MAÇONARIA EM ISRAEL ONDE OS ÁRABES E OS JUDEUS ABRAÇAM COMO IRMÃOS

Por Leon Zeldis (*)

 Lendo jornais e assistindo o noticiário da noite, pode-se ter a idéia de que em Israel estamos vivendo um constante estado de guerra, passando por frequentes atos terroristas, e somos divididos por um ódio antigo e profundo entre as comunidades religiosas e nacionais que compartilham nossas comunidades. terra, árabes e judeus.

Tennyson disse uma vez, que uma mentira completa pode ser enfrentada e combatida com franqueza, mas uma mentira que é parcialmente uma verdade é mais difícil de combater.

Eu posso lhe trazer boas notícias. O que afirmei no parágrafo inicial é apenas parcialmente verdadeiro, mas há outra verdade, mais importante, porque dá esperança para o futuro. A verdade é que existem árabes e judeus que vivem em paz, prontos para aprender sobre os outros, para descartar estereótipos antigos e desenvolver uma comunidade de entendimento civil.



Para começar, tenha em mente que em Israel vivem mais de um milhão e meio de cidadãos árabes, a maioria muçulmanos, que gozam de todos os direitos de uma sociedade livre e democrática.

No entanto, talvez o lugar onde essa verdade da coexistência pacífica encontre sua melhor expressão, onde é mais evidente, mais genuína, seja dentro das Lojas Maçônicas.

A Grande Loja de Israel tem cerca de 70 lojas ativas, com cerca de 2000 membros. Nosso país é um país de imigrantes, e isso se reflete no fato de termos lojas trabalhando em oito idiomas diferentes. Além do hebraico e do árabe, que são os idiomas oficiais de Israel, temos lojas trabalhando em inglês, espanhol, francês, alemão, russo, romeno e turco.

Nossos oficiais da Grande Loja incluem três portadores do Volume da Lei Sagrada: um para o Tanakh , ou Bíblia Hebraica, outro para a Bíblia Cristã e o terceiro para o Corão. Esses três volumes são colocados no altar da Grande Loja e nos de muitas lojas individuais.

A maioria das lojas israelenses trabalha em hebraico, mas cinco lojas trabalham em árabe, duas delas na cidade sagrada de Nazaré. E temos muitos irmãos árabes que são membros de lojas de língua hebraica.

Essa tradição de fazer da Loja Maçônica um lugar de união, de promover a compreensão e a tolerância, começou com o início da Maçonaria Especulativa; de fato, este é um dos pilares da Maçonaria.

A primeira cerimônia maçônica registrada na Terra Santa foi organizada por um americano, Robert Morris, ex-grão-mestre de Kentucky, que havia chegado ao Oriente Próximo em busca de antiguidades maçônicas para provar as origens antigas de nosso ofício. Morris não encontrou nenhuma prova desse tipo, mas encontrou alguns maçons que moravam em Jaffa e Jerusalém, e estes, unidos por alguns maçons entre oficiais navais britânicos visitantes, foram reunidos por Morris e constituídos no grupo que ele grandemente denominou "Reclamação" Loja de Jerusalém ", e estes, na quarta-feira, 13 de maio de 1868, realizaram uma reunião nas pedreiras do rei Salomão, uma caverna profunda sob a cidade antiga de Jerusalém.

A lista dos participantes da cerimônia incluía o governador turco de Jaffa, Nureddin Effendi e o oficial britânico Charles Warren, que mais tarde se tornou o primeiro mestre de adoração da loja de pesquisas Quatuor Coronati. Mesmo assim, neste nascimento simbólico da Maçonaria na Terra Santa, encontramos cristãos de várias denominações e um muçulmano unindo as mãos sob a égide da Maçonaria.

