REFLEXÕES SOBRE O MISTÉRIO DE HIRAM ABIFF

É bem sabido que os manuscritos antigos não fazem nenhuma referência a Hiram Abiff, o que sugeriria que este personagem nada mais era do que uma criação relativamente mais recente. No entanto, muitos estudiosos se referiram a ele por nomes diferentes: Aynen, Aymon, Amnon, A Man ou Amen (é dito que Amen significa no hebraico antigo "o fiel" ou "aquele que tem confiança") e até Benaim.

Também Amon (ou Amém) é o nome do deus que criou Tebas, a cidade onde viveu Sequenrere Tao, de quem falarei mais tarde. O amém no final das orações é uma coincidência, uma súplica para que seus desejos se tornem realidade, ou é um costume que se mantém desde os tempos antigos, em que súplicas eram feitas ao criador de Tebas?

A forma de iniciação dos novos membros do santuário interno de Qumran consistia em uma cerimônia derivada das cerimônias de coroação do antigo Egito, tradição transmitida há mais de 1.500 anos, desde o assassinato de Sequenrere. A única referência provável ao assassinato do rei de Tebas que aparece na Bíblia pode ser lida nos versículos originais do Gênesis.

Em Ezequiel 8.12 é dito que esta cerimônia foi realizada no escuro, como é o caso hoje com o cerimonial do terceiro grau. Christopher Knight e Robert Lomas ("A Chave Secreta de Hiram") apontam que as visões de Ezequiel se referiam ao truque de José para obter os segredos de Sequenrere e ao fato de que os vilões haviam perfurado a parede.

Knight e Lomas fornecem uma rica bibliografia que parece mostrar que Hiram Abif realmente existiu e que foi precisamente Sequenrere Tao, o único rei egípcio que teve um fim violento.

Seu corpo mumificado foi encontrado em 1881 por Emil Brugsch, em Deir al Bahri (Tebas), ao lado do corpo de um de seus assassinos, o infeliz Jubelo. Essas múmias estão no Museu do Cairo, identificadas com os números 61051 e 61023, respectivamente.

As especulações de Knight e Lomas podem causar certa dor, pois eles culpam Joseph pela morte de Sequenrere, que foi ajudado por dois de seus irmãos -Simeon e Levi- a quem confiou a tarefa de arrancar os segredos de Sequenrere de Osíris. Eles contaram com a ajuda de um padre jovem e ambicioso: Poderíamos identificar os três como Jubela, Jubelum e Jubelo?, Os "juwes".

O rei resistiu até a morte sem revelar seu segredo. A lenda de Hiram Abiff conta o que aconteceu em Tebas há aproximadamente 3.500 anos!

A múmia de Seqenenre Tao - Wikimedia Commons

Os traços dos ferimentos mortais que recebeu podem ser vistos claramente na cabeça do Rei Sequenrere Tao, que coincidem totalmente com os ferimentos que o ritual indica que Hiram Abif recebeu.

Os registros egípcios nada dizem sobre as circunstâncias em que Sequenrere morreu. Essas circunstâncias estão intimamente relacionadas com a lenda maçônica e são um tanto esquecidas na Bíblia King James (ver Gênesis 49.6). Ele ressalta que Jacó moribundo disse sobre as ações de seus filhos, os novos líderes das tribos de Israel: “Ó minha alma, não chegaram a teu segredo; à sua assembleia, minha honra, não se junte: porque em sua raiva eles assassinaram um homem, e por sua própria vontade eles perfuraram uma parede "

Em nenhum lugar a Bíblia esclarece quem foi "o homem" assassinado.

Ele mesmo, sem dúvida, deveria tem sido um homem importante, de caso contrário, não teria sido dedicado a menor menção.

 A época coincide com a época em que o assassinato de Sequenrere Tao foi cometido.

É sugestivo não encontrar outro homem importante assassinado naquela época - em que o crime era comum - que não tenha sido mencionado nos relatos bíblicos.

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