Por Kennyo Smail
1. Introdução
A
Maçonaria possui diferentes tipos de calendários, usados nos mais diversos
ritos e épocas, cada um com sua própria lógica e significados. Porém, isso tem
gerado certas confusões históricas, principalmente no Brasil, com sua
pluralidade de Ritos e carência de registros legais disponíveis, de bibliotecas
maçônicas e, principalmente, de literatura maçônica de qualidade. Nesse cenário
caótico, muitas vezes as Obediências Maçônicas, Lojas e demais corpos maçônicos
brasileiros encontram dificuldades e não encontram consenso na adoção dos
calendários utilizados em seus certificados.
Pensando
nisso, este artigo tem por objetivo disponibilizar uma relação dos tipos de
calendários maçônicos existentes e seus mecanismos de funcionamento, de forma a
esclarecer de uma vez por todas esse tema, disponibilizando aos interessados,
sejam estudiosos de Maçonaria ou secretários com a missão de confeccionar
diplomas, acesso a informação organizada e confiável.
Dessa
forma, espera-se colaborar com a redução de confusão resultante do registro de
data em atas, documentos e certificados maçônicos brasileiros, matéria essa que
deveria ser das mais simples, mas que faz com que até comemoremos o Dia do
Maçom no dia errado.
2. Tipos de
Calendários
2.1. Calendários
Não-Maçônicos
Calendários
que não são genuinamente maçônicos, mas suas menções são importantes, visto que
servem de base para o cálculo de um ou mais sistemas de datação utilizados na
Maçonaria. Há vários outros calendários não maçônicos que foram ou ainda são
utilizados em algumas situações, entretanto, por não terem relação direta com
os calendários maçônicos apresentados neste artigo, não serão mencionados.
2.1.1. Era Comum,
Era Corrente ou Era Vulgar (E.´. V.´.)
Também
conhecido como Anno Domini, termo em latim que significa “Ano de nosso Senhor”,
o qual pode ser encontrado por sua sigla, A.´. D.´.. Trata-se do calendário
gregoriano, promulgado pelo Papa Gregório XIII em 24 de Fevereiro de 1582
(THIBAULT, 1981), e adotado como ano civil em praticamente todos os países. O
Papa Gregório determinou a criação de um novo calendário porque o calendário
juliano, que se utilizava desde 46 a.C., arredondava o ano solar para 365 dias
e 6 horas, o que dava uma diferença de mais de 11 minutos por ano em comparação
com o ano solar real (COIL, 1961, p. 112). Com o passar dos séculos, isso havia
gerado uma diferença de dias, e o Papa desejava determinar corretamente a data
da Páscoa. Naquele ano de 1582, a quinta-feira do dia 04 de Outubro, foi
seguida por uma sexta-feira, dia 15 2Originalmente publicado em:
http://www.noesquadro.com.br/de Outubro, corrigindo o desvio do calendário
anterior, e os anos passaram a ter exatos 365 dias, adotando-se o sistema de
anos bissextos para suas correções periódicas.
Esse
é o calendário que dá origem ao formato do dia 20 de Junho de 2013, data que
servirá de comparação aos demais calendários. A Maçonaria deve utilizá-lo para
todos os documentos, atas e certificados legais e para pranchas e comunicações
direcionadas a pessoas ou instituições do mundo profano.
2.1.2. Calendário
Judaico
Calendário
utilizado no Judaísmo, adotado principalmente para as datas religiosas(BASSINI,
2004). Os judeus ortodoxos também utilizam para registrar nascimentos,
casamentos e outras datas importantes. Trata-se de calendário no qual os meses
são baseados no ciclo lunar, enquanto os anos são baseados no ciclo solar.
Dessa forma, os anos se intercalam entre de 12 e 13 meses. Mas é desaconselhada
aos corpos maçônicos a utilização desse calendário, visto ser um calendário religioso.
No
calendário judaico, a data de 20 de Junho de 2013 é: 12 de Tamuz de 5773.
2.2. Calendários
Maçônicos
2.2.1. Calendário
da Maçonaria Simbólica
A
Maçonaria Simbólica, ou seja, as Obediências Maçônicas e suas Lojas, deve
adotar o Anno Lucis (Ano da Luz), abreviado como A.´. L.´.. Sua data é
calculada acrescentando 4000 anos à data do ano civil corrente.
A
adoção do Anno Lucis na Maçonaria Simbólica foi iniciativa de James Anderson,
que acreditava que a Maçonaria deveria ter uma forma própria de marcar as
datas, diferente de calendários religiosos como o judaico e o gregoriano. Ele
tomou por base os cálculos de um arcebispo anglicano irlandês, James Ussher,
que determinou, com base nos registros bíblicos, que o mundo teve origem no ano
de 4.004 a.C. (BARR, 1985). Para facilitar a utilização, Anderson arredondou a
criação do mundo para 4.000 a.C. (COIL, 1961, p. 112).