A primeira loja real a ser estabelecida na Terra Santa também foi obra de Rob Morris, assegurando uma Carta da Grande Loja do Canadá na Província de Ontário, para uma loja trabalhar "em Jerusalém e arredores". A carta foi emitida em 17 de fevereiro de 1873 e a Royal Solomon Mother Lodge N ° 293 foi formalmente consagrada em 7 de maio.

Os signatários da petição para esta loja incluíam Robert Morris, John Sheville, Rolla Floyd, Richard Beardsley, Charles Netter e Peter Bergheim.

Morris, Sheville, Floyd, Beardsley e Bergheim eram cristãos, enquanto Netter era judeu.

Charles Netter (1826-1882) havia sido um dos fundadores em 1860 da Alliance Israelite Universelle , a sociedade francesa formada para defender os direitos dos judeus e promover a educação judaica no Oriente Médio.
Netter também fundou em 1870 a primeira escola agrícola na Palestina, Mikve Israel , que serviu de base para o desenvolvimento da agricultura na Terra Santa.

O primeiro candidato a petição à loja - em sua primeira reunião - foi Moses Hornstein, judeu de Odessa. Ansioso para aumentar seu número, a loja nomeou um Comitê de três e uma reunião foi realizada no dia seguinte para votar e iniciar Hornstein. No dia seguinte, o novo Irmão foi passado para o Companheiro de Artesanato e, um dia depois, ele foi elevado ao Sublime Grau de Mestre Maçom. Na mesma reunião, os oficiais da loja foram eleitos e Hornstein foi nomeado diácono júnior.



Um árabe cristão de origem libanesa, Alexander Howard, era outro membro da loja. Howard, cujo nome verdadeiro era Iskander Awad, era uma figura colorida cujo trabalho como agente local de Thomas Cook (que começou na época em suas viagens ao Oriente Médio) lhe deu status - e renda - que lhe permitiram se tornar um influente empresário em Palestina otomana. Ele possuía hotéis em Jaffa e Jerusalém.

Howard também foi o primeiro a construir casas além dos muros da cidade antiga de Jaffa. De fato, um quarteirão inteiro recebeu o nome dele e sua própria casa se tornou um templo maçônico. O edifício permanece até hoje e o mármore frisa sobre a entrada, com o lema " Shalom para Israel " em hebraico. As relações de boa Howard mantidos com a comunidade judaica local se refletem no fato de que sua casa também serviu como um ponto de encontro para as ondas de imigrantes judeus que vieram para a Terra Santa no final da 19 ª século e início do 20 º . Por volta de 1890, tornou-se a sede do Comitê Central do Hovevei Zion (Amantes de Sião), um movimento sionista pioneiro de judeus russos que promoveu a colonização na Palestina.

Outro irmão judeu que mencionarei é Joseph Amzalak. Ele pertencia a uma família de ricos judeus sefarditas, que em suas andanças após a expulsão da Espanha em 1492, eventualmente, se estabeleceram em Marrocos durante os 16 th e 18 th séculos, em seguida, mudou-se para Gibraltar. Joseph nasceu na colônia britânica. Em 1824, ele havia se estabelecido na Palestina. Ele era o judeu mais rico de Jerusalém e construiu uma das casas mais bonitas da Cidade Velha, perto do portão de Jaffa.

O alojamento real de Salomão tinha uma existência conturbada. A falta de experiência no procedimento maçônico e a falta de comunicação com a Grande Loja levaram os irmãos a freqüentes lapsos do protocolo maçônico. Eventualmente, a Grande Loja do Canadá solicitou o retorno da carta e a loja foi finalmente apagada dos rolos.

Um grupo de irmãos, no entanto, queria trabalhar regularmente e decidiu estabelecer outra loja. Eles solicitaram a Ordem Oriental Misraim no Egito e obtiveram uma carta por volta de 1890, fundando a loja do Templo do Porto de Salomão em Jaffa. A loja desfrutou de um período de glória quando alguns maçons franceses, engenheiros que vieram para construir a ferrovia Jaffa - Jerusalém, entraram na loja. Após a partida, no entanto, a loja declinou e, no final do século, desapareceu.

