O MISTÉRIO DO CIRCULO SUPERIOR

CAPÍTULO VII
Por Ir.’. João Anatalino
Um Conselho formado por vinte e quatro cavaleiros, vestidos com mantos e capuz negro, com a cruz vermelha do Templo no peito, se reuniu em Chipre em meados de maio de 1307 para uma seção em que novos Irmãos seriam admitidos no Circulo Interno Superior da Irmandade. A sala onde se reuniam tinha formato retangular, sem janelas, com um piso feito em pedras de granito e mármore, formando um mosaico branco e preto que dava a ideia de um tabuleiro de xadrez. Duas fileiras de bancos de pedra, em forma de arquibancada, semelhante aos que se viam em uma sinagoga judia, ficavam encostados ás paredes. Neles, silentes, com as mãos nos joelhos, sentavam-se os vinte e quatro Irmãos do Conselho. No meio da sala, em cadeiras dispostas em fila de três, sentavam-se os novos Irmãos que iriam ser admitidos no Círculo Interno. No fundo da sala, no Oriente, separada por uma balaustrada de madeira, havia uma mesa com um candelabro de nove braços, onde nove velas acesas projetavam uma pálida e bruxuleante luz amarela sobre aquela estranha e fantasmagórica reunião. Em cima da mesa um pano vermelho cobrindo um objeto de formato oval, do tamanho de um crânio humano. Na parede ao fundo, uma pintura mostrando uma lua crescente, com um sol abaixo dela, e abaixo dele uma inscrição em grego:Αβρασα. Ao lado da mesa, um estandarte de cores semelhantes ao mosaico do piso da sala ─ quadrados pretos e brancos ─ pendurado com os dizeres: “Deus o quer”. Dois monges-cavaleiros, portando suas espadas, guardavam a porta da sala, pelo lado de fora, e outro Irmão, armado com um pique, guardava a porta pelo lado de dentro.


Jacques de Molay, Hugues de Peyráuld e Geoffroy de Charney, sentados em três cadeiras de alto espaldar, decorados como se fossem tronos reais ou cardinalícios, dirigiam a reunião. Era tal o silêncio que reinava no recinto, que podiam ser ouvidas as respirações dos trinta homens encapuçados que estavam ali reunidos. 

Então Jacques de Molay desembainhou sua espada e bateu com o punho dela três vezes sobre a mesa. Dos seus lados direito e esquerdo, Geoffroy de Charney e Hugues de Peyráuld também desembainharam as suas e bateram, cada um por sua vez, três vezes sobre a mesa. Os demais Irmãos presentes na sala repicaram, com as palmas das mãos, as três batidas, por três vezes.

─ Está reunido o Capítulo LVIII para a admissão de seis novos membros ao nosso Círculo Interior. Desde agora é vedado aos Irmãos se levantar de seus lugares ou tomar a palavra sem ser a isso concitado ─ disse Jacques de Molay.

─ Irmão Cobridor, o Capítulo está bem guardado e a salvo de olhos e ouvidos profanos?─ perguntou de Molay, ao Irmão que guardava a porta, pelo lado de dentro.

─ Sim, Irmão Grão-Mestre. O Capítulo está bem guardado e a salvo de olhos profanos ─ respondeu o Cobridor.
─ Irmão Mestre da Justiça ─ todos os presentes nesta sala são dignos de participar destes trabalhos? ─ perguntou o Grão-Mestre.

─ Sim, Irmão Grão ─ Mestre ─ respondeu Peyráuld ─ Todos foram examinados e são dignos de estarem aqui. 

─ Irmão Sacrificador, a que horas começam os nossos trabalhos? ─ perguntou o Grão-Mestre.

─ A meia-noite, Irmão Grão-Mestre, quando o Pai das Luzes se oculta no Ocidente e a Mãe Divina começa o seu trabalho de parto ─ respondeu Geofrroy de Charney.

─ Honremo-los então ─ disse o Grão-Mestre. E todos os presentes na sala passaram a mão espalmada sobre a garganta, como se a estivessem cortando com uma lâmina. Em seguida, todos exclamaram três vezes Huzah! Huzah! Huzah!

 ─ Irmão Mestre da Justiça, lêde os nomes dos Irmãos que passarão a compartilhar conosco dos nossos mais sublimes segredos ─ pediu o Grão-Mestre. 

Hugues de Peyráuld tomou um pergaminho e leu os nomes de Reginald de Provins, Geoffroy de Gonneville, Ponzard de Guizi, Bertrand de Chartres, William de Chambonett e Gaucerant de Montepezat, suas respectivas origens e cargos dentro da Ordem.

