NOTA DE REPÚDIO
EU MANOEL GIL NUNES DE OLIVEIRA, CIM 182219, Mestre Instalado, Coordenador da 1ª. Coordenadoria da 18º R. A., com 31 anos ininterruptos de atividade maçônica, condecorado com a Estrela da Distinção Maçônica do GOSP, membro da A.´.R.´.L.´.S.´. Obreiros da Pirâmide, em Mongaguá, venho por meio desta, manifestar a presente NOTA DE REPÚDIO, diante da lamentável e gratuita agressão verbal e indisciplina maçônica, havida na noite do dia 12/03/2025, no Templo da Loja Barão de Tschoudy nº 2160, em Santos, com a presença do Sereníssimo Grão Mestre do GOSP, o Ir.´. Renato J. Garcia de Almeida e, que resultaram em ofensas verbais e ameaça de agressão pelo cidadão ORLANDO ROLLO, em face do Ir.´. Jair Romano, Secretario Adjunto da 18º Região Administrativa do GOSP, bem como, a todos lIr.´. pertencentes às Lojas da 18ª. Região Administrativa do GOSP, durante a sessão ordinária de trabalho realizada na aludida Loja.
Nos meus mais de 30 (trinta) anos de Ordem Maçônica, nunca vi, assim como, soube de ter ocorrido um ato de indisciplina grave, desrespeitosa, agressiva, grosseira, estupida, ríspida e incivilizado, como a praticada pela pessoa ORLANDO ROLLO e seus seguidores naquela Sessão Ordinária.
É certo que tal cidadão extrapolou a pior conduta de um maçom, violou as normas maçônicas, assim como os preceitos gerais e fundamentais da nossa Instituição, bem como, os princípios normativos que regem a Maçonaria.
A falta de respeito ao Sereníssimo Grão Mestre, no V.´. M.´. da Loja Barão de Tschoudy, assim como, a atitude de Orlando Rollo de tirar os paramentos e jogar no chão no andamento da sessão, é inadmissível, é intolerável, é inadequado numa sessão maçônica.
É certo também que, este estado de coisa, exige que MEDIDAS DISCIPLINARES sejam tomadas imediatamente, para que fatos como este, nunca mais ocorram nos nossos Templos maçônicos.
As OFENSAS e INDISCIPLINA eventuais não foram apenas contra a pessoa do atual Secretário Adjunto da 18ª R.A. do GOSP – Ir. Jair Romano, mas muito mais a todos os Ir. das Lojas da 18ª R.A., assim como, em face da própria Ordem Maçônica – GOSP, ali representada pelo Sereníssimo Grão Mestre do GOSP, que nos seus mais de 100 anos de existência sempre prezou pela observância da Moralidade, boa Conduta, Transparência de seus atos, agindo sempre com zelo pela Ordem Maçônica e dentro da lei, praticando seu ofício com o devido respeito a todos os Irmãos, na sua missão primordial que é garantir a Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Divergências de entendimentos, interpretações legais, pessoais e políticas sempre existirão num ambiente democrático.
No entanto, o que deve prevalecer sempre, nestes casos, é nesse sentido parabenizo o atual Grão Mestre o Ir.´. Renato Garcia, é o respeito, o diálogo, o debate de ideias, sempre com vistas a proteger a Ordem Maçônica e bem servir os Ir.´., que é o papel de todos nós, maçons, livre e de bons costumes.
Desta forma, reitero que REPUDIO QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA, SEJA ELA VERBAL OU FÍSICA, esperando que tais nefastos de atos de violência gratuita jamais se repitam, seja no ambiente de trabalho maçônico ou fora dele!
Por derradeiro, vale ressaltar: DIGA NÃO A VIOLÊNCIA! – DIGA SIM SEMPRE AO RESPEITO E AO DIÁLOGO, mesmo diante de inconformidades pessoais ou de quaisquer divergências de entendimentos.
T.: F.: A.:
Mongaguá-SP, 15 de março de 2025.
Fonte: blog do Paulinho.com.br
1 Comentários
Não esqueça que ele teve prisão preventiva decretada por fazer parte de esquema de tráfico em Santos.
ResponderExcluirhttps://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/12/19/justica-decreta-prisao-preventiva-de-orlando-rollo-ex-presidente-do-santos-por-desvio-de-cocaina-de-faccao-criminosa.ghtml