Estoicismo e a Lapidação do Ser



Por Dário Baggieri

Dentro da doutrina estoica, diferenciamos quatro diretrizes fundamentais que irão nortear nossa caminhada em todas as searas da vida: sabedoria, justiça, coragem e disciplina. Todas elas são sempre peneiradas pela razão, que nos leva a buscar a sabedoria, agir com justiça, utilizar a coragem e cultivar a disciplina.

Assim, identificar o que você pode controlar e o que não pode, lidar com as emoções negativas e analisá-las usando a razão. Concentrar-se no momento presente e evitar o sofrimento emocional pelo passado ou pelo futuro. Preocupar-se com os pensamentos, evitando a dependência de coisas externas, nos leva ao maior sentido da sabedoria: "O homem sábio está preocupado com a intenção de suas ações, não com seus resultados."

Um Natal de muitas alegrias, paz e renascimento, pois somente assim, lapidados pelo cinzel — que, utilizado em conjunto com o malho, nos mostra e simboliza que o pensamento sem ação não é eficaz —, podemos perceber que o mais difícil é lapidar a si próprio, pois isso envolve o ego, a destemperança e as vaidades pessoais.

 

Postar um comentário

0 Comentários