─ Lembrai-vos Irmãos ─ disse ele, após ter terminado a leitura dos nomes ─ que ao ingressardes em nossa Ordem vós fizestes o juramento solene de guardar vossos corpos em perfeita castidade, renunciar a todo e qualquer bem pessoal, defender os pobres e os aflitos e permanecer fiéis e prontos a dar vossa vida em prol da nossa fé. Tudo isso vós cumpristes. Professastes a fé da nossa Ordem e vivestes na perfeita obediência aos nossos Estatutos. Passastes também por todas as provas previstas pelo nosso ritual. Hoje vos é dado conhecer os nossos mais sublimes Mistérios e segredos, pelo que jurais, solenemente, nunca os revelar a ninguém, nem os comentar com qualquer outro Irmão que não os que aqui estão presentes. Lembrai-vos que o perjúrio acarretará a vossa morte. Fazeis, de coração e alma, esse juramento?

─ Eu o juro! responderam todos. 

─ Ouvi então, o que tem a dizer o nosso Grão ─ Mestre. Peço-vos que não o interrompeis, a não ser que a isso sejais concitados.

─ Aprendestes que a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo do Rei Salomão foi fundada por nove nobres cavaleiros, no ano de 1118, sob a chefia do conde Hugues de Payns, com o objetivo de proteger o caminho do Santo Sepulcro, para que os peregrinos cristãos pudessem visitar, em segurança, o túmulo de Nosso Senhor ─ disse Jacques de Molay. 

─ Assim está escrito em nossas crônicas e tem sido informado ao mundo. E de fato, foi o que fizeram nossos primeiros Irmãos durante algum tempo, para justificar a fundação da Ordem e não atrair a atenção para os verdadeiros objetivos que motivaram aqueles nobres cavaleiros a criar a nossa Irmandade.

─ A verdade, porém ─ continuou de Molay ─ é que a nossa Irmandade não nasceu em Jerusalém no ano de 1118, como as crônicas dizem, mas bem antes, em 1104, em Troyes, sob a tutela de nobre Hugues, conde de Champagne. Entre seus cavaleiros vassalos estavam dois dos Irmãos fundadores, o nosso primeiro Grão-Mestre Hugues de Payns e aquele que foi o segundo na linha sucessória, o Irmão André de Montbard. Entre os idealizadores da Irmandade, também estava o nosso santo abade Bernardo de Clairvaux, redator das nossas Regras. 

─ Desde o início nossa Irmandade tinha uma missão específica ─ continuou de Molay. ─ Essa missão era trabalhar pela realização da obra pela qual Nosso Senhor Jesus Cristo veio ao mundo. Isso porque o objetivo da missão de Jesus era a reconstituição do reino de Israel nos mesmos fundamentos em que ele existira nos tempos de Davi e Salomão. Como sabeis, Jesus era descendente do rei Davi por parte de pai. Mas ele não era filho do carpinteiro José, como dizem as Escrituras, mas sim, filho de um príncipe da linhagem de Davi, chamado Yeshua Pandira, com uma jovem chamada Maria, donzela a serviço a Deus no Templo do Senhor.   

Esse príncipe, que era fariser e membro do Sinédrio, enamorou-se da jovem Maria, mas as leis judaicas não permitiam o casamento de uma donzela consagrada ao serviço do Senhor, pois tais jovens deviam ser conservadas para sempre virgens.    

Assim, quando Jesus nasceu, o príncipe Yeshua Pandira não pode assumi-lo como filho legítimo. Para que a jovem Maria não sofresse as penas da lei, previstas para o caso, ela foi dispensada do serviço no Templo e casou-se então com o carpinteiro José graças a um arranjo feito pela família de Pandira. E José, o carpinteiro, tornou-se seu pai adotivo. Quando Jesus cresceu, sua condição de príncipe de Israel foi revelada, e ele foi levado para uma colônia de essênios para ser por eles educado. Pois os essênios viviam em uma Irmandade semelhante á nossa, preparando o povo de Israel para fundação do reino do Messias. E o Messias, ele o reconheceram na pessoa do Nosso Senhor Jesus, por que ele era descendente de Davi e tinha qualidades de guerreiro e de profeta, justamente o perfil do Messias que eles acreditavam que um dia viria.

A palavra passou para Hugues de Peyráuld.

