Loja Maçônica D. Pedro I – Oriente de Santos-SP Comemora Jubileu de Jequitibá



Da Redação

No último dia 16 de abril, a Loja Maçônica D. Pedro I nº 1.133, localizada na bela Baixada Santista, celebrou um marco histórico: seu centenário de fundação. A grandiosidade desta ocasião foi evidenciada pela realização de uma Sessão Magna, iniciativa que recebeu os mais calorosos elogios do Grande Oriente do Brasil (GOB), representado pelo Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral.

Sob a liderança do Venerável Mestre Carlos Teixeira Filho, a Magna Sessão contou com a presença das mais altas autoridades dos poderes constituídos do GOB. Em uma atmosfera de respeito e fraternidade, foram proferidas palavras que ressaltaram não apenas a importância histórica da Loja D. Pedro I, mas também seu significativo impacto social na comunidade local.

O Soberano Irmão Ademir Cândido da Silva e o Sapientíssimo Irmão Adalberto Aluízio Eyng destacaram com admiração os projetos sociais e o incansável trabalho da Loja em prol da sociedade da Baixada Santista. Reconheceram, igualmente, o quadro qualificado de membros da loja, entre os quais se destaca o Venerável Mestre, também Presidente da Câmara de Vereadores de Santos e provedor da Santa Casa de Santos. Agradeceram, ainda, a acolhida sempre fraterna e respeitosa dispensada pela Loja D. Pedro I.

A presença ilustre de diversas figuras proeminentes da Maçonaria brasileira abrilhantou ainda mais a ocasião. Destacaram-se, entre outros, os Irmãos Soberano Ademir Cândido da Silva e Sapientíssimo Adalberto Aluízio Eyng, assim como o Sapientíssimo Ricardo Volpe Maciel, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa. Também foram homenageados os detentores da Comenda da Ordem do Mérito D. Pedro I, além de Eminentes Grão-Mestres e Secretários Gerais.

Um momento particularmente tocante foi a entrega de Comendas a Irmãos que se destacaram em seu compromisso com os valores da Ordem. Nomes como Antonio Dias de Andrade, Irajá Vieira dos Santos, José Carlos dos Santos e José dos Santos Marques foram agraciados com a Comenda de Benemérito da Ordem, enquanto Augusto Lopes e Reginaldo Fonseca da Costa receberam a Comenda de Grande Benemérito da Ordem. José Eduardo Rodrigues e José Peres Junior foram honrados com a Comenda da Estrela da Distinção Maçônica, em reconhecimento ao seu notável serviço.

Uma cena de profundo significado foi a devolução à Loja aniversariante de uma espada flamígera de 1968, cuidadosamente restaurada pelo Irmão Cesar Augusto Pascali Rago. Este gesto simbólico reafirmou os laços de história e tradição que unem os membros da Maçonaria.

Por fim, os líderes do Grande Oriente do Brasil, o Grande Mestre Geral e seu Adjunto, o Grande Mestre Estadual, o Presidente da SAFL e os ex-Veneráveis da Loja foram agraciados com uma placa comemorativa, como forma de eternizar a gratidão e o reconhecimento pela sua dedicação à Ordem.

A celebração do centenário da Loja Maçônica D. Pedro I nº 1.133 não apenas representa um marco na história da Maçonaria brasileira, mas também é um testemunho vivo do compromisso contínuo dos irmãos em promover os valores de fraternidade, solidariedade e serviço à comunidade. Que esta Loja continue a ser uma luz brilhante na Baixada Santista por muitos séculos vindouros.

Fonte: Secretaria de Comunicação do GOB




Postar um comentário

0 Comentários