EGRÉGORA E MAÇONARIA


Por Kristine Wilson-Slack

Egregore (também egregor) é uma coleção de pensamentos extraídos de uma mente de grupo. Essa é uma explicação simplista de um conceito complexo - pelo menos para mim. Psicologicamente falando, uma egrégora é aquela “atmosfera” ou “personalidade” que se desenvolve entre grupos independentes de qualquer um de seus membros. É o sentimento ou a impressão que você sente ao entrar em um restaurante, loja ou vizinhança que algo parece… diferente. Não é errado ou estranho, apenas ... diferente. Qualquer que seja esse sentimento, é a "egrégora" da entidade.

“A palavra egrégora deriva da palavra grega egr é goroi que significa observadores. A palavra aparece na tradução Septuaginta do Livro das Lamentações , bem como no Livro dos Jubileus e no Livro de Enoque . Gaetan Delaforge, na revista Gnosisem 1987, define uma egrégora como um tipo de mente coletiva que é criada quando as pessoas se unem conscientemente para um propósito comum. ”Pense em grupos reunidos para construir algo, como Habitat for Humanity, ou como o sentimento de uma sinagoga que reza juntos por uma causa comum. Mesmo esses exemplos podem não estar certos. É mais o sentimento que vem de fazer o trabalho em grupo, de pessoas que pensam como você. Estar no meio da mente comum trabalhando para um propósito específico, que se sente poderoso. Transformador mesmo. Egregore implica, por sua definição, gastar tempo e energia para criar algo.

Esta palavra, egrégora, surgiu recentemente em uma conversa com um colega Mason, e eu me perguntei sobre seu verdadeiro significado. Não é uma palavra no meu vocabulário cotidiano e nem eu ouvi ou usei mais do que uma vez. Era hora de recapitular. Eu encontrei um número impressionante de significados ocultos e, para ser franco, também os inventados. A palavra foi usada pela primeira vez por Victor Hugo, e a raiz é mencionada acima. Mas a ideia de egrégora é difícil de ser colocada em palavras exatas. É como os outros conceitos de “bom” e “ruim” - você pode não ter as palavras adequadas, mas sabe disso quando o vê. Egrégora é semelhante: podemos "saber" o que significa e vimos e sentimos em ação. No entanto, dizer o significado da palavra, como um sentimento, parece, francamente, um pouco "woo-woo". Um pouco fofo, new age e estranho. No entanto, todos nós sabemos que existe.

Há alguns que sentem que uma egrégora é uma entidade em si mesma; o ser é uma coleção de energias espirituais, emocionais e mentais apresentadas por um grupo de pessoas com um único objetivo em mente. Nós não sabemos que ela tem uma consciência própria; em vez disso, pode ser que refluam e fluam à medida que o grupo “se move” através de seu trabalho. Em um ritual bem feito, a egrégora pode ser sentida movendo-se entre os membros de qualquer grupo que esteja trabalhando em direção ao objetivo.

Na Maçonaria, podemos pensar em egrégora, como o auge de um ritual maçônico: todos os membros trabalhando juntos para atingir o objetivo de promover o melhor bem-estar da humanidade, combatendo a ignorância e o ódio e se esforçando para trazer beleza e sabedoria à luz. Pense em qualquer ritual, religioso ou não, que seja incrível e pense no que o fez se sentir assim - isso é egrégora. Acho que Leadbeater fez alusão a isso em “The Science of the Sacraments” em suas discussões sobre a censura do espaço da Igreja.

Um blogueiro maçônico, EC Ballard, escreveu o seguinte: “Então, o que isso tem a ver com a Maçonaria? Os símbolos, rituais e reuniões de um grupo, quando repetidos ao longo do tempo, desenvolvem uma egrégora ou mente coletiva que une os membros, harmoniza, motiva e estimula a realização dos objetivos do grupo e permite que os membros individuais tornem mais espirituais. progresso do que se trabalhassem sozinhos. ”  É por isso que, talvez, todos os símbolos tenham significado - mais do que o que discernimos a partir de sua localização ou uso na Loja, na igreja ou no templo. Nós cheiramos o incenso ritual e isso traz o nosso hipocampo para um lugar de Ordem e Estrutura - o templo ou a sala da igreja. São os arrepios que todos nós levantamos em nossas espinhas durante qualquer cerimônia iniciática, quando certos nomes, elementos ou sons musicais são invocados. O ritual do maçom, por sua própria natureza, seguido corretamente cria esta egrégora.