─ Quando Jesus completou o seu ensinamento ─ continuou Peyráuld ─ ele começou a organizar o seu próprio plano para libertar o povo judeu do jugo romano e dar ele uma nova forma de viver. Foi por isso que ele convocou exatamente doze discípulos para fazer parte do seu Circulo Superior. 

Os cavaleiros ali sentados ouviam serenos e contritos. Ninguém fazia sequer um movimento de olhos. Peyráuld continuou.

─ Isso ele fez porque doze eram as tribos de Israel nos tempos de Salomão e Jesus queria reconstituir o reino de Israel exatamente nos mesmos moldes em que ele existira naqueles áureos tempos. Cada um dos seus discípulos seria o príncipe de uma tribo. E além disso ─ continuou Peyráuld ─ ele instruiu outros setenta para correr as cidades e as aldeias da Judéia e da Samaria, onde houvesse colônias do povo israelita, para que os instruísse e preparasse para a chegada do Messias e consequente a restauração do reino de Israel. 



Boa parte dos cavaleiros ali reunidos já conhecia a história que de Molay e Peyráuld estavam contando. Eram Mestres do Circulo Interno de Irmãos que já haviam galgado os mais altos postos na hierarquia do Templo. Eram todos Grãos-Mestres de países onde o Templo estava instalado e Preceptores das províncias mais importantes da Europa. Porém, para aqueles que estavam frequentando o Capítulo LVIII pela primeira vez, essa versão heterodoxa da vida de Jesus era completamente nova. Por isso, na luz amarelada e bruxuleante que iluminava aquele ambiente totalmente insalubre, não era possível ver em suas testas o vinco de estranheza e preocupação que aquela bizarra lição de história estava provocando. 

Os seis Irmãos que ali estavam, para serem iniciados no Círculo Superior dos Mistérios Templários, eram, em sua maioria, cavaleiros oriundos da pequena nobreza europeia, que fora educada na ortodoxia católica e seu espanto com aquela versão completamente diferente da que haviam aprendido desde a infância, de algum modo, os assustava.

Geoffroy de Charney havia assumido a narração. 

─ Quando Jesus achou que estava na hora de proclamar a restauração do reino de Deus, o reino do Messias ─ continuou Charney ─ ele foi a Jerusalém. Por que ele sabia que a grande maioria do povo judeu se reunia em Jerusalém nessa época, e essa proclamação deveria ser feita no Templo, o mais sagrado dos seus locais. 

─ E como era a semana da Páscoa Jesus esperava que o povo ali reunido o apoiasse, pois ele seria revelado como o Messias, o 

descendente de Davi, lídimo herdeiro do trono de Israel. 

Ninguém ousava romper o silêncio no círculo. Os veteranos porque já conheciam aquela história, os iniciandos porque estavam chocados ou curiosos demais para perguntar. Então, Charney continuou.

─ Eis porque o chamavam de Filho de Davi, ou Filho do Homem. Filho de Davi porque ele descendia do famoso rei e os essênios reconheceram nele o Messias guerreiro, que as escrituras prometiam. O guerreiro que libertaria Israel do jugo romano. E Filho do Homem porque ele era também o Messias sacerdote, que restabeleceria a antiga religião de Israel, tal qual Moises a ensinara. Assim o profeta Daniel chamara áquele que levaria Israel á sua antiga posição de glória entre os reinos da terra e perante Deus. 

─ Dessa forma ─ continuou Charney ─ Jesus seria proclamado rei dos judeus e daria início á sua revolução. Por isso ele dizia que destruiria o Templo e o restabeleceria em três dias. Pois ele esperava que até o fim da semana da Páscoa, tudo estivesse consumado, e então ele começaria a erguer o novo Templo ─ que seria um novo reino e uma nova religião, a antiga religião de Moisés, restabelecida em sua pureza primitiva. 

─ Mas antes que a rebelião fosse desencadeada, o seu plano foi descoberto pelos membros do Sinédrio. Judas Iscariotes o traiu, denunciando para eles o que Jesus pretendia fazer. Os membros do Sinédrio não acreditavam em Jesus, pois sabiam quem ele era. Não admitiam que um filho ilegítimo de um seus membros (pois Yeshua Pandira fora, a seu tempo, membro daquela casa), reivindicasse para si o trono de Israel. E os anciãos tinham também muito medo de uma rebelião, pois sabiam que os romanos eram sanguinários e passariam a fio de espada toda a população de Jerusalém.