Os irmãos restantes perceberam que precisavam encontrar um novo lar e, em fevereiro de 1906, um grupo realizou uma reunião e decidiu fundar um novo alojamento, escolhendo o nome L'Aurore (The Dawn, ou Barkai em hebraico). O nome escolhido não foi acidental, porque 1906 foi o ano em que Alfred Dreyfus foi finalmente exonerado de todas as acusações na França, e o principal motor da luta pública para limpar seu nome era Emile Zola, cujo artigo "Eu acuso" foi o ponto de virada nessa luta. O artigo apareceu na primeira página do jornal L'Aurore !

Um dos maçons Jaffa era Maurice Schönberg, um relojoeiro judeu que instalou os quatro relógios na torre de Jaffa. A torre do relógio é um marco da cidade existente até hoje. Schönberg, cujos negócios o levavam muitas vezes a Paris, estabeleceu contatos com o Grande Oriente da França. Em 13 de março de 1906, os membros da recém-formada Loja Barkai apresentaram uma petição formal ao Grande Oriente, assinada por doze irmãos. Um deles era Alexander Fiani, um comerciante cristão nascido em Beirute, que foi proposto como o primeiro mestre da loja. Os outros peticionários eram judeus.

O primeiro maçom a se filiar à loja, no entanto, foi um cristão, César Araktingi, exportador de frutas cítricas (as famosas laranjas Jaffa) e vice-cônsul da Grã-Bretanha, iniciado em 18 de outubro de 1891. Sua afiliação ocorreu em 13 de março de 1906, no mesmo dia em que a petição de Barkai foi formulada.

Outro membro de Barkai foi David Yudelovich, jornalista que escrevia para o artigo de Ben Yehuda, Ha'tsvi. Ben-Yehuda, como sabemos, foi a força principal no reavivamento e renovação da língua hebraica para uso diário.

Araktingi logo substituiu Fiani como Mestre da Loja, e continuou mantendo essa posição até 1929, ou seja, por 23 anos. Durante o período pré-guerra, até 1914, a loja iniciou mais de cem novos membros. Uma análise de sua afiliação religiosa é incerta, porque podemos confiar apenas em seus nomes e, às vezes, em sua ocupação. Então, como agora em Israel, a religião do candidato nunca é solicitada ou registrada.

Os membros da loja incluíam muitas personalidades importantes: os prefeitos de Gaza e Nablus, gerentes de bancos, chefe de polícia de Jaffa, advogados, juízes, agricultores, comerciantes, médicos, farmacêuticos e engenheiros. Em todas essas áreas é possível encontrar árabes, turcos, judeus e armênios.  

É interessante notar a presença de cônsules persas no alojamento. O Irã foi o lar de uma Maçonaria florescente até a queda do xá, quando a Ordem foi banida e dissolvida. Existe uma Grande Loja do Irã no Exílio, com sede na Califórnia.

A feliz situação de coexistência pacífica entre as várias comunidades da Palestina foi interrompida pela Grande Guerra de 1914-1919. O desmembramento do Império Otomano resultou na criação de várias nações no Oriente Médio, com uma divisão de "áreas de influência" entre a Inglaterra e a França. A Inglaterra assumiu o controle da Palestina, que na época incluía os territórios dos dois lados do rio Jordão.


Em 1932, após uma amarga luta na Maçonaria Egípcia, dividiu-se em duas Grandes Lojas. As lojas da Terra Santa, sob jurisdição egípcia, decidiram se tornar independentes, formando a Grande Loja Nacional da Palestina. A maioria dos irmãos era judia; no entanto, o caráter não-sectário das lojas é confirmado pelo fato de que a cerimônia de fundação da nova Grande Loja foi presidida por M :. W:. Mano:. Fuad Bey Hussein, Grão-Mestre da Grande Loja do Egito. Mano. Shuqri Houri, também árabe, foi eleito para sentar no trono do rei Salomão; infelizmente, ele morreu antes de poder ser instalado no cargo, mas ainda é considerado o primeiro grão-mestre.

