AS ORDENS INICIÁTICAS E O NÓ DE GÓRDIO

Por José Maurício Guimarães (33º, MI,(*)

PREMISSAS:
"A Maçonaria não impõe nenhum limite à livre investigação da verdade".
"A Maçonaria tem por fim combater a ignorância em todas as suas formas; combater os hipócritas que enganam a humanidade; os pérfidos, que a defraudam e os ambiciosos que a usurpam."

Apesar de a Maçonaria moderna ter se estruturado na Inglaterra em 1717, ela já existia atuante no século anterior e de maneira germinal em tempos remotos. Foi na Inglaterra que a Maçonaria alcançou o estágio mais sofisticado de "negócio de Estado" e desde então, naquela ilha, os Pedreiros Livres (freemasons) permanecem condescendente com o sistema monárquico de governo. Foi também nessa boa e velha Inglaterra que, em 1960, foi formada a banda de "The Beatles", que tanto admiramos, e que não tem nada a ver com a Maçonaria.
Foi na França, com a assistência dos adversários comuns da Coroa Britânica – os escoceses – que as bases de futuras repúblicas foram moldadas, e tomadas para si, pelo Rito Escocês a partir de 1786 e no decorrer da história. Menos de setenta anos separam a Maçonaria como negócio de Estado monárquico das Maçonarias revolucionárias e republicanas (Revolução Francesa, 1789-1799), cujos principais líderes e redatores da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foram maçons.
Não pretendo dizer que a Revolução Francesa foi exclusivamente "obra da Maçonaria", mesmo porque toda obra maçônica só é válida quando abraçada primeiro pelos seus membros e Lojas; depois pelo povo. Foi também na França que nasceu, em 1915, a insuperável cantora Édith Piaf (que tanto amamos) e que não tem nada a ver com a Maçonaria ou com as repúblicas.

A progressiva saída de cena da Maçonaria aconteceu com o surgimento, por um lado, das organizações sindicais durante o século XIX – no Reino Unido, em 1871, e na França, em 1884 – e por outro, com o desenvolvimento das modernas universidades, laicas e de caráter estatal, introduzindo-se assim uma relação nova entre os governos, os trabalhadores e o conhecimento.

No final do século XIX os "segredos" da organização do trabalho (atuação operativa) e os "mistérios" da pesquisa científica (atuação especulativa) passaram das mãos dos maçons para os sindicatos e as universidades – não por descuido da Maçonaria, mas por vontade própria da legítima organização maçônica que almeja, em primeiríssimo lugar, o processo civilizatório condenando qualquer forma de absolutismo ou controle do pensamento.

Não obstante essas realidades históricas, a Maçonaria do século seguinte (1901-2000) insistiu em preservar os feudos que haviam sido derrubados há mais de um século e meio. O desgaste advindo dessa peleja é melhor observado em países de cultura jovem como o Brasil, pois nos Estados Unidos a Maçonaria vinha se fortalecendo, nos últimos séculos, mediante projetos sólidos, abrangentes em termos da república e do interesse social (ver meu livro "Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, História Fundamentos e Formação", Belo Horizonte, 2014 - III e IV partes).

Entre nós, os prolongados queixumes entremeados de gemidos e gritos de grande pesar face ao desgosto de que – dizem eles – "a Maçonaria não está fazendo nada", reflete a consequência de um absolutismo que insiste num modelo feudal, cuja natureza intrínseca e oculta é monárquica: muitos caciques e poucos índios.

Este é o "nó górdio" que ainda não conseguimos desatar (Górdio, segundo a lenda, foi um camponês da Frigia – Anatólia, na moderna Turquia – coroado rei quando, cumprindo a previsão dos oráculos, chegou à cidade numa humilde carroça que ele amarrou numa coluna com um nó impossível de se desatar. Enquanto a carroça ali estivesse, só ele poderia governar, fazer as leis e julgar.)

Assim permanecem os novos carroceiros que amarram seus coches nas colunas do Templo da Sabedoria com um nó desafiante ao poder de seus súditos. Chega-se ao poder pelo voto democrático, mas governa-se pelo sistema discricionário – esta é a regra das novas sociedades INICIÁTICAS (não só a Maçonaria!!!) onde a educação, o conhecimento e o poder não são compartilhados de forma igualitária: uns "sabem" mais que os outros e o mínimo que dizem saber não compartilham; de igual forma inventam "histórias para bois dormirem", enquanto a vaca vai para o brejo.

Voltemos à Frigia do ano 340 A.C., quando Alexandre, o Grande, ouviu a história do nó górdio e, intrigado com a questão, foi até o templo e, após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó com um único golpe.

Onde estarão os Alexandres hoje?
Parafraseando Fiedrich Hegel, ouso apreciar o que acontece com quaisquer outros fatos do passado, refiram-se eles aos costumes, às leis, etc. – fatos pertencentes à história que a miopia do Séculos XX e do atual Século XXI insiste, à custa de cultuar a estupidez, em classificá-los sem nenhuma relação com a vida presente. E por melhor que os verdadeiros estudiosos reconheçam esses fatos e personalidades em todos os seus pormenores, o desafio que devemos enfrentar não tem se tornado cultura nossa.

A indigência cultural impede que nossos direitos − o conhecimento do poder e a participação no poder do conhecimento − produzam os efeitos da glória que já não existe. O que é histórico, disse Hegel,  só é nosso quando pertence à nação a que também pertencemos ou quando podemos considerar o presente em geral como uma consequência de tais ou tais acontecimentos passados, em especial daqueles cujos caracteres e atos neles representados se prendem como os anéis de uma cadeia. Não basta o laço que existe entre o povo e a terra em que ele vive; é preciso que haja uma íntima ligação entre o passado do nosso povo e o nosso estado atual, a nossa vida e modo de existência de hoje.
Mas que essa ligação entre o passado e o nosso estado atual não se imobilize pela carroça de Górdio estacionada na entrada dos templos.

 (*) O Irmão José Maurício Guimarães é Venerável Mestre e fundador da Loja Maçônica de Pesquisas “Quatuor Coronati, Pedro Campos de Miranda”, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais



RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Digite seu e-mail:


FeedBurner

Postar um comentário

0 Comentários