Por Ir.'. Kennyo Ismail
Outro
dia estava na instalação e posse de um Venerável Mestre em Oriente de outro
Estado que não o que resido. Fui surpreendido com algumas passagens da
cerimônia, em especial no compromisso assumido. Uma das perguntas feitas ao
empossando solicitava o compromisso de seguir estritamente a Constituição de
Anderson e a Constituição daquela Obediência. Tamanho é o fascínio dos maçons
brasileiros pela Grande Loja Unida da Inglaterra que, até mesmo uma Obediência
que não tem atualmente o reconhecimento da mesma, estava solicitando a um
Venerável Mestre que seguisse uma Constituição que supostamente é de outra
Obediência.
Pode
um irmão seguir duas constituições distintas? De duas Obediências distintas?
Cada Obediência não é soberana? Será que não há nada em uma constituição que é
incompatível com a outra? Quem escreveu essa cerimônia já leu alguma vez a
Constituição de Anderson? Sabe o que ela diz? E o mais importante: sabe que a
Constituição de Anderson não é mais utilizada pela Grande Loja Unida da
Inglaterra há mais de 250 anos? Que não tem valor prático, apenas histórico?
Uma
simples leitura da Constituição de Anderson deixa qualquer maçom sério
envergonhado. Seu primeiro capítulo é dedicado a apresentar uma genealogia
maçônica, indicando Adão como o primeiro maçom, com vários pontos fantasiosos,
passando por Augusto César, tido como um Grão-Mestre, até chegar aos reis
ingleses. Então diz que a Rainha Elizabeth desestimulou a Maçonaria por ser
mulher e, portanto, não podia ser maçom. Mas então o Rei James VI, sendo maçom,
reanimou a Maçonaria. E então a Maçonaria tem sido governada pelos reis e
príncipes ingleses desde então. E essa história é então repetida de forma
resumida na “Música do Mestre”.[1] Fica evidente que não foi à toa que
Desaguliers escolheu James Anderson para escrevê-la: Anderson era conhecido por
fazer bicos, criando genealogias míticas, para não dizer falsas, para famílias
inglesas que desejavam um upgrade em seus históricos. Sua constituição maçônica
é considerada “uma mistura de compilação e fantasia, invenção e manipulação,
clareza e ambiguidade e de fato de erro”.[2]
Ainda,
há alguns pontos da Constituição de Anderson que, dentre outros, podemos
apontar como conflitantes com os regulamentos maçônicos brasileiros atuais, de
modo geral:
A
exigência de que o candidato “descenda de pais honestos”;
O
Grão-Mestre escolhe e nomeia seu Grão-Mestre Adjunto;
Nenhuma
Loja jamais iniciará “qualquer homem abaixo de vinte e cinco anos de idade”;
Nenhum
homem pode ser iniciado “sem o consentimento unânime de todos os membros” da
Loja.
Nesse
sentido, como pode um maçom seguir a Constituição de Anderson e seguir a
Constituição de sua Obediência sem desrespeitar uma ou outra? Acaba que, por
elementos contraditórios, o compromisso assumido torna-se vazio, sem valor.
Fruto duma desinformada veneração à GLUI, até mesmo por aqueles que não têm
sido reconhecidos por ela.
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