 O silêncio era geral na sala. Todos os cavaleiros, contritos, seguiam á risca a regra da Ordem. Quando o Mestre fala, todos devem ouvir sem interromper. Atenção, respeito, comedimento, silêncio e humildade eram virtudes cultivadas por aqueles cavaleiros. A Regra, escrita por São Bernardo, seguia á risca os preceitos do Sermão da Montanha. “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Eles sabiam que ser pobre de espírito não era ser tolo ou mesmo ignorante. Era sim, ser humilde e mesmo tendo muita sabedoria, comportar-se como se nada soubesse. Mais ouvir do que falar, mais aprender do que ensinar, mais dar do que receber, servir antes de ser servido. A verdadeira sabedoria não vinha das letras, do conhecimento enciclopédico, mas da verdadeira fé e da disposição de lutar pela razão certa.

A narrativa voltara, agora, para o Grão-Mestre.



Jacques de Molay limpou a garganta e continuou. 

─ Jesus foi preso pelos guardas do Sinédrio, julgado pelos anciãos e depois entregue aos romanos, porque pela lei judaica, ninguém podia ser executado na semana da Páscoa. E ele foi executado como criminoso, um sedutor do povo, um conspirador e usurpador. 

 ─ Essa é a verdadeira história do Nosso Senhor Jesus Cristo ─ disse de Molay, sentando-se. Estava suado e ofegante. 

─ A palavra será agora aberta aos Irmãos iniciandos ─ disse Geoffroy de Charney, assumindo novamente a condução dos trabalhos. ─ Podeis fazer as perguntas que vos apetecer.

─ Sendo verdade tudo isso que o Irmão Grão-Mestre disse, então o que o as Escrituras ensinam sobre a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo está errado? ─ perguntou Reginald de Provins.

─ O Irmão Mestre da Justiça irá responder á vossa pergunta ─ disse Geoffroy de Charney.

─ Não, Irmão Reginald ─ disse Hugues de Peyráuld, levantando-se. Depois, com ar professoral, como era sua postura normal, continuou:

─ Tudo que a Igreja e as Escrituras ensinam é verdade, mas só que não devemos tomar os escritos ao pé da letra ─ disse Peyráuld. Na verdade ─ continuou ─ Jesus era um monge-guerreiro como nós. Ele sabia a verdade das Escrituras antigas e conhecia o poder da palavra. Assim, ele pregava uma doutrina e uma ideia de liberdade, que era tanto política quanto religiosa, mas muito perigosa para a época, pois Roma dominava a região com mão de ferro. 

─ Mas o que era, na verdade, o Reino dos Céus, que ele pregava? ─ perguntou Geoffroy de Gonneville, recém-empossado como Preceptor de Aquitânia e Poitou.

─ Era o reino prometido a Davi e Salomão, Irmão Geoffroy. Um reino de justiça e paz, onde todos viveriam como Irmãos, como se o reino todo fosse uma grande Irmandade, unida pelos laços do sangue e da religião, fortalecida pela crença em um único Deus.

─ Mas porque ele disse que seu reino não era desse mundo? ─ perguntou Ponzard de Guizi. As perguntas agora começavam a pipocar.

─ Porque não era, Irmão Ponzard ─ respondeu Peyráuld. ─ Pelo menos, não daquele mundo em que eles estavam vivendo. Eram de um mundo que já havia sido destruído a vários séculos, desde que o primeiro Templo, o de Salomão, havia sido derrubado. Israel nunca mais foi o mesmo depois disso. Jesus queria voltar á antiga glória que existia naqueles dias. 

─ Então ele era, na verdade, um homem comum, embora de sangue real? ─ perguntou Bertrand de Chartres.

─ Sim, Irmão Bertrand. Ele era um rei e um profeta, mas era tão mortal quanto eu e vós ─ respondeu Peyráuld.

─ Então não ressuscitou de verdade, como dizem as Escrituras? ─ inquiriu, perplexo, o cavaleiro identificado pelo nome de William de Chambonett.

─ É verdade, Irmão William ─ respondeu Peyráuld, como se tivesse chegado ao âmago da questão e mostrasse muita satisfação por ter conduzido sua aula á conclusão desejada ─ ele está tão morto quanto Hugues de Payns, o fundador da nossa Ordem.



