MORMONISMO E MAÇONARIA


Está sem tempo para ler, clique no player e ouça o áudio

A arte antiga do rei Salomão inspirou a estrutura e os ensinamentos profundamente ocultos encontrados nas escrituras dos santos dos últimos dias?

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Igreja Mórmon, é uma das seitas do cristianismo que mais cresce atualmente. Com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo e mais de 65.000 missionários enviados pelo mundo a partir de 2018, o número e a influência da Igreja continuam a crescer. Nos quase 200 anos desde sua fundação em 1830, a expansão da organização avança, enquanto outras igrejas experimentam estagnação, cisma e declínio de membros.

A Maçonaria influenciou o Mormonismo? A arte antiga do rei Salomão inspirou a estrutura e os ensinamentos profundamente ocultos encontrados nas escrituras dos santos dos últimos dias? Qual é o segredo do seu sucesso? Para explicar isso, é preciso olhar para o fundador e o primeiro líder de um movimento que desafiaria todas as probabilidades - Irmão Joseph Smith Jr.

A fascinante história do Mormonismo e da Maçonaria começou com a educação de Joseph Smith. A família Smith era muito próxima uma da outra, tendo fortes laços de amor e lealdade. A Maçonaria fazia parte integrante da coesão da família, pois tanto o pai de Smith quanto o irmão mais velho eram maçons.

A história do envolvimento de Joseph Smith começou em 1840, quando ele liderou os mórmons perseguidos de Nova York a Territorial Illinois e estabeleceu a cidade de Nauvoo. Eles acreditavam que estavam construindo o Reino dos Céus na Terra: Sião. Muitos desses colonos mórmons já eram maçons e eles, desejando continuar suas carreiras maçônicas, entraram em contato com as lojas maçônicas próximas para obter uma carta.

Uma Loja em Columbus os recomendou à Grande Loja de Illinois, que em 15 de outubro de 1841 emitiu uma dispensação para que uma Loja fosse formada em Nauvoo. Em 15 de março de 1842, a nova Loja foi consagrada e os Oficiais Instalados pelo Grão-Mestre da Grande Loja de Illinois, irmão Abraham Jonas.

Naquele mesmo dia, Joseph Smith e outras figuras importantes do mormonismo foram iniciados na Maçonaria como aprendizes entrantes. No dia seguinte, o grão-mestre elevou Smith ao sublime grau de mestre maçom "à vista". Este é um exemplo raro do privilégio de um grão-mestre de conceder um diploma sem todas as formalidades, uma grande honra a ser concedida a alguém tão novo na Arte. Assim, o elo entre o mormonismo e a Maçonaria foi forjado.

Seis semanas depois, em 4 de maio de 1842, Joseph Smith apresentou a cerimônia de investidura de Nauvoo - o equivalente mórmon da iniciação maçônica. Esse ritual sagrado e secreto, que sempre diferenciaria o mormonismo do resto do cristianismo, apresentava semelhanças impressionantes com os rituais maçônicos que Smith havia recebido recentemente. Os apertos de mão, senhas, penalidades e a estrutura das cerimônias eram tão parecidos que é difícil argumentar que eles não foram influenciados pelo ritual maçônico que Smith havia experimentado seis semanas antes. Das cinquenta pessoas que Smith daria antes de sua morte em 1844, muitas eram maçons, que sem dúvida teriam entendido o significado do ritual. Esse grupo especial de Iniciados Mórmons foi chamado de Quórum Ungido e formou um círculo interno dentro da Igreja.

Benjamin F. Johnson, secretário pessoal de Joseph Smith, lembrou que “[Ele] me disse que a Maçonaria, atualmente, eram as investiduras apóstatas, assim como a religião sectária era a religião apóstata”. Hoje, muitos santos dos últimos dias acreditam que a cerimônia de investidura é semelhante à Maçonaria porque ambos se originaram da mesma fonte: o templo do rei Salomão. Outros acreditam que a Maçonaria é uma forma "degenerada" dos verdadeiros ritos dos antigos patriarcas bíblicos.

A maioria dos historiadores acredita que a cerimônia de investidura estabelecida em Nauvoo foi inspirada nos rituais da Maçonaria. Um escritor mórmon caracterizou a parte inicial das cerimônias do templo como "... o drama sagrado maçônico da queda do homem".

Há um grande número de semelhanças entre a Maçonaria e o Mormonismo. Não apenas a Cerimônia de Investidura do Templo faz uso de aventais ritualísticos, como os santos dos últimos dias recitam linhas quase textuais do Ritual Maçônico. As roupas especiais do templo da Igreja são cobertas por símbolos maçônicos, como a praça e as bússolas. De fato, dentro do templo havia um véu bordado com quadrados e bússolas pelas quais os membros tinham que passar. O uso do Altar e da Obrigação e das Palavras e Sinais apontam para a conexão íntima entre a Arte e a Igreja. Parte disso mudou com o tempo, à medida que a Igreja removeu elementos controversos de seu ritual, com grandes mudanças sendo feitas no início da década de 1920 e novamente na década de 1990.

