É bem sabido que os manuscritos antigos não
fazem nenhuma referência a Hiram Abiff, o que sugeriria que este personagem
nada mais era do que uma criação relativamente mais recente. No entanto, muitos
estudiosos se referiram a ele por nomes diferentes: Aynen, Aymon, Amnon, A Man
ou Amen (é dito que Amen significa no hebraico antigo "o fiel" ou
"aquele que tem confiança") e até Benaim.
Também Amon (ou Amém) é o nome do deus que
criou Tebas, a cidade onde viveu Sequenrere Tao, de quem falarei mais tarde. O
amém no final das orações é uma coincidência, uma súplica para que seus desejos
se tornem realidade, ou é um costume que se mantém desde os tempos antigos, em
que súplicas eram feitas ao criador de Tebas?
A forma de iniciação dos novos membros do
santuário interno de Qumran consistia em uma cerimônia derivada das cerimônias
de coroação do antigo Egito, tradição transmitida há mais de 1.500 anos, desde
o assassinato de Sequenrere. A única referência provável ao assassinato do rei
de Tebas que aparece na Bíblia pode ser lida nos versículos originais do
Gênesis.
Em Ezequiel 8.12 é dito que esta cerimônia
foi realizada no escuro, como é o caso hoje com o cerimonial do terceiro grau.
Christopher Knight e Robert Lomas ("A Chave Secreta de Hiram")
apontam que as visões de Ezequiel se referiam ao truque de José para obter os
segredos de Sequenrere e ao fato de que os vilões haviam perfurado a parede.
Knight e Lomas fornecem uma rica bibliografia
que parece mostrar que Hiram Abif realmente existiu e que foi precisamente
Sequenrere Tao, o único rei egípcio que teve um fim violento.
Seu corpo mumificado foi encontrado em 1881
por Emil Brugsch, em Deir al Bahri (Tebas), ao lado do corpo de um de seus
assassinos, o infeliz Jubelo. Essas múmias estão no Museu do Cairo,
identificadas com os números 61051 e 61023, respectivamente.
As especulações de Knight e Lomas podem
causar certa dor, pois eles culpam Joseph pela morte de Sequenrere, que foi
ajudado por dois de seus irmãos -Simeon e Levi- a quem confiou a tarefa de
arrancar os segredos de Sequenrere de Osíris. Eles contaram com a ajuda de um
padre jovem e ambicioso: Poderíamos identificar os três como Jubela, Jubelum e
Jubelo?, Os "juwes".
O rei
resistiu até a morte sem revelar seu segredo. A lenda de Hiram Abiff conta o
que aconteceu em Tebas há aproximadamente 3.500 anos!
Os traços dos ferimentos mortais que recebeu
podem ser vistos claramente na cabeça do Rei Sequenrere Tao, que coincidem
totalmente com os ferimentos que o ritual indica que Hiram Abif recebeu.
Os registros egípcios nada dizem sobre as
circunstâncias em que Sequenrere morreu. Essas circunstâncias estão intimamente
relacionadas com a lenda maçônica e são um tanto esquecidas na Bíblia King
James (ver Gênesis 49.6). Ele ressalta que Jacó moribundo disse sobre as ações
de seus filhos, os novos líderes das tribos de Israel: “Ó minha alma, não chegaram a teu segredo; à sua assembleia, minha
honra, não se junte: porque em sua raiva eles assassinaram um homem, e por sua própria vontade eles perfuraram uma parede
"
Em nenhum lugar a Bíblia esclarece quem foi
"o homem" assassinado.
Ele mesmo, sem dúvida, deveria tem sido um
homem importante, de caso contrário, não teria sido dedicado a menor menção.
A
época coincide com a época em que o assassinato de Sequenrere Tao foi cometido.
É sugestivo não encontrar outro homem
importante assassinado naquela época - em que o crime era comum - que não tenha
sido mencionado nos relatos bíblicos.
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