MAÇONS HOMOSSEXUAIS



De 22 de Junho a 1 de Julho de 2007, realizou-se no velho continente o Festival Europeu do Orgulho Gay - EUROPRIDE2007, cujos atos centrais se realizaram nas principais artérias da cidade de Madrid depois de ter sido escolhido como candidato em Londres .

A capital espanhola recebeu mais de um milhão de visitantes naquela semana que deixaram centenas de milhões de euros para a economia local. No entanto, em muitas cidades e países, exposições, conferências e demandas foram apresentadas no mesmo sentido.

Além disso, em 22 de junho do mesmo ano de 2007, o Parlamento Europeu, com sede em Estrasburgo, aprovou por 325 votos a favor, 124 contra e 150 abstenções, com o apoio da França, Holanda e Itália, entre outros, condenam para a Polônia com uma resolução "contra a homofobia" por sua legislação discriminatória. E eles estão culpando os maçons que compõem essa instituição.

Segundo o advogado Daniel Borrillo, da Universidade de Paris X - Nanterre - em artigo de opinião publicado no jornal espanhol El País em 30 de junho de 2007 - " atualmente existem 87 países que criminalizam as relações homossexuais". Nos Emirados Árabes, Arábia Saudita, Iêmen, Irã , Sudão e Mauritânia, os gays são condenados à pena de morte. Zâmbia, Tanzânia, Quênia, Paquistão ou Afeganistão, com prisão perpétua. Em outras partes do mundo, como Egito, Etiópia, Marrocos, Nicarágua ou Líbia, com 20 anos de prisão ".

Na Maçonaria, este como em muitos outros assuntos relacionados com os direitos humanos de minorias, reflexões filosóficas sobre o significado, o alcance e a extensão de mote conceitual de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", que orgulha-maçons de três séculos atrás, eles estão adquirindo conteúdos imprevistos.

Aconteceu em uma Loja masculina de Paris  no mês de março de 2005 um ativo irmão maçom notificou a Oficina que um tratamento hormonal e uma grande cirurgia o haviam mudado de homem para mulher, e que uma cirurgia facial de feminização havia completado a inovação.  O problema surgiu porque as leis da França penalizar fortemente a discriminação de gênero e da República Francesa reconheceu a nova irmã como uma mulher e, portanto, ela pediu às autoridades do Grande Oriente da França sendo reconhecido como Masona e não como um maçom. No início, eles sugeriram que ele se juntasse a uma obediência mista ou feminina.

No início de 2010, pressionado pela situação, o Grão-Mestre foi agraciado com a qualidade oficial Masona do Grande Oriente da França, sob a explicação de que o seu caso era não uma iniciação ou afiliação de uma mulher, que era o que era proibido. Finalmente, quando o Convento (Assembléia Geral) do Grande Oriente da França aprovou a iniciação e filiação de mulheres e maçons em 5 de Setembro de 2010.

De acordo com dados científicos, pelo menos 5% de todos os homens e mulheres se desenvolvem como homossexuais, e procurarão parceiros do mesmo sexo, mesmo que eles mesmos tenham uma identidade de gênero como homens ou mulheres respectivamente, assim como os heterossexuais.

Em uma população total de 6.500 milhões de habitantes na Terra, estamos falando de um mínimo de 325 milhões de homossexuais no mundo, e se a proporção dentro da Ordem for mantida em uma base global de 4 ou 5 milhões de maçons, o número de homossexuais deve estar entre 200.000 e 250.000.

Esta base demográfica e quando a discussão sobre a presença das mulheres nas lojas em igual pé com os homens parecia difícil conciliar para muitas  Lojas do sexo masculino, em 9 de Setembro de 2006, a Agência France Press (AFP) anunciou todos os assinantes celebração mundial pela Grande Loja Feminina de França (GLFF) de uma "  Cerimônia Solene de Spousal reconhecimento " de um casal de lésbicas na Masona, professor de cerca de sessenta anos de idade, disse à agência de notícias que "Fazemos isso porque esse gesto tem um significado político, para abordar a igualdade de direitos sem qualquer exclusivo" acrescentando depois que" Não é nenhuma perseguição ou exclusão na GLFF, mas nenhuma posição sobre o assunto e nossa ideia procura o casal gay ser normalizado " .

A cerimônia contou com a participação de um grande número de maçons de outras Grandes Lojas e do Grande Oriente, que com sua presença ratificaram um conteúdo mais inclusivo do que o tradicional para a liberdade e o respeito pelas diferenças.

Embora a notícia surpreendeu pela novidade do assunto, colocou sobre a mesa o antigo tabu da Ordem da existência de homossexuais de ambos os sexos em suas colunas.  Por um ano e motivado por muitas discussões a respeito, o próprio GLFF havia aprovado uma reforma constitucional para que os casais de lésbicas pudessem participar desses tipos de cerimônias sem qualquer problema. A verdade é que sempre houve maçons homossexuais.

Comumente orgulhosos da qualidade do maçom Frederick II, rei da Prússia, que é creditado com a escrita das Grandes Constituições que rege o Rito Escocês, apesar de seu comportamento homossexual inegável. Da mesma forma, os maçons têm a honra de ter contado em suas fileiras homossexuais dos gostos de Leonardo da Vinci e Oscar Wilde, entre muitos outros. Sem mencionar que em cada Grande Loja é realizada em voz baixa a qualidade de gays de alguns de seus membros.

Mas é na França onde a Maçonaria levou à tolerância com gays e lésbicas. Existe há vários anos uma associação chamada " Os Filhos de Cambaceres"  (Les Enfants de Cambacérès) composta de homossexuais de ambos os gêneros pertencentes a diferentes Grandes Lojas.

Que homenageia a memória do homossexual maçom Jean Jacques Regis de Cambaceres (1753 - 1824), Duque de Parma, o arquiduque do Império, segundo cônsul da República Francesa, depois de 18 de Brumário, 1799-1804, membro da Academia França, um proeminente advogado e autor  do Código Civil napoleônico para a qual ele também escreveu o prólogo. Jean Jacques Regis de Cambaceres, em sua vida maçônica ele assegurou a dignidade de Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente da França 1806-1815, período em que 1.200 Lojas foram criadas sob sua influência, e ele também era um membro ativo do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Los Hijos de Cambaceres " em seu site (  http://www.cambaceres.net/ ) afirma que este grupo é: "... uma fraternidade maçônica interobedencial que proporciona um espaço para a liberdade de expressão e oportunidades para gays e lésbicas maçons e maçons na França. Ela trabalha em diferentes reflexões, a fim de promover suas idéias de progresso e tolerância ".

Depois de vários anos, um grupo de maçons procurou um lugar para que, em plena liberdade de expressão, pode resolver um problema que toca suas próprias vidas privadas e não podem expressar sem dificuldade nas suas respectivas Homossexualidade"

Na França também existe na associação de pedreiros gays e lésbicas de diferentes Grandes Lojas chamado de " Fraternité Arc en Ciel " (Fraternidade do arco-íris), criado em maio de 2003 e legalmente registrada no Montpeliers Prefecture. Seu endereço na Internet é:  http://fratec.free.fr/presentation.htm

Diante do exposto, fica claro que, sob a proteção de novas tecnologias de comunicação, o tema dos maçons homossexuais saiu do armário.

Fonte: Iván Herrera Miche | DiárioMaçônico


Postar um comentário

0 Comentários