Desde tempos imemoriáveis, a humanidade e,
por extensão, os povos viram a romã como um símbolo de amor, de fertilidade e
de prosperidade, como exemplo podemos dizer que:
·
Segundo
a mitologia grega, a primeira romã foi plantada por Afrodite 1, enquanto
que o deus do inferno Hades 2, o ofereceu seu fruto à bela
Perséfone 3, para seduzi-la.
● Na ilha de Java 4, está associada a
certos ritos que acompanham a gravidez.
·
Segundo
Shakespeare, baixo sua folhagem se ocultou Romeu para lhe cantar uma serenata a
Julieta.
·
Na
China se tem o costume de lhe oferecer uma romã aos recém casados como
auspícios de uma descendência numerosa [Nota] A cor vermelha desta fruta é
considerada pela tradição chinesa uma cor que atrai a boa fortuna [fecha a
Nota]
·
No
Islamismo se considera a romã como uma das árvores do Paraíso conforme a
referências do Coral e das tradições do profeta Muhammad ou Maomé 5.
Se nos centramos no Templo de Salomão como
lugar de nascimento da ordem maçônica na figura de Hiram Abiff, veremos que a
romã é mencionada no primeiro livro dos Reis (1 Reis 7 - 13-21) quando se faz
referência à construção das colunas do templo. De acordo com a versão Rainha
Valera (versão atualizada):
13 O rei Salomão enviou a trazer de
Tiro a Hiram, 14 filho de uma viúva da tribo de Neftali, cujo pai era um homem
de Tiro, um artesão em bronze. Ele estava cheio de sabedoria, inteligência e
experiência para fazer todo o trabalho em bronze. Ele foi ao rei Salomão e fez
toda sua obra.
15 Hiram modelou as duas colunas de
bronze; cada coluna tinha oito metros de altura, e uma circunferência de cinco
metros e meio. 16 Fez também dois capitéis de bronze fundido, para que fossem
postos sobre a parte superior das colunas. Um capitel tinha dois metros com
vinte e cinco centímetros de altura, e o outro capitel também tinha dois metros
com vinte e cinco de altura.
17 Os capitéis que estavam na parte
superior das colunas tinham redes de tranças em forma de corrente; sete para um
capitel e sete para o outro capitel. 18 Fez as romãs em duas filas ao redor de
cada rede, para cobrir os capitéis da parte superior das colunas. O mesmo fez
para o outro capitel. 19 Os capitéis que estavam sobre as colunas no pórtico
tinham
Forma de lírios, e eram de um metro
com oitenta centímetros. 20 Os capitéis sobre as duas colunas tinham duzentas
romãs em duas filas, em cima da parte saliente do capitel que estava em cima da
rede, tanto no primeiro capitel com no segundo.
21 Então erigiu as colunas no pórtico
do templo. Quando erigiu a coluna sul, chamou seu nome de Jaquin; e quando
erigiu a coluna do norte, chamou seu nome Boaz. 22 Colocou na parte superior
das colunas um motivo de lírios.
Assim concluiu a obra das colunas.
É interessante notar aqui que o que deveria
estar sobre as colunas de entrada ao templo são lírios e não romãs como são
hoje em dia. Mas ainda que abordemos de imediato este tema para intentar dar
uma explicação do porquê sucede isto, voltemos à bíblia para comprovar que não
só em dita passagem se fala da romã. Na Bíblia existem muitos relatos aonde
este fruto é falado. Roberto Aguilar M. S. Silva 6 nos diz em sua
obra “A fruta romã e a simbologia maçônica, cristã e pagã”:
“O símbolo da romã o encontramos nos escritos
mais antigos da Bíblia. Os relatos da permanência dos israelitas no Egito estão
cheios de alusão às romãs. O delta do Nilo era lugar de romãs e os hebreus
recorriam à romã como alimento restaurador do trabalho de escravidão.
O livro dos Números conta que os exploradores
enviados por Moisés à terra prometida levavam o fruto da romã como prova da
fertilidade do país. (Num 13,23). Durante a época da monarquia de Israel, a
romã se utilizava como reflexo da estabilidade e da concórdia do reino. As
descrições que se fazem do templo de Salomão refletem sua presença na
arquitetura. Centos de romãs coroavam a parte alta dos capitéis das colunas do
templo (1 Reis 7,18.20-42; 2 Cron 3,16; 4,13; Ser 42,22).
As romãs também eram utilizadas como
oferendas no templo, sobretudo quando a população estava obrigada a pagar o
dízimo às autoridades religiosas. Os textos legais determinam que aos
funcionários e grupos como os levitas, se lhes entregava a décima parte do
trigo, do vinho e do azeite, das romãs e de outros frutos (Tob 1,7).
