MAÇONARIA E FUTEBOL



A diferença entre futebol e outro jogo de bola é suas regras. Se você quer jogar futebol, terá que seguir as regras. A partir do momento em que você se livra, você joga outro jogo, pratica uma atividade esportiva que parece futebol, mas que, na realidade, não é futebol.

Segundo eles, a Maçonaria é baseada em Landmarks, ou seja, em regras que estabelecem limites fora dos quais se encontra fora do campo maçônico. Sua observância, portanto, condiciona a prática maçônica tradicional e autêntica. Tudo o que se desvia dele tem apenas a aparência da Maçonaria. 

Em outras palavras, se o jogador de futebol é aquele que joga a bola com estrito respeito pelo futebol, o maçom é, portanto, aquele que pratica a arte real com estrito respeito pelos Landmarks. Consequentemente, a qualidade maçônica surge da restrição imposta por uma determinada ordem.



Nesta perspectiva, um maçom regular não pode, portanto, participar de um grupo que não respeita os Landmarks. Ele deve seguir os princípios de uma Maçonaria individual e indivisível, conforme definido pela Grande Loja Unida da Inglaterra, que é para alvenaria o que o Vaticano é para o Cristianismo. O maçom regular está em uma ordem específica. 

Essa maneira de conceber e de viver em alvenaria obviamente não é minha porque  não é preciso dizer que as regras nunca são intangíveis por natureza. Basta observar a vida dos homens de maneira bastante simples. As regras estão mudando constantemente . E é verdade para todas as regras. Seja por exemplo as regras da lei ou as regras do jogo.

Foi assim que as regras do futebol evoluíram com o tempo. De fato, não praticamos esse esporte em 2020, como o praticamos há 100 ou 200 anos. O jogo evoluiu consideravelmente. Por exemplo, ele se tornou mais rápido e mais violento. Relativamente confidencial em seus inícios, o futebol é hoje o esporte popular por excelência. Principalmente masculino em suas origens, hoje atrai cada vez mais mulheres que o praticam em alto nível.

E além de respeitar as regras e desenvolvimentos do jogo, há espírito esportivo, jogo limpo, o prazer de estar juntos nessa prática, o lazer, o desejo de se divertir enquanto fala sério. no que fazemos.


Como o futebol ou qualquer outra atividade, a Maçonaria obviamente não é estática. Evolui com os tempos e com as preocupações de quem vive todos os dias. É uma ordem específica, mas rica em diferenças (obedientes, rituais, etc.). As regras não são intangíveis. Alguns podem cair em desuso. Outros podem aparecer.

Nesta perspectiva, um chamado maçom regular deve poder assistir com qualidade a uma loja que não se reconhece nos Landmarks de Londres assim que aceita lhe abrir sua porta (não se trata de impor ... você só se senta à mesa da família se tiver sido convidado anteriormente). O inverso deve ser capaz de ser verdadeiro sem o menor problema. O regular não será menos regular. Ele simplesmente terá tido uma experiência maçônica diferente, mas fundamentalmente complementar à sua.

Fonte: 3, 5, 7 e mais



Postar um comentário

0 Comentários