COMO MOLDAR A SUA PEDRA BRUTA


Por Claude P.’.T.’.

Sem dúvida você fez essa observação. Todos os dias a mídia está nos inundando de más notícias. Seja no rádio quando você toma café da manhã, durante o dia, quando você lê o seu jornal favorito, ou à noite na televisão.

Um jornalista registrou 32 conflitos armados em todo o mundo. Em breve teremos um trigésimo terceiro com o Iraque. A humanidade está vivendo na pobreza, os países estão enfrentando a fome, há desastres ecológicos regulares, e eu não estou falando sobre inúmeros abusos dos direitos humanos.

Portanto, é legítimo que um de nossos jovens aprendizes irmãos tenha expressado recentemente sua consternação com a dificuldade de conciliar a prática do ensino maçônico com as duras realidades da vida secular.

É verdade que a vida não é um rio longo e calmo.

Também é certo fazer a pergunta sobre o nosso lugar e qual é o nosso papel como maçom neste mundo doente em que vivemos.

Certamente, podemos participar de atividades filantrópicas ou ações humanitárias. Isso é bom Isso nos dá pelo menos uma boa consciência, mas tratamos os efeitos, não as causas dos males deste mundo.

Karl Marx achava que a sociedade deveria ser transformada para que o homem mudasse. Ele pensou na minha opinião ao contrário.

Muitas pessoas pensam que algumas pessoas, alguns governos e algumas pessoas têm que mudar, porque todos pensam que os outros são os que precisam mudar, isto é, aqueles que, aos seus olhos, não são perfeitos. E sempre partindo dessa ideia, nada muda ou é guerra.

Aqui está um pequeno poema, que é milenar e vem do Oriente:

Se você quiser restaurar a ordem no mundo, primeiro precisa restaurar a ordem no seu país.
Se você quiser restaurar a ordem em seu país, primeiro restaure a ordem nas províncias.
Se você quer restaurar a ordem nas províncias, primeiro você precisa restaurar a ordem nas cidades.
Se você quiser restaurar a ordem nas cidades, primeiro restaure a ordem nas famílias.
Se você quiser restaurar a ordem nas famílias, primeiro restaure a ordem na sua família.
Se você quiser restaurar a ordem na sua família, primeiro restaure a ordem dentro de você.

Moralidade: qualquer mudança deve começar consigo mesmo.

Todos concordam com isso, mas é muito mais fácil pedir que os outros mudem.

Não se preocupe com os outros. O importante é mudar este mundo e, para isso, o que precisa mudar é cada um de nós.

A esse respeito, nós, maçons, temos muita sorte, porque na grande riqueza de seus ensinamentos, a Maçonaria nos mostra como mudar a si mesmo.

Ela nos diz para cortar a pedra bruta e ela nos dá as ferramentas para fazê-lo. Admito que não é fácil passar da teoria para a prática.

Além disso, permita-me hoje à noite, eu posso lhe oferecer algumas regras, que eu apresso a esclarecer não são pessoais, mas extraídas das fontes do nosso ensinamento maçônico.

Devemos nos inspirar em nosso catecismo aprendiz que nos fala das três pequenas luzes, Sabedoria, Força e Beleza. Essas luzes nos iluminarão em nossa reflexão.

O que a sabedoria nos inspira?

Sabedoria, nossa sabedoria, deve ser "Que nosso discurso seja sempre impecável"

Parece muito simples, mas cuidado, a palavra é tremendamente poderosa. Tem um poder criativo que os cientistas conseguiram medir.

Lembremo-nos do prólogo do Evangelho de João "No princípio era a palavra, e a palavra estava com Deus, e a palavra era Deus.

Portanto, nossa sabedoria é que nossas palavras são sempre perfeitas.

Porque a palavra não é apenas um som, mas uma força considerável. Você quer prova?