A história da influência da Maçonaria continuou quando o irmão John C. Bennett foi excomungado da Igreja Mórmon por adultério. Ele havia sido o Secretário da Loja de Nauvoo e levou várias páginas da ata com ele, expondo irregularidades nas operações da Loja de Nauvoo e nas outras cinco Lojas Mórmons da cidade. Eles estavam iniciando, aprovando e levantando candidatos sem testar a competência e participando da votação em massa dos candidatos.

Quando essas informações chegaram ao conhecimento da Grande Loja de Illinois, em 11 de agosto de 1842, eles suspenderam a carta da Nauvoo Lodge. A Loja ainda operava clandestinamente, e os Mórmons de Nauvoo continuavam a formar novas Lojas. Em 1844, a Grande Loja de Illinois formalmente ordenou que cessassem todas as atividades maçônicas. No entanto, eles continuaram a se reunir sem uma carta própria. Mas o relacionamento da Maçonaria e do Mormonismo não terminou aí.

Alguns anos depois, quando Joseph Smith foi martirizado em Carthage, Illinois, a Maçonaria foi novamente invocada. Em 7 de junho de 1844, depois que um panfleto anti-mórmon foi publicado em Nauvoo, criticando Smith e as idéias religiosas que ele estava promovendo, Smith concordou em mandar a Legião de Nauvoo, uma força mórmon paramilitar, destruir a imprensa.

Isso desencadeou a reação anti-mórmon que Joseph Smith esperava evitar, e a lei marcial foi declarada em Nauvoo. Temendo os mórmons militarizados próximos, a sede do condado de Cartago convocou sua milícia, e o governador ameaçou convocar a milícia do estado se Smith e seu irmão Hyrum se recusassem a se render.

Os Irmãos se renderam às autoridades e foram presos na prisão de Cartago. As acusações iniciais de incitar uma revolta cresceram para incluir traição e interromper a imprensa livre. Antes que qualquer julgamento pudesse ser realizado, uma multidão se reuniu do lado de fora da prisão exigindo a vida de Smith.

A multidão invadiu a cadeia e matou o irmão de Joseph, Hyrum, instantaneamente. Ao encontrar todas as saídas bloqueadas, Joseph Smith tentou pular pela janela em segurança, gritando “Oh Senhor, meu Deus -” suas palavras sendo cortadas por várias balas no peito. Muitos acreditam que Smith estava chamando um código de socorro maçônico para salvar sua vida. Mesmo na hora de sua morte, os pensamentos finais de Smith eram sobre a Maçonaria.

Com a morte de Joseph Smith, Brigham Young assumiu o comando da Igreja após uma pequena briga com um grupo de seguidores mórmons que acreditavam que a sucessão de Smith deveria cair para o filho do falecido profeta. Brigham Young, que também era maçom, inicialmente permitiu a prática continuada da Maçonaria entre a congregação Mórmon. No entanto, à medida que o Ritual da investidura se tornava cada vez mais integrado à fé mórmon, Young desmantelou as Lojas Maçônicas Mórmons em Nauvoo.

Em 1846, Brigham Young decidiu, a fim de evitar repetidas perseguições à Igreja nos territórios de Illinois, transportar seus seguidores para o território instável de Utah. 70.000 mórmons participaram da migração inicial, fundando seu novo paraíso ocidental nas margens do Great Salt Lake.

Após a imensa migração, o irmão Young estabeleceu o controle mórmon sobre Utah territorial. Ele ordenou a construção de Templos Mórmons, escolas e comunidades, continuando o trabalho de Smith de organizar a Igreja no que seria chamado de Ordem Unida de Enoque.

Durante esse período, Young desencorajou seus membros a se tornarem maçons. Suas razões para a decisão são deixadas à especulação. A Maçonaria, no entanto, avançou lentamente para Utah e, ​​em 1872, a Grande Loja de Utah foi formada, cinco anos antes da morte de Brigham Young.

Depois que Brigham Young morreu, as tensões entre a Maçonaria e a Igreja permaneceram altas; por um lado, a Igreja proibiu os membros de se tornarem maçons e, por outro, a Grande Loja de Utah proibiu os mórmons de serem iniciados em 1925. A proibição foi finalmente levantada em 1984.



Hoje, uma caminhada pelos belos jardins da Temple Square, em Salt Lake City, revela a influência da Maçonaria sobre essa religião americana, com os símbolos do ofício espalhados pelos edifícios - um lembrete do significado da Maçonaria para a fundação da Igreja de Jesus Cristo. Santos dos Últimos Dias.

Fonte: https://www.universalfreemasonry.org


Postar um comentário

0 Comentários