DIA DE SÃO PATRÍCIO E MAÇONARIA

Toda criança da escola aprende que 17 de março é o dia em que celebramos a vida e os feitos de Maewyn Succat, o segundo bispo da Irlanda, mais conhecido como o santo padroeiro da Irlanda, São Patrício. Essas mesmas crianças da escola também aprendem que o grande triunfo de Patrick foi expulsar as cobras da Irlanda. É verdade, não há cobras na Irlanda; no entanto, isso é mais provável porque nunca houve cobras na ilha isolada.  

Capturado e levado como escravo quando jovem, Maewyn, também conhecido como Patrick, fugiu para o continente europeu. Enquanto escravo, ele se converteu do paganismo ao cristianismo e, uma vez no continente, buscou refúgio na Abadia de Marmoutier, um mosteiro francês. Lá, ele aceitou seu chamado, que era converter outros pagãos ao cristianismo. Com isso, ele voltou para a Irlanda e teve muito sucesso em fazer essas conversões. De certa forma, as "serpentes" que ele perseguiu figurativamente da Irlanda eram os druidas pagãos, não répteis reais.

Depois de um ministério bem sucedido, Patrick retirou-se para County Down, onde morreu em 17 de março de 461 dC Embora nunca oficialmente canonizado pela Igreja Católica, ele é, de fato, reconhecido como santo; e hoje celebramos a Festa de São Patrício, ou Dia de São Patrício, no aniversário de sua morte.

No entanto, mesmo na Irlanda antes do final do século 18 , o Dia de São Patrício não era grande coisa. O mesmo aconteceu na América do Norte, onde as igrejas em Boston, com sua grande população irlandesa, não reconheceram o dia até 1737.

"Então, o que", você pode perguntar, "isso tem a ver com os maçons?"

Cerca de vinte anos depois, durante a Guerra Franco-Indígena, um jovem coronel maçônico reconheceu que o moral de suas tropas estava baixo e decidiu que precisavam do que hoje chamaríamos de "tempo de inatividade". Era março, no final de um inverno longo e brutal e muitas das tropas eram irlandesas. Não demorou muito para o Coronel descobrir que o melhor dia para declarar feriado geral seria o dia de São Patrício.

George Washington

Vários anos depois, esse mesmo maçom, agora general na Revolução Americana, enfrentou um problema muito semelhante. Alojados em Morristown, Nova Jersey, suas tropas foram desencorajadas após um longo inverno de combates e perdas devastadoras. Além disso, o inverno anterior de 1779-80 foi brutalmente frio. Aquele general, George Washington, novamente tinha muitas tropas irlandesas sob seu comando e mais uma vez viu a oportunidade de celebrar o Dia de São Patrício para elevar o moral. Com isso, Washington emitiu a ordem dando a suas tropas seu primeiro dia de folga em mais de dois anos: “O general ordena que todas as fadigas e grupos de trabalho cessem para amanhã no décimo sétimo instante, um dia particularmente considerado pelo povo da [Irlanda ].”

A trégua dos estragos da guerra e do inverno foi bem recebida pelas tropas, algumas das quais diziam comemorar com um "barril de rum". Washington é creditado com o estabelecimento dos primeiros exemplos de uma celebração secular do dia de São Patrício, uma tradição que pegou e cresceu para se tornar um grande evento hoje, com o barril de rum substituído por cerveja verde fluindo livremente.

Fonte: Midnight Freemason

Autor: Steven L. Harrison, 33°, PM, FMLR 



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Interessante, para mim uma novidade, na verdade eu não conhecia a história sobre São Patrício

    ResponderExcluir