Não faz muito tempo, pouco mais de meio século atrás, um homem muito modesto, pintor de estucadores de sua condição, incendiou o mundo, porque ele conseguiu liderar o mundo. Alemanha para a guerra, apenas pelo poder de sua palavra.

Por sua palavra, ele despertou o medo e o ódio das pessoas. Por sua palavra, ele conseguiu convencer os homens a cometer atos atrozes.

Este homem chamava-se Adolf Hitler.

O espírito humano é uma terra muito fértil. Cabe a nós semear uma semente boa ou ruim.

Sejamos mágicos, façamos bom uso dessa energia da fala.

O que significa impecável? Vem do latim "pecatus" que significa "pecado" e do radical "im" que significa "sem". Então "impecável" significa "sem pecado.

Em termos religiosos, o pecado é um ato cometido contra si mesmo. Visto a esta luz, posso dar-lhe um exemplo de porque a nossa palavra deve ser sempre perfeita.

Se encontro nas minhas atividades profanas um indivíduo que me deixa com raiva e o trato como um tolo, de fato uso essa palavra contra mim.

De fato, é muito provável que esse indivíduo me odeie e seu ódio não me faça bem.

O uso indevido da palavra é a fonte de todos os males do mundo. É usado para criticar, sentir-se culpado, destruir. É usado para expressar raiva, ciúme e ódio.

Que nossa palavra seja sempre impecável. Será nossa sabedoria e nossa maneira de maçons contribuir para a construção de um mundo melhor, contribuir com nossa pedra para o Templo da Humanidade.

O que pode ser assimilado à Força?

E a força, nossa força, seria "libertar-se dos olhos dos outros".

Nunca se deve fazer um caso pessoal do que nos é dito. Se o fazemos, é porque o fazemos uma importância pessoal, isto é, nos damos uma importância pessoal.

E se nos damos uma importância pessoal e fazemos um barulho de um pequeno nada, é que precisamos estar sempre certos e sempre dar errado aos outros.

Se lhe disserem que é o melhor, não faça disso um assunto pessoal. Se lhe disserem que você é um tolo, também não leve para o lado pessoal. Em um caso, como no outro, isso não deve afetá-lo, porque você sabe muito bem quem você é. Você é, na realidade, apenas confrontado com você mesmo.

Cada indivíduo vive em seu próprio mundo, totalmente diferente daquele em que você vive. Seus julgamentos sobre você são apenas uma projeção de seus próprios sonhos pessoais.

Esta é a sua maneira de ver o mundo e, com um pouco de experiência, você descobrirá que, no mesmo caso, os outros terão opiniões diferentes sobre você, de acordo com seu próprio sistema de crenças.

Nunca nos esqueçamos de que não vemos as coisas como são, mas sim como somos.

Portanto, não desperdice nossa força para nos defender dos olhos dos outros, mas para usá-los para cortar nossa pedra bruta.

A terceira das pequenas luzes é a beleza.

O que a beleza nos inspira?

A beleza me faz pensar em pensamento positivo.

A pesquisa mais recente, seja em física nuclear ou física quântica, mostra que a realidade fundamental não é matéria, mas vibração / energia.

Descobriu-se que tudo é vibração, isto é, energia, e que em particular cada pensamento corresponde a uma certa vibração e, portanto, um certo potencial de energia que emana do ser humano.

Isso significa que nossos pensamentos têm uma força que pode afetar o mundo exterior.

Você percebe o potencial que está em nós. Somos capazes de mudar o mundo com nossos pensamentos.

Se pensarmos em agressão, o mundo será agressivo Se nossos pensamentos estiverem cheios de amor, isto é, positivos, o mundo se tornará pacífico.

As descobertas científicas no campo do pensamento são impressionantes e eu poderia falar com você por horas.

Gostaria de sugerir que você faça o seguinte experimento sobre a prática do pensamento positivo.

Amanhã de manhã, quando você acordar, antes de se levantar, verá calma e positivamente o curso do seu dia.

