopatia
Nesta data, nasceu Christian Friedrich Samuel Hahnemann, em Meissen, na Saxônia (atual Alemanha). Médico, químico e linguista brilhante, ele foi o criador da Homeopatia, sistema terapêutico baseado na ideia de que "semelhante cura semelhante". Hahnemann foi iniciado na Loja Zu den Drei Degen (Aos Três Sabres), em Leipzig, e sua trajetória maçônica refletia os ideais de fraternidade, ciência e cuidado com o ser humano. Seu legado atravessa os séculos, influenciando não apenas a medicina alternativa, mas também o pensamento maçônico humanista.
1809 – Carta Constitutiva da Ordem do Sagrado Templo e Sepulcro e de São João de Jerusalém
Em 11 de abril de 1809, o príncipe Edward, Duque de Kent – pai da Rainha Vitória e Grão-Mestre da Maçonaria Inglesa – outorgou a Carta Constitutiva de uma importante Ordem cavalheiresca: a Ordem do Sagrado Templo e Sepulcro e de São João de Jerusalém. Esta concessão reafirma o elo entre as tradições templárias e a Maçonaria, especialmente nos altos graus, onde a espiritualidade, o simbolismo e o ideal cavaleiresco ganham destaque.
1822 – Repressão à Maçonaria por José Bonifácio
No contexto político conturbado que antecedeu a independência do Brasil, o então ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros, José Bonifácio de Andrada e Silva, determinou ao Intendente da Polícia uma ação dura contra a Maçonaria. Em 11 de abril de 1822, ordenou que fossem cercadas “por força” as reuniões maçônicas, com prisão dos presentes e apreensão de documentos. Tal medida evidencia os conflitos entre o poder político e a influência maçônica nas decisões do Império nascente.
1832 – Comunicação obrigatória entre as Lojas Maçônicas
O Grande Oriente do Brasil, em 11 de abril de 1832, aprovou uma resolução determinando que todas as Lojas sob sua obediência comunicassem entre si os resultados dos processos de admissão – tanto os aprovados quanto os rejeitados. Essa decisão visava fortalecer os laços de confiança, segurança e integridade no processo iniciático, bem como prevenir a entrada de elementos indesejáveis ou não preparados nas fileiras da Ordem.
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