O que os altos dignatários do Templo estavam dizendo era por demais chocante e difícil de acreditar para aqueles cavaleiros que estavam ouvindo aquela história pela primeira vez. Não para os veteranos que já a conheciam. Por isso, alguns deles ainda não tinham saído do seu estupor e olhavam, desconfiados e aturdidos para o rosto dos seus Irmãos mais antigos, procurando neles algum sinal de que tudo aquilo era uma pilhéria, uma brincadeira, como achavam que era aqueles rituais de iniciação, onde eles foram obrigados a negar Cristo, cuspir na cruz e beijar as nádegas do Preceptor. Seria outra provação de fé, como aquela? A negação de Cristo era uma prova de coragem. Aqui se procurava descontruir toda a história de Jesus, contada pelos Evangelhos, para que o Irmão se insurgisse e revelasse a firmeza sua fé? 

─ Mas que provas podeis nos dar de que tudo isso é verdade? ─ perguntou, por fim, o cavaleiro Reginald de Provins. E imediatamente se arrependeu, porque não era comum entre os Irmãos da Ordem, e muito menos daquele seleto Círculo, mostrar o mínimo sinal de dúvida ou contradição em relação a qualquer coisa que lhes fosse ensinada, ordenada ou informada por seus Mestres. A regra Templária exigia obediência e confiança irrestrita. 

─ Esperávamos que algum de vós, Irmãos que aqui vem pela primeira vez neste grau do nosso Capítulo ─ disse de Molay, se levantando ─ fizésseis todas essas perguntas. ─ Como sabeis, a dúvida, em nosso meio, é punida com penitência e estudo, e a desobediência com a prisão e até com a morte. Mas nestes graus do Capítulo vos é dado saber que todas essas nossas crenças estão apoiadas em verdadeiras provas e não apenas em tradições compiladas ao longo dos séculos, como faz a Igreja com a sua doutrina.  

─ Dissemos que os Irmãos que fundaram nossa Ordem não eram apenas os nove cavaleiros que se reuniram em Jerusalém para criar um grupo de monges-guerreiros para proteger os Lugares Santos. Na verdade ─ continuou de Molay ─ o Templo foi fundado quatorze anos antes, em Troyes, a pedido do comandante do exército cruzado, o nobre Duque da Lorena, o grande Geoffroy de Boillon. E ele nunca teve, como geralmente se pensa, o objetivo de policiar os caminhos de Jerusalém e guardar os lugares santos, mas sim, de reunir provas de que a família do Duque de Lorena é a verdadeiro herdeiro do sangue de Jesus, pois sua linhagem provém de Sara, a filha que ele teve com Maria Madalena.

─ Jesus então teve filhos? ─ perguntou, perplexo, o Irmão Gaucerant de Montpezat, Preceptor da província do mesmo nome. ─ E porque não se diz nada sobre isso nos Evangelhos e a Igreja sempre fez questão de defender o celibato, se o próprio Jesus era casado? ─ emendou na mesma pergunta, pois ainda parecia não estar nada convencido daquelas histórias. Elas eram tão extraordinárias, que ele mal conseguia pensar direito.

─  Primeiro porque Jesus e Madalena não eram casados de fato ─ respondeu de Molay. Quando Jesus conheceu Madalena ela era uma mulher possuída por vários demônios. Ele a curou. Ela então entrou a seu serviço e passou a segui-lo por todos os lugares. Logo nasceu entre eles o amor de homem e mulher. Mas os discípulos de Jesus não gostavam dela. Tinham ciúme e inveja dela. Mas foi ela a quem Jesus amou mais. Depois que Jesus foi crucificado, seus discípulos começaram a persegui-la e difamá-la entre os seus seguidores, porque foi a ela a quem Jesus confiou os segredos da sua doutrina e o encargo de continuar a sua missão. Porque ela era mãe da sua filha, a única pessoa na terra que ainda tinha o sangue de Davi nas veias.

─ Mas não foi Madalena quem encontrou a tumba de Jesus vazia e anunciou aos discípulos que ele havia ressuscitado? ─ perguntou Bertrand de Chartres.

─ Esse é o grande segredo, Irmão Bertrand ─ disse de Molay, olhando para todos os Irmãos ali sentados. ─ Pois foi Madalena, com a ajuda de José de Arimatéia, que era tio dele, quem roubou o corpo de Jesus e o ocultou em lugar que somente ela e o tio sabiam. E depois disseram aos discípulos que a tumba estava vazia e o corpo havia desaparecido.

─ Mas as Escrituras dizem que os discípulos o viram e falaram com ele depois que ele ressuscitou ─ contestou Reginald de 

Provins. 

─ Os discípulos dele inventaram essas histórias, Irmão Reginald, ou então tiveram alucinações em virtude da vida tensa que eles então estavam vivendo.

