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Publicado originalmente em 1949, este
artigo responde às seguintes perguntas: 1) Quem eram os Cavaleiros
Templários? 2) O que aconteceu em 13 de outubro de 1307? e 3) Como e
quando essa data foi vingada?
A origem da cavalaria está perdida no passado
sombrio. No início da Inglaterra, um cavaleiro parece ter sido um jovem
que frequentou um membro da corte; era uma posição de honra e de serviço e
poderia levar a tempo de reconhecimento e posição reais. Na Alemanha, o
cavaleiro primitivo pode ter sido considerado muito da mesma maneira, um
discípulo. Nos dois países, os cavaleiros eram obviamente jovens ambiciosos
e de alto astral, como se poderia esperar. Foi na França, no entanto, que
surgiu a idéia de cavalheirismo, e essa concepção se espalhou rapidamente por
toda a Europa. Alguns cavaleiros haviam se tornado úteis para os condes ou
bispos, que são os principais proprietários e magnatas e chefes militares do
reino e poderiam ser classificados como funcionários superiores em tempos de
paz, tornando-se líderes dos exércitos, tanto seculares quanto religiosos, em
outros tempos. De guerra.
É claro que havia muitos cavaleiros vagando
pela Europa em busca de aventura, mas no geral um cavaleiro era um elo
responsável na cadeia feudal que ia do rei ao camponês. Com o tempo, o
ideal da cavalaria chegou a prevalecer, e a alta honra que a acompanha parece ter
derivado do costume teutônico pré-histórico. O candidato teve que se
submeter a uma investigação rigorosa de seu caráter e qualificações. Então
a comunidade foi recebê-lo com cerimônia e investidura adequadas com espada e
escudo, com cinto e espada, ou com esporas e colarinhos dourados, geralmente
pelo pai do cavaleiro ou por algum personagem exaltado. Com o tempo,
aqueles que haviam lutado contra os sarracenos tornaram-se proeminentes e
receberam classificação e dignidade, independentemente de nascimento ou riqueza.
Os Cavaleiros Templários, ou Pobres Soldados
de Cristo e do Templo de Salomão, eram uma das três ordens militares mais
destacadas da Idade Média na cristandade. A irmandade foi fundada, por
volta de 1118, por Hugues de Payns, um nobre que residia perto de Troyes, na
Borgonha, e Godefroy de St. Omer (ou Aldemar), um cavaleiro normando.
Seu objetivo original era proteger os
peregrinos em lugares sagrados, principalmente aqueles que buscavam o Santo
Sepulcro. A princípio, havia oito ou nove cavaleiros templários. Eles
se uniram como uma irmandade de armas e fizeram votos de castidade, obediência
e pobreza, de acordo com o governo de São Bento. Também é registrado que
eles se comprometeram a lutar contra a ignorância, a tirania e os inimigos do
Santo Sepulcro, e "a lutar com uma mente pura pelo rei supremo e
verdadeiro".
Baldwin I , rei de
Jerusalém, designou alojamento para eles em seu palácio, que ficava no local do
templo de Salomão. Dessa maneira, seu nome, Templários, foi
derivado. A princípio, os cavaleiros não usavam uniforme ou uniforme,
nada, de fato, a não ser as roupas descartadas que lhes eram dadas em
caridade. Foi a pobreza, sinceridade e zelo da ordem em seus primeiros
anos que a dotaram de importância. Eles procuraram os pobres e os párias, os
excomungados e os indesejados, e os pastorearam em seu rebanho.
Hugues de Payns, acompanhado por vários de
seus cavaleiros, voltou para casa em 1127 com o objetivo de garantir sanção
eclesiástica adequada para alguns dos privilégios especiais que a ordem
usurpara. Entre os privilégios muito especiais estava a imunidade à
excomunhão, que ameaçava muitos problemas. Bernardo de Clairvaux, o maior
abade de seus dias, recebeu Hugues de Payns, e não apenas elogiou os Cavaleiros
Templários, mas foi muito além. O futuro São Bernardo não compareceu ao
Concílio de Troyes em 1128, no qual a Regra do Templo foi redigida, mas ele
parece ter inspirado - a constituição, o ritual, a disciplina e o âmago da
ordem.