Dessa
forma, tendo como exemplo o dia 20 de Junho de 2013, tem-se: 20 de Junho de
6013 do A.´. L.´.. Esse é o sistema utilizado pelas Grandes Lojas de todo o
mundo, e o recomendado às Lojas e Grandes Lojas ou Grandes Orientes brasileiros
para utilização nos certificados de concessão dos graus simbólicos, cartas
constitutivas e demais documentos que sejam estritamente maçônicos. Sugere-se a
utilização desse calendário no Simbolismo, independente do Rito adotado na
Loja, de forma a padronizar a datação de certificados e cartas constitutivas
pelas Obediências, reduzindo assim possíveis confusões. Dessa forma, os
calendários específicos dos ritos têm suas adoções restritas aos seus
respectivos Altos Graus.
2.2.2. Calendário
do Rito Escocês Antigo e Aceito
Houve
ocasiões no passado em que se verificou o uso do calendário hebraico em alguns
Supremos Conselhos do REAA, adotando a sigla A.´. H.´., de Anno Hebraico, após
a data (MACKEY, 1914, p. 129). No entanto, via de regra, atualmente adota-se
nos Altos Graus do REAA o sistema de Anno Mundi (Ano do Mundo), A.´. M.´., que
é inspirado no Calendário Judaico, apesar de diferente desse. O sistema
funciona da seguinte maneira nos dois Supremos Conselhos do REAA
norte-americanos: Entre 01 de Janeiro e 31 de Agosto, deve-se adicionar 3760 anos
ao ano civil corrente. Já entre 01 de Setembro e 31 de Dezembro, deve-se
adicionar um ano extra, ou seja, 3761 anos ao ano civil corrente. Dessa forma,
todo ano inicia-se no dia 01 de Setembro do ano anterior e encerra-se em 31 de
Agosto do ano corrente, devendo os meses serem mencionados por número ordinal.
Assim sendo, Setembro é o 1º mês, Outubro o 2º, Novembro o 3º, e Agosto o 12º.
Trata-se de sistema adotado pela maioria dos Supremos Conselhos do Rito no
mundo. Como exemplo, o dia 20 de Junho de 2013 seria 20 do 10º mês de 5773 do
A.´. M.´.
2.2.3. Calendários
do Rito de York
2.2.3.1. Calendário
da Maçonaria Capitular ou do Real Arco
Os
Graus Capitulares do Rito de York abrangem um sistema de 04 graus: Mestre de
Marca, Past Master, Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco. Esses graus são
concedidos em Capítulos de Maçons do Real Arco, subordinados a Grandes
Capítulos de Maçons do Real Arco, os quais são filiados ao Grande Capítulo
Geral de Maçons do Real Arco Internacional (General Grand Chapter of Royal Arch
Masons International). Esses corpos adotam o Anno Inventionis, que significa
“Ano do Descobrimento” e é abreviado como A.´. I.´.. Ele é calculado somando
530 anos ao ano civil corrente (COIL, 1961; MACKEY, 1914). Os maçons do Real
Arco registram essa data porque foi o ano em que Zorobabel iniciou a construção
do segundo Templo, em 530 anos antes de Cristo. A seguinte passagem bíblica
está relacionada com a construção: “Então se levantaram Zorobabel, filho de
Salatiel, e Jesuá, filho de Jozedeque, e começaram a edificar a casa de Deus,
que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.”
(BÍBLIA, 1969, Esdras 5:2).
Como
exemplo, o dia 20 de Junho de 2013 é: 20 de Junho de 2543 do A.´. I.´.
2.2.3.2. Calendário
da Maçonaria Críptica ou da Maçonaria de Conselho
Os
Graus de Conselho ou Graus Crípticos do rito de York abrangem um sistema de 03
graus: Mestre Real, Mestre Escolhido e Super Excelente Mestre. Esses graus são
concedidos em Conselhos de Maçons Crípticos, os quais são subordinados a
Grandes Conselhos de Maçons Crípticos, esses últimos filiados ao Grande
Conselho Geral de Maçons Crípticos Internacional (General Grand Council of
Cryptic Masons International). Esses corpos utilizam o sistema de Anno
Depositionis (Ano do Depósito), cuja sigla é A.´. Dep.´. e que é calculado
somando-se 1.000 anos ao ano civil corrente (COIL, 1961; MACKEY, 1914). O uso
desse ano é em observância ao ano em que a construção do Templo de Salomão foi
concluída e o Templo foi consagrado, tendo em seu interior depositada a Arca da
Aliança: “Assim se acabou toda a obra que fez o rei Salomão para a casa do
Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado; a
prata, e o ouro, e os objetos pôs entre os tesouros da casa do Senhor.” (Reis I
7:51).