─ Sabíeis disso, Irmão Pedro? ─ perguntou Reginald de Provins, dirigindo-se a um Irmão, sentado á sua direita, no degrau inferior.  Esse Irmão era o monge Pedro de Bolonha, procurador jurídico da Ordem. Reginaldo de Provins era o seu secretário e também exercia o cargo de procurador da Ordem.

Pedro de Bolonha só balançou a cabeça em sinal de afirmação. Ele era um dos altos dignatários da Ordem, que já tinha galgado todos os graus dentro da complicada hierarquia dos Capítulos. Formado em direito pela Universidade da cidade que lhe dera o nome, tinha quarenta anos e há vinte fora iniciado na Irmandade. Há cerca de dez fora nomeado consultor jurídico e nessa condição ocupava um lugar de destaque na Ordem. Mas havia a hierarquia e o ritual não permitia que um Irmão falasse quando a palavra não estivesse com ele. Por isso ele não respondeu á pergunta do cavaleiro Reginald, limitando-se a balançar a cabeça em sinal de anuência. 

─ E o que aconteceu com ela? ─ perguntou Gaucerant de Montpezat. 

─ Maria Madalena e José de Arimatéia vieram para a França, onde divulgaram a nova fé aos franceses. Fizeram muitos discípulos na França, que ficaram conhecidos como os “Filhos da Viúva”.

─ Mas os “Filhos da Viúva” não são os membros da nossa Ordem?─ perguntou Gaucerand.

─ Sim Irmão ─ respondeu de Molay. E também os maçons, os pedreiros e carpinteiros que constroem nossas igrejas e preceptorias, os alquimistas e todos os cristãos que conhecem de fato, a verdadeira história das nossas crenças.

─ Não entendi ─ Irmão Grão-Mestre ─ retrucou o cavaleiro Gaucerand.

─ Os cristãos franceses receberam esse apelido porque Jesus era carpinteiro, filho de uma viúva, Maria, sua mãe, e porque seus discípulos franceses foram catequisados por sua viúva, Maria Madalena. E os discípulos de Madalena na França foram feitos exatamente entre os operários, os trabalhadores, as pessoas de condição servil. Somente alguns séculos depois é que os nobres começaram a aderir á nova religião, e o culto cristão dos “Filhos da Viúva” passou a ser um culto dirigido principalmente á Notre Dame.

─ É por isso que o povo francês é tão devoto á Notre Dame? ─ perguntou Bertrand de Chartres.

─ Exatamente, Irmão Bertrand, e nós também, pois como sabe, nossa Ordem é consagrada a Maria, mãe de Nosso Senhor ─ disse de Molay, apontando para o desenho da lua crescente, que ali simbolizava o Sagrado Feminino.

─ O que foi feito do corpo do Nosso Senhor? ─ indagou Geoffroy de Gonneville, que desde que fizera a sua primeira pergunta se mantivera calado, tentando digerir aquela história. Tudo aquilo lhe parecia uma rematada loucura, mas fora educado para nunca duvidar dos seus Mestres.

─ Maria Madalena e José de Arimateia o haviam enterrado em uma tumba da família Arimatéia, em um jardim nos arredores de Jerusalém. Nossos Irmãos fundadores encontraram os restos mortais dele e trouxeram-no para a França. Eles estão agora guardados em uma das nossas preceptorias ─ disse de Molay.



Essa foi a mais chocante de todas as revelações que aqueles cavaleiros que estavam frequentando o Circulo Interior pela primeira vez ouviram. Mudos de espanto, eles olhavam para seus Irmãos veteranos, sentados nos bancos de pedra em volta deles, mas estes não mostravam nenhum sinal de espanto. Já haviam ouvido aquilo antes. 

 Ponzard de Guizi parecia o mais atônito. 

─ Irmão Grão-Mestre ─ disse ele, levantando-se da sua cadeira. ─ Sei que é costume da nossa Ordem crer e obedecer a nossos Mestres sem reservas, aceitando no coração e na alma todos os preceitos que nos forem transmitidos. Mas tudo que se disse aqui é tão extraordinário que me será muito difícil acreditar nisso se não forem apresentadas provas dessa verdade. E creio que isso é o que pensam todos os meus Irmãos, que aqui estão pela primeira vez.

─ Que essas luzes vos sejam dadas ─ disse o Grão-Mestre. 