Finalmente, surgiu a idéia de que, no domínio da ordem, existia uma "regra secreta" e uma lenda rapidamente cresceu em torno dessa "palavra perdida". Com o tempo, isso foi o fim da ordem. Provavelmente, toda a Regra do Templo nunca foi escrita, sendo suas partes mais essenciais transmitidas de boca em boca, por símbolo e sinal e protegidas pelas devidas salvaguardas. O ponto importante era que a ordem agora possuía amplo reconhecimento e autoridade e, a partir desse momento, poder e tesouro fluíam em suas mãos em um fluxo interminável e crescente.
Os Templários e as Cruzadas estão sempre
associados à história e à lenda. Os Templários, em um tempo
surpreendentemente curto, se espalharam pela cristandade. Eles tinham
milhares das mansões mais gordas do mundo cristão. Eles se tornaram os
banqueiros da época, a troca de dinheiro entre a Europa e o Oriente, a empresa
de confiança da época.
Eles concederam empréstimos a príncipes,
dotes para rainhas, resgates para grandes guerreiros, cofres de depósito de
segurança para o tesouro de imperadores e papas. Seus capítulos eram as
escolas de diplomacia da época, campos de treinamento para futuros governantes,
faculdades de comércio e finanças, santuários para todos que precisavam de
proteção, altos ou baixos. Era inevitável que eles atraíssem para si mesmos
a inveja das ordens e guildas menos afortunadas. Com o tempo, de fato
antes da morte de São Bernardo, em 1153, eles não apenas receberam o tributo de
reis e cardeais na forma de terras e tesouros, mas também se libertaram da
necessidade de pagar impostos, dízimos ou tributo a qualquer poder, príncipe ou
papa, que privilégio eles reivindicaram como defensor da Igreja. Isso foi
o suficiente para trazer sobre si o acerto de contas inevitável da ambição
exagerada, mas eles foram além, muito mais longe. Eles não apenas
reivindicaram a isenção da excomunhão, mas reivindicaram a isenção de todos os
decretos papais, exceto aqueles especialmente destinados a eles pelo nome, e
não deviam lealdade a nenhum poder ou autoridade na terra, exceto sua própria
cabeça, o Bispo de Roma. Eles se tornaram uma ordem social, econômica,
política e religiosa separada, atravessando e transcendendo reinos, principados
e arquidioceses, com apenas o Vice-Gerente de Deus superior ao seu
Grão-Mestre.
Os enormes poderes dos Cavaleiros Templários
provavelmente seriam desafiados pelos papas e também pelos reis que exigiam
lealdade em seus reinos. A ordem se encontrava em situações cada vez mais
comprometedoras, vítima de traição por parte de reis e príncipes da Igreja ou
instigadora de truques e subterfúgios por sua própria parte para preservar seus
poderes. O rei da França, Filipe, a Feira, decidiu unir os hospitaleiros e
os templários em uma grande ordem: os Cavaleiros de Jerusalém, cujo grão-mestre
sempre seria príncipe da casa real da França. O grão-mestre dos cavaleiros
templários era invariavelmente o mestre dos templários em Jerusalém e em Chipre
após a perda da Terra Santa para os turcos. Chegou a tempo de viver de
maneira suntuosa, condizente com sua grande riqueza e vastos poderes. No
campo, durante as campanhas, ele ocupou uma grande tenda redonda, com o
galhardete preto e branco voando acima do seu pico alto, levando a cruz
vermelha dos Templários. Os grão-comandantes regionais receberam honras
semelhantes e ninguém teve precedência sobre eles, exceto o grão-mestre, quando
ele esteve presente.
Sabemos pouco sobre as cerimônias de
iniciação dos Cavaleiros Templários. Provavelmente houve algum ritual de
limpeza, vestido de branco, a vigília a noite toda e a Santa Comunhão, esporas
douradas, espada ou outro presente de honra e, finalmente, o juramento e
elogio. Certamente, a ordem era uma instituição cristã. O grito de
guerra deles - Beauseant! - também inscritos em seus estandartes e
galhardetes, prometeram lealdade aos amigos e prometeram terror aos
inimigos. Da mesma forma, tanto uma oração quanto uma promessa eram as
palavras conhecidas:
Non nobis, Domine, non nobis, nomeado
por gloriam.