Na primeira parte do dia, você pode ter um conflito entre dois de seus funcionários. Você verá a cena enquanto você harmoniosamente resolve o conflito e seus dois funcionários apertando as mãos.

Então, você provavelmente terá muito trabalho a cumprir, com muitos pontos para resolver. Então você visualiza que terá a facilidade de realizá-lo e encontrará todas as soluções para esse trabalho.

Sem dúvida, à tarde, você terá uma importante reunião para interlocutores difíceis de convencer. E neste caso, mais uma vez, você verá que esta sessão será executada sem problemas.

E quando você faz um balanço do seu dia, ficará surpreso ao ver que tudo correu bem, que você alcançou positivamente todas as suas atividades.

Nós fazemos o mundo com nossos pensamentos.

Você é o que você pensa que é. Seus funcionários são o que você pensa deles. Seus clientes são o que você pensa deles. Sua esposa é o que você pensa dela. Seus filhos são o que você pensa deles. E eu posso continuar para sempre.

Você vai entender que o pensamento positivo é a vida.

Mas o nosso futuro depende apenas do que pensamos agora, porque a vida não acontece no passado ou no futuro, mas aqui e agora.

Não há nada além de agora. Sei que em nossa atual civilização é difícil aceitar isso, mas a melhor coisa que podemos fazer é deixar de lado os princípios que aprendemos desde a infância e aceitar aqui e agora.

Então estaremos de acordo com a vida.

Então, se quisermos mudar nossas vidas, esculpir nossa pedra bruta, aprender a viver o momento presente, fazer o que fazemos, aqui e agora, sabendo que nosso pensamento é poder sobre a vida ou a morte.

Ontem à noite eu tive um sonho.

Nós éramos muitos irmãos para esculpir nossa pedra bruta, em uma grande carreira.

Havia irmãos mais capazes que outros. Assim, os mais talentosos ajudaram os menos hábeis, dando-lhes conselhos e encorajamento.

De repente, encontrei-me diante de um resplandecente ser de luz.

Eu venho para pegar você, ele disse, para passar sua última iniciação.

Muito surpreso, nada preparado, perguntei quem ele era.

Eu sou a morte

Fiquei atordoado, porque sempre me mostraram a morte como um personagem horrível. Mas, posto em confiança por essa pessoa luminosa, eu o sigo.

Você sabe disso, toda vez que sonhamos, pela manhã nos lembramos mais e infelizmente não consegui descrever essa iniciação.

No entanto, vem à minha mente que em um ponto eu me encontrei na frente de outra pessoa. Eu não vi o rosto dele, mas era dessa pessoa um amor incondicional.

Com a minha educação judaico-cristã, fiz a mim mesmo a pergunta: "É este o famoso juiz do qual estamos falando muito abaixo?"

Meu pensamento foi capturado e eu ouvi: "Eu não sou seu juiz . Eu sou tolerância ".

Então, com confiança, ele nos envolveu em uma conversa muito agradável, durante a qual a Tolerância me perguntou o que eu havia feito com as ferramentas que me haviam sido dadas.

Eu respondi a ele, muito sinceramente, sabendo que não era meu juiz, que eu não era muito inteligente, que tinha muitos problemas em esculpir minha pedra bruta, que ainda havia ferramentas que Eu não dominei completamente e não entendi os mistérios da vida.

"Eu lhe parabenizo pela sua sinceridade", disse Tolerância, "pois você vê que a coisa mais importante é que todas as manhãs você põe seu avental e se esforça para podar sua pedra bruta todos os dias, mesmo que não era perfeito, porque se você fosse perfeito, você não estaria na minha frente, mas em mim. Eu vou te dar seu salário.

E ele me deu um bom salário.

E você sabe qual foi o meu salário?

A oportunidade de fazer novas viagens nos caminhos pedregosos do mundo, aperfeiçoar-me e continuar a esculpir a minha pedra bruta até ao dia em que será bem polida.

E é por isso que estou aqui esta noite lendo este quadro.



Postar um comentário

0 Comentários