Então Jacques de Molay levantou o pano vermelho que cobria o objeto que estava sobre a mesa. Uma cabeça humana, extremamente bem conservada, que parecia ser de um homem jovem, com cabelos longos e barba negra e cerrada, juntamente com dois ossos de tíbias, cruzados em baixo dela, foram mostrados atônitos novos cavaleiros do Círculo Interior. Seus olhos pareciam estar vivos. Na atmosfera lúgubre e fantasmagórica daquela câmara, a estranha aparição provocou um arrepio nas suas espinhas. Mas eles eram Cavaleiros Templários. Homens de espírito treinado para nunca experimentar o medo no campo de batalha. Mas eles também eram homens criados no temor da religião e viviam em uma época e em um ambiente propício ao mistério e á superstição. Eles temiam o desconhecido, por isso ficaram imóveis, boquiabertos, atônitos, não sabendo o que dizer nem pensar. Imediatamente os cavaleiros veteranos se abaixaram e prostraram suas cabeças no chão, em atitude de adoração.


 ─ Abhulaphia! Abhulaphia! Abhulaphia!─ gritaram três vezes.


─ Irmãos, este é o nosso verdadeiro Salvador ─ disse de Molay, erguendo á frente da contrita plateia, a mais sagrada relíquia da cristandade. ─ Eis a prova do que dizíamos! Esta é a Cabeça de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Na plateia nenhum murmúrio se ouvia. Ninguém ousava também erguer o rosto para olhar aquele objeto sagrado, que de Molay levantava em suas mãos, movimentando-o para a direita e para a esquerda, como se com ela estivesse abençoando todos os presentes. 


     ─ Levantemo-nos e saudemos nosso Salvador, por quem todas as coisas nos são dadas. Por quem as chuvas caem, as flores nascem, as moléstias são curadas e todos os milagres são feitos!


─ Béauseant! ─ gritaram todos. 


─ Nós somos os verdadeiros “Filhos da Viúva.” ─ gritou de Molay, erguendo o mais alto que podia o Crânio Sagrado, enquanto, ao seu lado, Geoffroy de Charney levantava o estandarte preto e branco da Ordem.


─ Béauseant! Gritaram todos, novamente. Desta vez, os novos cavaleiros também repetiram o coro.

Notas explicativas



1.O nove é um número mágico que está conectado com a história dos Templários de uma forma mística e profundamente simbólica. Ele representa o Thau, o X, que é cruz de Santo André, e a letra Theth do alfabeto judaico, que simboliza a serpente. Nove foram os cavaleiros que fundaram a Ordem e nove anos se passaram até que eles se tornassem uma organização formal e começassem a recrutar novos membros. Nove é o número perfeito que simboliza o fim de um ciclo e o começo de outro. Marca a última etapa do processo de purificação iniciática e simboliza a missão cumprida. Por isso, Jesus morre na nona hora do dia. Na tradição vedanta Vishnu encarna nove vezes para salvar a humanidade.  Para os filósofos gnósticos, cultores da aritmosofia, o número de Cristo era 801 (soma de 8+0+1); nove era também o número da santidade. Na tradição católica tornou-se regra encerrar uma festividade com uma “novena”.

2,Que havia segredos iniciáticos na estrutura curricular da Ordem do Templo parece inegável, pois nas próprias regras escritas por São Bernardo (§§ 226) consta a proibição de um Irmão revelar “segredos” do seu Capítulo a quem não fosse do mesmo grau. Essa inconfidência era punida com a exclusão e conforme o segredo revelado, com a prisão perpétua. O rito Templário, ao que tudo indica, teria três níveis de aplicação: o primeiro seria aberto a todos os membros, não conteria nenhum simbolismo iniciático, constando apenas de2. uma cerimônia de recepção, onde o neófito jurava fidelidade á Ordem e á Igreja, prometia conservar-se casto e viver na pobreza; o segundo, a que seriam admitidos apenas os cavaleiros, era aquele em se aplicava o simbolismo da negação de Cristo e da cusparada na cruz como forma de provação da fé do noviço e da sua verdadeira fidelidade aos preceitos da Ordem, e a terceira, na qual a explicação de todos esses simbolismos, e os demais mistérios de que a Ordem era detentora, eram comunicados. Desse terceiro grau ─ o chamado Círculo Interior ─ só participavam os altos dignatários da Ordem, que frequentavam um Capítulo especial, supostamente o chamado Caput LVIII, dedicado á Virgem. Um paralelo dessa estrutura é a que foi montada pelos alemães durante o governo nazista, na organização conhecida como SS. Nesse círculo íntimo de “monges-guerreiros”, havia um grupo comum de soldados que lutava pela Alemanha, politica e militarmente; dentro da Organização, no entanto, havia outro grupo, seleto, nos altos círculos da SS que trabalhava pela implantação das doutrinas raciais e religiosas dos líderes nazistas. Em relação á Ordem do Templo, essa disposição foi revelada por um dos depoentes frente ao Tribunal de Inquisição. Esse depoente, identificado como sendo um cavaleiro chamado Gaucerant de Montpezat, disse haver no rito Templário “três artigos que ninguém conhecerá jamais, exceto Deus, o Diabo e os Mestres.” Esse Irmão foi torturado e queimado vivo, mas não revelou o conteúdo desses mistérios. Os demais nomes que aparecem neste capítulo foram extraídos dos autos do processo movido contra os Templários.