Não existe documentação fidedigna que afirme
o porquê estão situadas na parte superior das colunas da entrada no templo nem
há uma explicação desde quando se colocam nos pilares. Uma resposta simples
fornecida por alguns maçons nos diz que estão lá porque ao entrar no Templo,
passando pelas duas colunas, nos lembra que cruzando a entrada do Templo
devemos nos lembrar que somos todos irmãos, unidos pelo laço de sangue, que ao
sair do mesmo, vemos estas colunas e também as romãs, para que não esqueçamos
que deixamos um recinto onde somos todos irmãos.
As romãs, à entrada da Loja, acima das
colunas, assumem a transição entre o mundo profano e os trabalhos no interior,
deixando penetrar a sensibilidade, a emoção do maçom que não deve se dispersar
ao longo da sessão, sujeitando esta sensibilidade e emoção ao exame da razão. A
presença das romãs, à entrada da loja, sobre as colunas, não nos confirma a
importância que devemos dar ao mundo profano? Não nos convida a estabelecer o
laço de união entre a Loja e o Templo da Humanidade por construir? Inseparáveis
das colunas J e B, as romãs oferecem ao maçom um belo motivo de meditação e de
conhecimento.
Sua crosta dura é, portanto, a unidade que
deve existir para ser um único ser, todos juntos e unidos, fazemos que essa
crosta seja dura diante do mundo exterior e resista às decepções, assim como o
fruto resiste às inclemências do tempo.
O templo está carregado de simbolismo, mas
sempre para que cada qual trabalhe sua pedra bruta, e é a romã o único símbolo
que faz referência à união de todos em um, muito diferente da corda com nós ou
a cadeia de elos que rodeiam o templo segundo seja o rito que representa os
maçons espalhados na terra, formados no universo que representa o templo.
Idealizando um pouco tudo que foi dito até
agora, podemos associar o grão da romã com o irmão ou maçom individual e todo o
fruto com a Loja ou a Ordem em seu conjunto. Os irmãos se reúnem todos juntos
em perfeita harmonia no interior da loja do mesmo modo que os grãos se ordenam
no fruto. Assim mesmo, a loja protege aos irmãos de todo o mal e inclemência
externa como a casca dura do fruto protege aos grãos. Por outro lado, quando os
frutos da romã estão prontos para cair sobre a terra e germinar, a romã
arrebenta, explode, e se espalha em todas as direções. Assim devemos proceder
também conosco, devemos sair de nossas lojas e espalhar nosso conhecimento em
todas as direções para melhorar a Humanidade, pois de nada serve o conhecimento
adquirido se este não se aplica para dar frutos e se não é transmitido para as
gerações futuras.
Assim, pois, querido aprendiz, quando entres
na loja e veja sobre as colunas B e J o conjunto, pelo geral, de três romãs;
não penses que é um mero adorno. Lembra que nada na loja está por adorno, tudo
tem uma razão de ser e até a humilde romã te fala com força para te dar a
conhecer sua mensagem.
Notas
1.
Afrodite
é, na mitologia grega, a deusa da beleza, o amor, o desejo e a reprodução.
Ainda que constantemente se refira a ela na cultura moderna como “a deusa do
amor”, é importante assinalar que antigamente não se referia ao amor no sentido
cristão ou romântico.
2.
N
mitologia grega, Hades faz alusão ao submundo grego antigo como ao seu deus.
Hades é o filho varão mais velho de Cronos e Rhea. De acordo com o mito, ele e
seus irmãos Zeus e Poseidon derrotaram os Titãs e reivindicaram o governo do
cosmos, reivindicando o submundo, o céu e o mar, respectivamente; a terra
sólida, da antiga província de Gea, estava disponível para todos os três ao
mesmo tempo.
3.
Na
mitologia grega, Perséfone é filha de Zeus e de Demeter. A jovem donzela,
também chamada Kore, é raptada por Hades e se converte na rainha do
submundo.
4.
A
ilha de Java (em indonésio, Jawa), com uma superfície de 132.000 Km2, tem uma
população de 145 milhões de habitantes o que a converte na ilha mais povoada do
mundo, por diante de Honshü, em Japão. Assim mesmo, Java é a ilha mais
densamente povoada de Indonésia, com 1.098 pessoas por km2.
5.
Mahoma
(A Meca, c. 26 de abril de 570-Medina, 8 de junho de 632) foi o fundador do
Islã. Seu nome completo na língua árabe é Abu I-Qåsim Muhammad Ibn ‘Abd Alläh
al-Håsimi al-, que se castelinizou como “Mahoma”. Na religião muçulmana, se
considera a Mahoma o último dos profetas, o último de uma longa cadeia de
mensageiros enviados por Deus para atualizar sua mensagem, entre cujos
predecessores se contariam Abraão, Moisés e Jesus de Nazaré. Por outro lado, o
Bahaísmo o venera como um profeta ou “Manifestação de Deus”, cujos ensinamentos
foram atualizados pela de Bahá’u’lláh, fundador desta religião
6.
Roberto
Aguilar M. S. Silva é membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Sentinela
da Fronteira Nº 53, Corumbá, Mato Grosso do Sul - Brasil e acadêmico da
Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, Brasil.
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