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu Nome seja a glória.
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Teu Nome seja a glória.
Jacques de Molay foi o vigésimo segundo e
último grão-mestre dos cavaleiros templários. Ele nasceu por volta de 1240
em Besançon, no Ducado da Borgonha, e era de família nobre, mas pobre. Ele
foi admitido na ordem de cavalaria, em 1265, em Beaune e seguiu em breve para a
Terra Santa, sob o grão-mestre William de Beaujeu, para lutar pelo Santo
Sepulcro. Jacques de Molay permaneceu na Terra Santa por muitos anos, pois
ainda estava na ordem em Jerusalém quando, por volta de 1295, foi eleito
grão-mestre com a morte do grão-mestre Gaudinius - Theobald de
Gaudilai. Após a perda da Palestina pelos Templários, de Molay levou seus
poucos cavaleiros restantes para a Ilha de Chipre. Em 1305, ele foi
convocado para uma conferência com o papa Clemente V, quem afirmou que
desejava considerar medidas para estabelecer uma união entre os templários
rivais e os hospitaleiros. Havia uma longa e amarga disputa entre as duas
grandes ordens.
No entanto, ambos haviam concordado em não
aceitar membros disciplinados que desejassem transferir sua lealdade de uma
ordem para a outra. Além disso, na batalha, foi permitido que membros que
se tornaram irremediavelmente separados do corpo principal de uma ordem se
unissem sob a cruz da ordem rival, se perto.
Jacques de Molay, acompanhado por sessenta
cavaleiros, fez um progresso real para o oeste. Ele convocou o papa que o
consultou sobre uma nova cruzada, e de Molay solicitou uma investigação sobre
as acusações que já estavam sendo feitas abertamente contra a
ordem. Finalmente, ele chegou a Paris com pompa real. Filipe, o Rei
da França, prendeu repentinamente todos os Cavaleiros Templários da França, em
13 de outubro de 1307, de Molay e seus sessenta amigos entre eles. Eles
foram levados à Universidade de Paris e as acusações foram lidas.
De Molay passou cinco anos e meio na
prisão. Dos presos, cento e vinte e três cavaleiros da ordem
"confessaram sob a tortura da Inquisição". Alguns confessaram
que nas cerimônias de iniciação cuspiram no crucifixo. Quando chegou a vez
do Grão-Mestre, ele também confessou, aparentemente sob acusações falsas
preparadas previamente pela Inquisição, temendo tortura, mas negou
indignadamente as acusações de práticas grosseiras e exigiu audiência com o Po
pe. O próprio Papa acreditava que os Templários eram culpados, pelo menos
em algumas acusações, mas ressentia-se da intrusão de Filipe no que considerava
sua própria delegacia especial, apesar de dever sua grande tiara papal a
Filipe.
Muitos retrataram suas confissões sobre sua
indignidade com o crucifixo, apenas para serem queimados na
fogueira. Muitos que voltaram para suas casas por toda a cristandade se
retrataram, mas a Inquisição os seguiu e eles queimaram.
Despotismo, nu e cruel, sem escrúpulos ou
qualquer capacidade de vergonha, havia se espalhado pelo mundo. Foi uma
técnica nova e sangrenta que se mostrou muito eficaz nas mãos dos tiranos -
tanto seculares quanto religiosas. A civilização era ouvir bastante sobre
essa regra arbitrária, esse resumo e totalitarismo vingativo, sem consciência,
faminto por poder, totalmente perverso, completamente louco. Em 1311,
Clemente e Filipe se reconciliaram, o que preparou o caminho para o ato final
da tragédia.
No ano seguinte, em Viena, o papa condenou a
ordem em um sermão, enquanto Filipe estava sentado à sua mão direita. Mais
tarde, o inevitável ocorreu; os Cavaleiros Templários foram
divididos. Grande parte de seu tesouro foi entregue aos Cavaleiros de São
João, mas Filipe, o Belo e Clemente V, reservaram terras e tesouros, castelos e
abadias para si e para seus amigos.