Isto é realmente o que quero dizer sobre ser capaz de identificar uma egrégora maçônica. Uma vez escrevi, em um ensaio pessoal, “Eu não sei exatamente como a Maçonaria funciona, mas  faz o trabalho. Eu sou uma pessoa muito melhor hoje do que era antes, aplicando os princípios maçônicos e estando aberto ao aprendizado. Se essas duas coisas não estivessem juntas, a Maçonaria não teria funcionado ”. Então, para mim, egrégora é o“ trabalho ”alcançado por uma mente de grupo, juntamente com a disposição de receber esse trabalho. Soa remotamente como disciplina, não é?

Curiosamente, tanto a mente do grupo quanto a disposição são abordadas pela estrutura da Maçonaria. Primeiro, a vontade de trabalhar, bem, é um dado. Os membros chegam ao grupo por livre e espontânea vontade e podem partir de livre e espontânea vontade. A liberdade de escolha é o mais puro exemplo de disposição para trabalhar. Se não queremos fazer o trabalho, aprender as lições ou colocar a tempo, por que ficamos? Nós não devemos. Maçonaria não faz ou não deve se inclinar ao  nosso vai. Não é sobre nós. É sobre nos conformarmos às regras e regulamentos e mais do que isso, estarmos dispostos a ser honestos conosco mesmos sobre estarmos lá. Se não estamos dispostos a nos submeter à disciplina maçônica, por que diabos estamos lá? Por que gastar dinheiro, tempo e esforço para participar? É muito melhor para o indivíduo e para o grupo, se a pessoa escolhe um caminho ou outro e, em seguida, apenas o faz.

O segundo item sugerindo egrégora, criando a mente do grupo, é muito mais difícil de qualificar. Nos artigos contemporâneos sobre liderança, existe um conceito chamado inteligência emocional. “ Inteligência emocional  ( EI ) ou quociente emocional ( EQ ) é a capacidade dos indivíduos reconhecerem suas próprias emoções, e de outras pessoas , para discriminar entre diferentes sentimentos e rotulá-los apropriadamente, para usar informações emocionais para guiar pensamentos e comportamentos e para gerenciar e / ou ajusta as emoções para adaptar ambientes ou alcançar o (s) objetivo (s) de uma pessoa. ”O termo tem sido usado em torno de psicólogos há cinquenta anos, mas só recentemente (1990) foi tema de negócios e liderança. A premissa básica é a seguinte : para construir equipes eficazes, todos devem estar trabalhando em seu nível mais alto de inteligência emocional, que desenvolve confiança e, por fim, cria uma equipe que é capaz de fazer qualquer coisa na qual ponha suas mentes e esforços.

A inteligência emocional desenvolve a “cultura corporativa”, que é como a egrégora maçônica. O ritual traz uma demanda física em nossas vidas; estudo e discussões filosóficas trazem estimulação mental. Muitos esquecem o componente emocional da Maçonaria e isso é inteligência emocional - como dispensamos a justiça, como repreendemos, nossas vozes ao falar com as pessoas - coisas que o ritual nos instrui sobre como viver. Combinando os dois primeiros, disciplina física com estudo e esforço mental, com a terceira e bem regulada emoção, obtemos a egrégora maçônica. Pelo menos, parece assim. Talvez o conceito da “Loja” ou talvez até “Maçonaria” seja em si uma egrégora.

 TAPETES PERSONALIZADOS

Acho que temos que testar essa teoria da egrégora maçônica por nós mesmos. Como Lodge nos faz sentir? Como o ritual bem ensaiado soa e se expressa? Nós nos sentimos satisfeitos quando as peças funcionam bem juntas? Como nos sentimos quando eles não? Como se sente ao ficar sozinho em uma sala da Loja? E quanto aos outros membros? O que acontece quando há três pessoas participando de uma reunião versus quinze? O que acontece com a Loja quando um ou dois membros não são “fisgados” e confiam na Loja, no Mestre ou na Ordem

Com a Maçonaria, parece que é preciso estar “todo dentro” para começar a construir uma verdadeira Loja Maçônica: uma coleção de pessoas reunidas em um grupo próspero e crescente que encontra, eventualmente, sua própria egrégora brilhante. Talvez seja isso o que procuramos e por que a Maçonaria atrai seres humanos. A experiência mística que alguns membros esperam encontrar é realmente essa egrégora que, de certa forma, todos esperamos encontrar. Todos nós queremos fazer um lugar no mundo - deixar nossa marca ou nosso legado. Como maçons, essa é uma humanidade melhor. Os maçons parecem estar procurando por essa comunidade que nos traz esperança, confiança e paz. Encontrar isso exige muito trabalho, parece. Tocando a egrégora por um momento, talvez forneça uma breve visão do que realmente é o Divino.

Fonte: The Masonic Philosophical Society
Tradução livre feita por: Luiz Sérgio Castro




Postar um comentário

0 Comentários