EFEMÉRIDES MAÇÔNICAS – 18 DE ABRIL


Da Redação 

1874 – Fundação do Supremo Conselho do Rito Moderno do Brasil
Em 18 de abril de 1874, foi fundado no Rio de Janeiro o Supremo Conselho do Rito Moderno do Brasil, com o objetivo de sistematizar os Altos Graus do Rito Moderno, também conhecido como Rito Francês. Este rito carrega uma forte tradição iluminista, racionalista e liberal, sendo amplamente difundido na Europa.

1900 – Fundação do Supremo Conselho do Rito Brasileiro
Nesta mesma data, no ano de 1900, nasce o Supremo Conselho do Rito Brasileiro. Criado no Rio de Janeiro, este rito representou um esforço de nacionalização dos valores maçônicos, unindo elementos de diversos ritos com simbologia própria. É reconhecido como um dos ritos oficiais do Grande Oriente do Brasil.

1921 – Inauguração do Templo da Loja “Amor e Caridade” nº 1 (GLESP)
Em 18 de abril de 1921, a Loja Amor e Caridade nº 1, da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), inaugurou seu templo, tornando-se um marco na história da Maçonaria paulista.


Outros fatos relacionados ao espírito maçônico

1857 – Publicação de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec
A obra inaugural do Espiritismo foi publicada em 18 de abril de 1857 por Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail. Embora não maçom, Kardec foi influenciado por ideais iluministas e espiritualistas próximos à tradição maçônica do século XIX.

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS
Comemorado em 18 de abril, este dia foi instituído pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), com apoio da UNESCO, para promover a preservação da memória arquitetônica e histórica. Um ideal em consonância com a Maçonaria, que honra os antigos construtores e valoriza os templos simbólicos.



Postar um comentário

0 Comentários