EFEMÉRIDES MAÇÕNICAS - 17 DE OUTUBRO



1796 – A Grande Loja da França, em sua Potência maior representada pela chamada Grande Loja de Clermont, foi obrigada a fechar em novembro de 1792, por conta da Revolução Francesa (1789). Daí, por 1796 em diante começar a ser novamente restaurada na França, sendo que nesta data finalmente seus membros se reuniram.

William Carr Beresford

1817 – O marechal irlandês/inglês William Carr Beresford , então governador de Portugal, após rumores de uma conspiração maçónica que pretendia o regresso do rei e que se manifestava contrária à presença inglesa, mandou matar os conspiradores (entre eles o general Gomes Freire de Andrade), porém manda soltar os maçons José Domingos de Serra e João Carlos Palmeiro, embora neste mesmo dia todos os outros que estavam presos foram enforcados e queimados com alcatrão.

Lauro  Sodré

1858 – Nasce em Belém, PA, LAURO NINA SODRÉ E SILVA, foi militar, político e líder republicano brasileiro, foi o primeiro governador do Estado do Pará, sendo ainda senador por quatro vezes. Iniciado em 1 de agosto de 1888, na Loja Harmonia, de Belém, fundada em 1856, pelo famoso padre Eutíquio Ferreira da Rocha. Foi eleito e assumiu o cargo de grão-mestre em 21 de junho de 1904, sendo, sucessivamente, reeleito em 1907, 1910, 1913 e 1916. Ao ser eleito governador do Pará, em 1916, pediu exoneração do cargo de grão-mestre do Grande Oriente. Com o golpe de 1930, abandonaria a vida pública.

Um grande Maçom e brasileiro, o Soberano Grão-Mestre LAURO SODRÉ, sonhou com um Rito que fosse a expressão do espírito dos Maçons Brasileiros e unindo-se a outro grande Maçom e brasileiro, o Soberano Grão-Mestre NILO PEÇANHA, através do Decreto 500, em 1914, fundou o RITO BRASILEIRO.

O Rito nasceu, portanto, da vontade de que fosse criado um Rito para os Maçons Brasileiros, não que os Ritos que vieram da Europa, como o Adonhiramita, o Francês Moderno, o Escocês Antigo e Aceito e o de York, fossem inadequados aos Maçons Brasileiros, mas era desejo daqueles pioneiros, a criação de um Rito que fosse o espelho da Alma do Maçom Brasileiro, um Rito que colocasse o Homem como centro da história e não como um mero protagonista.

Rodrigo Augusto da Silva

1889 – Morre no Rio de Janeiro, o Conselheiro RODRIGO AUGUSTO DA SILVA, foi um advogado e político brasileiro, autor e co-assinante da lei Áurea. Um dos líderes do partido conservador nos últimos anos do império, juntamente com Antônio da Silva Prado. Herdou o prestígio e posição de seu pai, chefe do partido conservador em São Paulo e também de seu sogro, o Senador Eusébio de Queirós, chefe do partido conservador nacional, que foi o autor de uma das mais importantes leis do império, a Lei Eusébio de Queirós.

Foi deputado provincial, deputado geral, senador do Império do Brasil de 1888 a 1889, Ministro da Agricultura, Ministro dos Transportes e Ministro das Relações Exteriores do Brasil. Foi feito cavaleiro Grã-cruz da Real Ordem de Vila Viçosa, cavaleiro Grã-cruz de 1º classe da Ordem de São Gregório Magno de Roma e cavaleiro Grã-cruz da Legião de Honra, da França

.

1916 - Decreto do GO Brasil “reconhece, consagra, autoriza e incorpora” o Rito Brasileiro.

Victor Brecheret

1920 - Foi iniciado na Loja América, SP, VICTOR BRECHERET, escultor do Monumento às Bandeiras, na Loja Maçônica América, SP, tem um papel diferenciado e fundamental no Modernismo Brasileiro.

1931 – O Supremo Conselho do Chile outorga Carta Constitutiva ao Supremo Conselho da Bolívia.

1931 – A Grande Loja Suíça Alpina restabelece o uso da Bíblia no ara (altar dos juramentos).

1931 – A Espanha conta com 159 Lojas e 12.000 irmãos entre os quais se incluem: Luís Companys que seria Presidente da Catalunha; José Ortega e Gasset (filosofo); Antônio Machado (poeta) Cláudio Sanchez (historiador). Jimenez de Azua e Fernando de los Rios (catedráticos); Fernando Valera (chefe de governo) e os escritores Juan Ramón Jimenez e Corpus Barga. Antes desta época, a Maçonaria tinha estado sob fortes perseguições, primeiro por Fernando VI, rei, e depois por Miguel Primo de Rivera y Orbaneja, Marquês de Estella e de Ajdir. Em 1931, precisamente a 14 de abril, foi deposto. Época da segunda Republica Espanhola.

1987 - Fundação da Loja Maçônica TIMONEIRA DO SUL DE MINAS no. 2511 – Oriente de POÇOS DE CALDAS MG – Obediência: G O E M G – Federado ao GOB

1995 - Fundada a Loja Capela Aparecidense, funcionou durante sete anos no Templo da Loja Trabalho Cultura e Perfeição, recebendo incentivo e apoio integral para que pudesse se estabelecer com o seu Templo próprio e desenvolver suas atividades sociais.

2002 - Fundação da Loja Maçônica ADÃO DE BRITO PRATA – ARTE E VIDA no. 233 – Oriente de BELO HORIZONTE MG. Obediência: G O M G – Federado à COMAB

Fonte: Grande Secretaria Geral de Educação e Cultura - GOU/GRANDE ORIENTE UNIVERSAL



 

Postar um comentário

0 Comentários