Assim,
o dia 20 de Junho de 2013 é registrado como: 20 de Junho de 3013 do A.´. Dep.´.
2.2.3.3. Calendário
da Maçonaria Templária ou da Cavalaria Maçônica
As
Ordens de Cavalaria Maçônica são 03: Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e
Ordem dos Cavaleiros Templários. Essas ordens são concedidas em Comanderias
Templárias, que são subordinadas a Grandes Comanderias, essas últimas filiadas
ao Grande Acampamento Templário. Esses corpos usam o formato de Anno Ordinis,
termo em latim que significa “Ano da Ordem” e que é abreviado como A.´. O.´.. É
calculado subtraindo 1118 anos do ano civil corrente (COIL, 1961; MACKEY,
1914), visto a Ordem dos Templários ter sido oficialmente fundada no ano de
1.118 (i.e.: AYALA, 2005).
Para
ilustrar seu uso, o dia 20 de Junho de 2013 seria: 20 de Junho de 895 do A.´.
O.´.
2.2.3.4. Calendário
da Ordem do Sumo Sacerdócio
Mais
conhecida no Brasil como a Ordem dos Sumos Sacerdotes Ungidos, essa é uma Ordem
concedida àqueles eleitos para servirem como Sumos Sacerdotes (Presidentes) de
Capítulos de Maçons do Real Arco. É o correspondente no Real Arco à Instalação
de um Venerável Mestre Eleito na Maçonaria Simbólica. Na Ordem do Sumo
Sacerdócio adota-se o Anno Beneiacio (Ano da Benção), abreviado como A.´.
Beo.´., que é calculado adicionando 1913 anos ao ano civil corrente, pois
acredita-se que Abraão foi abençoado por Melquisedeque em 1913 a.C.: “Porque
este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que
saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o
abençoou” (Hebreus 7:1).
Desse
modo, o dia 20 de Junho de 2013 é: 20 de Junho de 3926 do A.´. Beo.´. na Ordem
dos Sumos Sacerdotes Ungidos.
2.2.3.5. Calendário
da Ordem dos Cavaleiros Sacerdotes Templários do Santo Arco Real
Também
conhecida como Ordem da Santa Sabedoria, possui uma versão inglesa e outra
norte-americana. A inglesa é restrita a maçons que sejam Mestres Instalados,
Maçons do Arco Real, Cavaleiros Templários e professem a fé cristã. Sua versão
norte-americana, considerada como um corpo aliado ao Rito de York, é muito mais
restrita, exigindo também que o candidato tenha servido como Comandante de uma
Comanderia Templária. Essa Ordem utiliza o Anno Renascenti (Ano do
Renascimento), cuja sigla é A.´. R.´., e no qual se subtrai 1686 anos do ano
civil corrente.
Exemplificando,
o dia 20 de Junho de 2013 fica sendo: 20 de Junho de 327 do A.´. R.´.
2.2.4. Calendário
do Rito Adonhiramita
O
Rito Adonhiramita é um rito de origem francesa, cujo calendário foi abolido
pelo Grande Oriente de França em 12/10/1774, por gerar grande confusão em sua
datação. As primeiras Lojas na cidade do Rio de Janeiro, a Loja “Reunião” e
depois a Loja “Comércio e Artes”, trabalharam inicialmente no Rito
Adonhiramita, adotando seu calendário original. Já quando do reerguimento da
Loja “Comércio e Artes” e sua divisão em três Lojas para a fundação do então
Grande Oriente Brasílico, os trabalhos já ocorreram no Rito Moderno.
Porém,
assim como “o uso do cachimbo deixa a boca torta”, a Loja “Comércio e Artes”
por um bom tempo teve suas atas datadas ainda pelo calendário do Rito
Adonhiramita, o que originou, anos depois, a confusão do Dia do Maçom.
O
sistema do Calendário Adonhiramita tem por base o início do ano no dia 21 de
Março, fixando nesse dia o Equinócio Vernal. Soma-se então ao ano 4000 anos,
como no calendário maçônico original, criado por James Anderson. O termo
utilizado para designar o ano também é “Verdadeira Luz”, similar ao termo
adotado por Anderson, de Anno Lucis (Ano da Luz).
Considerando
esse sistema, o dia 20 de Junho de 2013 é o 31º dia do 3º mês de 6013 da V.´.