Nenhuma audiência completa parece ter sido
dada a todas as acusações ou a qualquer julgamento abrangente proferido sobre a
ordem como um todo. No entanto, em 1314, Jacques de Molay, cujo medo o
tornara uma figura patética e cujas “confissões” covardes contrárias ao
juramento de sua ordem enviaram centenas à morte, confessaram novamente,
retrocederam sua confissão, confessaram novamente, cada o tempo encolhendo
miseravelmente em estatura, tanto como homem quanto como grão-mestre, e tendo
humilhação e desgraça absoluta, amontoavam-se sobre ele por suas dores.
Finalmente, após o longo encarceramento,
tragédia e tristeza de tudo, ele foi levado ao cadafalso em frente a Notre Dame
em Paris, em companhia de seu amigo Gaufrid de Charney, preceptor da
Normandia. Os legados papais estavam presentes e uma vasta multidão de
pessoas encheu a praça. Ele deveria confessar por acordo e ouvir os
legados sentenciá-lo à prisão perpétua. Jacques de Molay finalmente
expiou. Em vez de confessar, proclamou a inocência da ordem. O rei
Filipe, a Feira, não hesitou ou consultou os legados do papa; De Molay
havia queimado imediatamente "entre os agostinianos e o jardim
real". Guido Delphini foi queimado com eles, e também o jovem filho
do delfim de Auvergne.
Com seu último suspiro, Jacques de Molay
gritou para a multidão que King e Pope o encontrariam em breve diante do
tribunal de Deus. As pessoas comuns juntaram suas cinzas e, antes de
muitos dias, como Molay havia predito, Clemente V e Filipe, o Belo, estavam
mortos.
O imortal Dante manteve a inocência dos
Cavaleiros, assim como muitos outros famosos contemporâneos. Hoje, é
geralmente admitido que a Inquisição foi aos pobres cavaleiros na prisão,
disse-lhes que seus oficiais haviam confessado cuspir no Crucifixo e depois torceram
deles “confissões” pela mais brutal de todas as instituições. As
confissões são todas descontadas. A evidência contra eles era de seus
rivais, dominicanos, franciscanos e outros, todos sem valor.
A Ordem mantinha o turco sob controle e
mantinha vivo o sonho de uma cristandade unida. Dera ao mundo a idéia do
cavalheiresco como homem religioso, o servo de seu estado não tinha vergonha de
possuir o seu Deus. Ele preparou o caminho para a grande parte dos leigos
na vida religiosa das nações. Era a escola de diplomacia e comércio, de
finanças e opiniões internacionais. Aqueles que destruíram a ordem abriram
caminho para conquistas turcas no Ocidente. Eles também divulgaram os
horrores do despotismo, dos julgamentos por pogrom e expurgo, que se acenderam
novamente nos dias perversos de São Bartolomeu e nos dias loucos da Revolução
Francesa - o culto à crueldade, que seguiu seu curso mesmo no Novo mundo com
caça a bruxas e queimadas, e que ainda não está morto. Foi dito que em 13
de outubro de 1307, foi um dia de humilhação para toda a raça. Se o
mundo se lembra e recupera seu senso de vergonha, sua capacidade de indignação,
pode não ter sido em vão.
A Idade Média já passou e rios profundos de
sangue cristão fluíram por duzentos e cinquenta anos, antes que o turco fosse
expulso da península espanhola. Sob Dom João da Áustria, os estados do
Mediterrâneo, organizados em uma liga, enviaram uma armada de duzentos navios
contra a frota turca que navegara para o oeste de Chipre e
Creta. Christian conheceu sarraceno em Lepanto, em 7 de outubro de 1571,
quebrou o poder naval dos turcos para sempre e estabeleceu barricadas à sua
expansão ocidental até hoje.
Assim, foi 13 de outubro de 1307, finalmente
vingado. Quase todos os estados europeus e famílias nobres estavam
representados. Havia também um humilde espanhol que quebrou o braço, mas
que viveu para escrever um livro, com sua única mão boa, o romance Don Quixote,
que ria dos últimos resíduos de uma cavalaria corrupta e falsa da
Europa. Ele morreu em 1616, o ano em que Shakespeare morreu, e uma era
terminou. A era do homem comum se seguiu; um novo dia amanheceu.
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