Efemérides do Dia 5 de Abril

O dia 5 de abril marca eventos significativos na história da humanidade, da cultura, da saúde e da Maçonaria. Abaixo, relembramos algumas dessas importantes efemérides:

1907 – Rudyard Kipling recebe o Prêmio Nobel de Literatura
Nesse dia, o escritor britânico Joseph Rudyard Kipling, maçom atuante, foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber essa honraria. Nascido em 30 de dezembro de 1865, em Bombaim (Índia), Kipling ingressou na Maçonaria muito jovem, aos 20 anos, na Hope and Esperance Lodge nº 782, fundada na Índia. Entre suas obras mais conhecidas está o clássico O Livro da Selva. Em sua produção maçônica destaca-se o poema Minha Loja-Mãe, em que expressa profundo afeto pelos valores e vivências da fraternidade. Kipling faleceu em Londres, aos 70 anos, em 18 de janeiro de 1936.

1893 – Fundação da “Droit Humain” na França
Em 5 de abril de 1893, foi fundada a Grande Loja Simbólica Escocesa “Le Droit Humain”, uma obediência maçônica mista, ou seja, aberta a homens e mulheres. O feito foi liderado pela pioneira Maria Deraismes, em parceria com George Martin, rompendo com os paradigmas da época ao promover a igualdade de gênero na iniciação maçônica. A “Droit Humain” se tornou uma referência internacional no campo da Maçonaria liberal e humanista, com presença em dezenas de países.

1968 – Assassinato de Martin Luther King Jr.
Embora tenha ocorrido em 4 de abril de 1968, é no dia 5 que o mundo começou a reagir com força à trágica notícia do assassinato do líder dos direitos civis norte-americanos, Martin Luther King Jr., em Memphis, Tennessee. Pastor batista, orador brilhante e ativista pacífico, King foi uma das maiores figuras da luta contra o racismo e pela igualdade social. Foi agraciado postumamente com a Medalha Presidencial da Liberdade (1977) e a Medalha de Ouro do Congresso (2004). Seu legado é homenageado todos os anos no feriado nacional dos EUA instituído em 1986.

DIA NACIONAL DO PARKINSONIANO
O 5 de abril é também o Dia Nacional do Parkinsoniano, dedicado à conscientização sobre a Doença de Parkinson, uma enfermidade neurológica crônica, progressiva e ainda sem cura definitiva. Descrita em 1817 pelo médico inglês James Parkinson, a doença afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos, comprometendo o controle dos movimentos, mas não interfere na memória ou na inteligência. Os avanços científicos nas últimas décadas, especialmente nas técnicas neurocirúrgicas e nos tratamentos medicamentosos, têm proporcionado uma melhor qualidade de vida aos pacientes, trazendo esperança a milhões de pessoas no Brasil e no mundo.



Postar um comentário

0 Comentários