L.´., no Rito Adonhiramita.
2.2.5. Calendário
do Rito Moderno
O
Rito Francês, também conhecido como Rito Moderno, foi adotado no Grande
Orienteda França quando de sua Convenção de 1786 (i.e.: COIL, 1961, p. 268;
MACKEY, 1914, p. 285). O calendário do Rito Moderno é o calendário tido como
oficial no âmbito do Grande Oriente de França desde 1774, em substituição do
calendário do Rito Adonhiramita. Esse calendário era baseado no sistema
adonhiramita, com a diferença de que se passou a adotar como primeiro dia do
ano o dia 1º de março (COIL, 1961, p. 113), e os meses passaram a ser contados
pelo número ordinal. Isso facilitava no cálculo, visto que o sistema
adonhiramita gerava bastante confusão. O termo relacionado ao ano geralmente
utilizado também é o da Verdadeira Luz: V.´. L.´., ou, em alguns registros do
Rito Moderno, Vraie Lumiere (MACKEY, 1914, p. 129).
Assim,
o dia 20 de junho de 2013 é o 20º dia do 4º mês de 6013 da V.´. L.´. para o
Rito Moderno.
3. Comentários
Finais
A
Maçonaria Brasileira é, sem dúvida alguma, uma das mais “bem servidas” em se
tratando de ritos maçônicos, como bem evidencia João Guilherme da Cruz Ribeiro
(2012, p. 11). Com exceção do Rito Brasileiro que, por coincidência ou não,
parece não possuir calendário próprio, os demais ritos em prática no Brasil são
sistemas importados, a maioria chegando ao Brasil ainda no século XIX. E cada
rito, ou mesmo segmento de rito, chegou com sua própria história, seus próprios
termos, paramentos e regras de funcionamento, resultantes de diferentes
origens, inspirações e influências.
Iniciativa
inaugurada por James Anderson, quando da Primeira Grande Loja de Londres, o
primeiro calendário maçônico, por sinal muito simples de se utilizar, tinha por
objetivo claro dar uma identidade própria ao registro das datas maçônicas, numa
época em que ritos formalmente ainda não existiam. Conforme foram surgindo,
cada rito parece ter utilizado da mesma estratégia para deixar sua marca na datação
dos documentos e registros maçônicos.
Nos
últimos anos, muitos desses calendários maçônicos têm caído em desuso. E quando
utilizados, geralmente são acompanhados pela data no formato do calendário
civil. Por esse motivo, não é de se estranhar que muitos maçons, mesmo com
algumas décadas de experiência, desconheçam o funcionamento dos mesmos, até
mesmo quando adeptos de um dos ritos que os possui.
Portanto,
que este trabalho não sirva apenas para saciar a curiosidade daqueles que o
leem, ou para servir de orientação quando se desejar confeccionar um
certificado maçônico com certo requinte, senão para também registrar, de forma
sucinta e organizada, um dos elementos que compõem a história dos ritos aqui
citados e que pode simplesmente se perder nas brumas do tempo.
4. Referências
Bibliográficas
AYALA,
Carlos Martinez – “Origem, Significado e Tipologia das Ordens Militares”, As
Ordens Militares na Europa Medieval, dir., por Feliciano Movoa Portela, 1ª ed.,
em Portugal, Lisboa, Chaves Ferreira – Publicações S.A., 2005
BARR, J.
Why the World Was Created in 4004 BC: Archbishop Ussher and Biblical
Chronology. Bulletin of the John Rylands University. 1985, vol. 67, no2,
pp. 575-608.
BASSINI,
Marili. Ensino
Religioso: educação pró-ativa para a tolerância. Revista de Estudos da Religião
Nº 2, p. 49-64, 2004.
BÍBLIA.
Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução: João Ferreira
de Almeida. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
COIL,
Henry Wilson; BROWN, William M. Coil’s Masonic Encyclopedia. New York: Ed.
Macoy,1961.
MACKEY,
Albert. An Encyclopedia of Freemasonry. New York e Londres: The Masonic History
Company, 1914.
RIBEIRO,
João Guilherme da Cruz. O Nosso Lado da Escada. Rio de Janeiro: Edição do
Autor, 2012.
THIBAULT,
Pierre. O Período das Ditaduras 1918-1947. História Universal 12.
Lisboa:Publicações Dom Quixote, 198
1 Comentários
Muito bom texto. Seria importante que nós, Maçons, que prezamos tanto por nossas tradições e nossos ritos e nossa ritualística soubéssemos utilizar nossos calendários de maneira correta. Ir.'. Élvio Zenker Souza.
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