Apesar das relações conturbadas entre as comunidades árabe e judaica, a Grande Loja fazia esforços constantes para atrair candidatos de todas as comunidades não-judaicas: árabes cristãos e muçulmanos, armênios, Druse e Bahai.

Os Drusos constituem uma comunidade étnica e religiosa distinta. Eles vivem no norte de Israel e no sul da Síria e do Líbano. A religião deles é monoteísta e muito secreta.

O Bahai é uma religião fundada em 1863 no Irã que enfatiza a unidade espiritual de toda a humanidade. Sofrendo perseguição religiosa no Irã, estabeleceu sua sede mundial na cidade de Haifa, em Israel.

Após o estabelecimento do Estado de Israel em 1948 e a criação da Grande Loja do Estado de Israel em 1953, a Maçonaria na Terra Santa foi finalmente unida sob o mesmo teto, incluindo todas as 31 lojas que operavam na época no país.

A Galiléia Lodge recebeu o número 31 na lista da Grande Loja do Estado de Israel. Trabalhou em árabe na cidade de Nazaré, com membros de árabes cristãos e muçulmanos.

A Grande Loja de Israel fez esforços para aumentar o número de lojas árabes. Novas lojas foram estabelecidas em Acco, o antigo porto de São João do Acre, a fortaleza dos cruzados que Napoleão não conseguiu conquistar; e na aldeia de Kfar Yassif, na Galiléia Ocidental, que tem um grande número de irmãos Druse.

Outra loja de língua árabe, Ha-Lapid (A Tocha) N ° 65, (em árabe: el Shu'ia ) que integra maçons muçulmanos, cristãos e judeus, foi fundada em Jerusalém em 1974 (um ano após a Guerra do Yom Kipur) ) Seu primeiro mestre foi judeu: David Greenberg.

Finalmente, em 1983, Nazareth Lodge foi fundada naquela cidade, com membros cristãos e muçulmanos, trabalhando em árabe

Uma loja de língua hebraica com membros árabes-judeus, Na'aman Lodge # 61 , foi fundada em 1968 em Haifa, uma cidade que sempre teve uma composição étnica mista. Dos 32 mestres que a loja possuía entre 1968 e 2003, 19 (mais da metade) eram árabes.

Os oficiais da Grande Loja sempre incluíram árabes e judeus. De fato, MW Bro. Jamil Shalhoub, advogado árabe de Haifa, foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja de Israel em 1981 e em 1982 foi reeleito para um segundo mandato. MW Bro. Nedim Mansour, um árabe cristão de uma vila perto de Haifa, também foi eleito Grão-Mestre em 2010, servindo por dois anos.

Nossa Fraternidade não é uma relíquia ultrapassada de glórias passadas; é uma instituição que proclama sua fé no valor do ser humano e da vida humana, na validade permanente do juízo moral, na importância de assumir a responsabilidade pelas próprias palavras e ações, na irmandade universal do homem sob a paternidade do pai. Deus.

A Maçonaria não é utopia, somos construtores, não construímos castelos no ar, mas torres de força, de força moral, e não forjamos cadeias de escravidão, mas os elos do amor fraterno que transcendem a linguagem e a distância.

O mundo precisa da Maçonaria agora mais do que nunca. De nossa parte, o que precisamos é de entusiasmo, disposição para assumir o fardo de fazer ouvir nossa voz, ensinar tolerância, combater preconceitos e ódios, para que nossos ideais se tornem nossa missão diária.

(*) Leon Zeldis

Assistente Grão-Mestre, Grande Loja do Estado de Israel
Ex-grão-comandante soberano, 
Conselho Supremo 33 ° AASR de Israel




Postar um comentário

0 Comentários