INTERIOR E EXTERIOR: O FIO XAMÂNICO ATRAVÉS DE TODAS AS RELIGIÕES

Por Jonathan Dinsmore

Está sem tempo para ler?

Arqueologicamente, vemos os traços sombrios do início da religião como significados por pinturas em cavernas e locais de sepultamento, o ponto em que os humanos começaram a honrar e enterrar nossos mortos. Na verdade, sabemos muito pouco sobre esse crepúsculo de crença. Este artigo explora a linha xamânica tecida em todas as religiões.

Embora não tomemos conhecimento da natureza esotérica de nossas crenças e interesses na  Co-Maçonaria Universal , o  que  pode ser esquecido por muitos é a conexão que esse esoterismo, em geral, tem com uma divisão histórica entre talvez todas as religiões. Embora possamos conhecer a história da religião ou pelo menos a (s) tradição (s) religiosa (s) em que estivemos mais próximos em nossas vidas, conhecemos a história esotérica? Todos eles têm uma história esotérica? Qual é o propósito dessa divisão entre os ensinamentos esotérico (interno) e exotérico (externo)?

A palavra oculto significa oculto e pode ser usado de forma intercambiável com esotérico, mas do que está se escondendo? Esse sigilo surgiu simplesmente para evitar a perseguição da igreja na Idade Média e na Renascença, como muitas vezes somos levados a crer, ou a ocultação sempre esteve em sua natureza?

O fio xamânico nas religiões
Seria absurdo tentar contar qualquer tipo de história verdadeira da religião no contexto de uma única postagem no blog, mas quero destacar o que é mais relevante para o tópico. Ao fazer isso, acho útil voltar ao início.

Onde começou a  religião  ? Arqueologicamente, vemos os traços sombrios do início da religião como significados por pinturas em cavernas e locais de sepultamento, o ponto em que os humanos começaram a honrar e enterrar nossos mortos. Na verdade, sabemos muito pouco sobre esse crepúsculo de crença.

O primeiro exemplo de religião com o qual temos experiência e conhecimento mais diretos é o que ocorre nas tribos, que passou a ser referido pelos antropólogos como xamanismo. Vemos xamãs nas tribos indígenas que encontramos e estudamos nos tempos modernos, e assumimos que esse sistema deve estar presente desde o início e que essas pessoas servem como um vislumbre de nosso passado; por enquanto, trabalharei com essa suposição sem questionar.

O xamanismo  envolve uma minoria da tribo, geralmente apenas um xamã e um ou mais aprendizes, servindo como interface entre os reinos espirituais e a tribo. O que torna o xamã único é que ele ou ela é capaz de se comunicar com o mundo além dos sentidos, de uma maneira que a maioria não é, seja por meio de capacidades naturais ou pelo uso de plantas psicoativas. No caso do xamanismo, podemos ver claramente o início de uma "minoria mística" da população, que é reconhecida e até vital para a tribo.



Crescimento, monopólio e compartimentalização
À medida que avançamos na trajetória progressiva da civilização, vemos o mesmo padrão, mas com mudanças ao longo do tempo. À medida que as pessoas desenvolviam reinos e civilizações maiores, elas também começaram a construir estruturas separadas dentro de cada cidade, e os templos emergiram como espaços exclusivamente dedicados à interface com o divino. É interessante notar que, assim como os vários edifícios isolavam fisicamente cada “área” da vida, com o governo aqui, o mercado ali, etc., também a religião começou a se separar. Tornou-se cada vez menos tecido em toda a vida, como foi o caso da tribo, e tornou-se algo que você faz "lá" especificamente.

Além disso, podemos até dizer que esse foi, de fato, o começo da religião, na medida em que a religião descreve um domínio específico e separado da atividade humana; se for esse o caso, podemos reconhecer que o surgimento da religião foi um produto da divisão da vida em categorias e, simultaneamente, uma continuação da tradição xamânica. Tudo isso também era relevante principalmente nas cidades, enquanto as pessoas que viviam nas aldeias ainda contavam com figuras xamânicas durante a maior parte do tempo, até o sacerdócio da cidade começar a substituir os xamãs e os druidas por padres.

Até onde sabemos, o lado esotérico da religião também emergiu durante esse período. Grécia e Roma tinham suas  escolas de mistérios , os reinos hindus tinham seus brâmanes e iogues, Israel seus profetas e depois seus cabalistas, etc.

No entanto, esse misticismo não estava necessariamente separado do sacerdócio. Na Grécia antiga, por exemplo, era esperado ou mesmo exigido que passassem pelas iniciações, a fim de ser sacerdote ou, nesse caso, qualquer outro membro importante e influente da sociedade. Como essas coisas nem sempre foram registradas, talvez nunca saibamos completamente o quão conectadas estavam as várias tradições esotéricas e seus sacerdócios correlatos.

O desvio padrão dos mundanos
Uma pergunta que acho muito interessante é: por que essa minoria mística aparentemente sempre existiu? Eles são simplesmente aqueles que são mais inteligentes, menos “neurotípicos”, mais propensos a fazer a transição entre diferentes estados de consciência ou mais propensos a  experimentar drogas psicoativas ? Ou poderia ser alguma combinação de todas essas coisas?

É comumente entendido que muitas coisas, incluindo características humanas como altura, QI, pressão arterial e salários, ocorrem na forma de uma  distribuição normal ou curva de sino . Isso significa apenas que, quando você as plota em um gráfico, a maioria é "normal" e, portanto, o meio do gráfico é o maior, e quanto mais longe do normal você fica em qualquer direção, mais ele desce, como as bordas de um sino, com menos pessoas sendo anormais.

Será que qualquer característica ou coleção de características contribui para que alguém se abra e seja capaz de abraçar o lado místico da vida mais completamente é simplesmente sempre uma minoria de pessoas nas bordas do sino? E o resto das pessoas, que vivem no meio dessa curva de sino, que são normais? Por que eles devem ser separados?



Isso será leite ou sólidos?
Para a maioria de nós que se encontra no final místico da curva, a experiência de vida nos ensinou que aqueles que habitam o reino da normalidade geralmente não estão dispostos ou são capazes de entender muitos dos conceitos mais profundos, por qualquer motivo. Parece muitas vezes que o que eles precisam é exatamente o que a religião exotérica fornece, histórias e conceitos simplificados que podem dar sentido e propósito às suas vidas, mas que os mais misticamente inclinados achariam que falta. Talvez seja exatamente por isso que a religião exotérica foi criada; em algum momento, os herdeiros do fio xamânico entenderam o que Jesus expressou, quando seus discípulos perguntaram por que ele deveria falar em parábolas às massas: porque, tendo ouvidos, eles não podem ouvir e olhos, eles não podem ver.

Das muitas tradições esotéricas, a Maçonaria serviu como refúgio e veículo ideais para os místicos. Isso se deve principalmente ao seu nível de organização e praticidade, que facilitou sua associação não apenas estudando conceitos elevados a portas fechadas, mas tendo uma grande influência na sociedade em geral, bem como uma estrutura interna altamente funcional que nos permite ser eficazes em fazer as coisas. Embora o leite das parábolas seja suficiente para a maioria, para aqueles que buscam alimentos mais sólidos, damos as boas-vindas aos sinceros que buscam a  verdade de todos os tipos .
 Fonte:www.universalfreemasonry.org



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