MAÇONARIA – PROTAGONISTA OU COADJUVANTE (DA REVOLUÇÃO FRANCESA)?



Acostumámo-nos a ouvir e ler que a Maçonaria foi atuante na Revolução Francesa e que o Lema: Liberdade – Igualdade – Fraternidade foi criado pela Ordem.

São verdadeiras estas afirmações?

A Maçonaria foi Protagonista ou Coadjuvante neste evento?

Ao apresentarmos estas perguntas, poderemos chegar aos seguintes resultados:

Críticas dos que crêem na imutabilidade dos factos! O que foi dito e aprendido é regra! Não se contesta!;

Incentivo aos pesquisadores e buscadores de conhecimento;

Crescimento da cultura maçônica!.

Possivelmente haverá inúmeras outras possibilidades, mas tudo isto fará com que haja uma movimentação para o conhecimento, para o fomento da cultura, portanto o resultado será positivo.

Vamos ao nosso tema.

Muitos acreditam – Profanos ou Maçons – que a divisa Liberdade – Igualdade – Fraternidade era da Maçonaria e que foi utilizada pela Revolução Francesa, quando na verdade foi o contrário, ou seja, era uma trilogia da Revolução Francesa que passou a ser usada pela Maçonaria.

Esta confusão teve início com a publicação, em 1797, do livro “Memórias que Contribuem para a História do Jacobinismo” de autoria do Padre jesuíta Augustin Barruel (1741-1820), que contou que a Revolução Francesa foi planeada pela Maçonaria. É um facto de que muitos revolucionários eram Maçons, da mesma forma que muitos foram decapitados durante a Revolução. Na Inglaterra e no Ritual de Emulação (no Brasil conhecido como Rito de York – GOB:.) tal trilogia não é usada, sendo própria dos Ritos criados em França.

As fontes de Barruel foram examinadas por A. Viatte, que demonstrou o absurdo da sua tese. Apesar disso, decorridos mais de 200 anos, ainda se repete o devaneio desse personagem, que foi classificado por Rivarol nos seguintes termos: “A natureza fizera dele um tolo. A vaidade faria dele um monstro”.

O Ir:. Nicola Aslan, no “Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia” diz que no livro “Les Francs-Maçons”, o autor, Serge Hutin, afirma que no livro antimaçônico “Les Francs-Masons Ecrasés (Os Franco-Maçons Esmagados)”, de 1746, constava a divisa, mas, na verdade, um trecho fala apenas de Igualdade e não da trilogia.

O historiador francês Louis Blanc e outros autores atribuem o lema a Louis-Claude de Saint- Martin, o “filósofo desconhecido”, mas no trecho por ele citado, Saint-Martin fala apenas de três dimensões nos corpos, três divisões na extensão dos seres, três figuras na geometria, três graus na Maçonaria, mas não emprega uma única vez a trilogia Liberdade-Igualdade-Fraternidade.

O Ir:. Francês Alec Mellor no “Dicionário da Franco-Maçonaria e dos Franco-Maçons” expressou-se assim sobre este tema: “É inteiramente falso que esta divisa republicana seja de origem maçônica. A senhora B. F. Hyslop examinou uma boa quantidade de diplomas maçônicos emitidos de 1771 a 1799 na Biblioteca Nacional. Encontrou somente dois nos quais as três palavras encontravam-se unidas. Quase todas comportavam “Sabedoria-Força-União”, ou falavam do Templo onde reinavam “o Silêncio, a União e a Paz” (v. Annales historiques de la Revolucion française [Anais históricos da Revolução francesa], Janeiro, 1951, p. 7). A 1ª República empregou bastante a divisa “Liberdade, Igualdade ou Morte”, mas não é preciso dizer que tal programa ideológico jamais foi o da Franco-Maçonaria. Somente na 2ª República (1848-1852) aparece a ‘divisa tripla’ (…)

Encerramos o nosso artigo na esperança de ter conseguido a sua atenção, bem como instigá-lo a questioná-lo e acrescentar dúvidas e melhor ainda, ter sido um tempo bem empregado, o de sua leitura.



Postar um comentário

0 Comentários