3,O primeiro historiador a escrever sob a Ordem do Templo foi Guilherme de Tiro. Mas suas crônicas foram escritas entre 1175 e 1185. Nessa ocasião a Ordem já existia há mais de cinquenta anos. Suas fontes foram depoimentos dos próprios Cavaleiros Templários, que, evidentemente, só contaram o que sabiam, ou o que podiam contar. Nessa época o Templo já era uma organização poderosa e também já desenvolvera uma boa parte da mística que a acompanhava. Toda a nobreza europeia almejava entrar para os seus quadros ou mesmo ter um Templário na família. Ela era uma verdadeira confraria, envolta em mistérios e lendas, em razão dos feitos heroicos dos seus membros nas lutas contra os sarracenos. Guilherme era bispo de Tiro, na Síria, e nutria profunda antipatia pelos Templários, a quem taxava de avarentos, egoístas e arrogantes. Ele informa, inclusive, que os Templários mantinham estreitas relações com a seita muçulmana dos Assassinos, os quais pagavam 2000 peças de ouro aos Templo na forma de dízimos. Na opinião desse cronista, as propaladas doutrinas heréticas, cultivadas pelos Irmãos do Templo, teriam sido inspiradas por essa seita de terroristas muçulmanos.



4.O “reino de Cristo sobre a terra” não era uma mera metáfora espiritual, mas sim uma realidade politica que os líderes cruzados, juntamente com o papa Urbano II, tinham em mente quando iniciaram a primeira cruzada. Esse ideal era uma inspiração cavaleiresca, que tinha como mentor justamente o grande Bernardo de Clairvaux, redator das regras da Ordem do Templo. A finalidade dessa cruzada não era meramente libertar Jerusalém do domínio sarraceno, como geralmente se pensa, mas sim estabelecer o domínio cristão na região onde o cristianismo tinha nascido. Destarte, a missão que São Bernardo deu aos Templários era exatamente aquela que Jesus se atribuiu em sua vida, ou seja, reconstruir o reino de Israel nos moldes em que ele existiu nos dias de Salomão. Essa missão foi expressa na metáfora de reconstrução do Templo de Jerusalém sobre as ruínas do antigo Templo de Salomão, metáfora essa que significava o restabelecimento do reino de Israel nos moldes em que ele existira nos tempos bíblicos. O próprio Jesus havia usado esse simbolismo na revelação que fez aos seus discípulos, de que aquele magnífico edifício que eles estavam contemplando ─ o Templo de Jerusalém ─ seria destruído e dele não ficaria pedra sobre pedra. Essa metáfora, que era também uma profecia, se referia principalmente á nova religião que ele iria implantar no lugar da religião que os judeus estavam professando naqueles dias, uma relicião contaminada pelo paganismo, como Jesus acreditava e deixou patente em suas diatribes contra os escribas e os fariseus que a monopolizavam.  Segundo essa tese, a profecia da destruição do Templo deve ser analisada em conjunto com outra metáfora, a da ressurreição, na qual Jesus se diz capaz de reconstruir o Templo em três dias. Essa profecia foi feita na quarta-feira da semana da Páscoa, pois Jesus esperava que no sábado, quando a sagrada semana judaica terminasse, a sua revolução já estivesse estabelecida. Essa tese foi proposta pelos chamados idealistas alemães, especialmente Herman Samuel Reinarus ((1694-1768) para quem Jesus se propôs a realizar uma missão politica e seus discípulos, depois do fracasso dessa missão, resolveram fundar uma igreja. Ernest Renan (1823-1892 foi outro escritor que demonstrou a impossibilidade de recuperar a verdadeira história de Jesus, mas via nela claros traços de uma aventura política inspirada pela própria tradição do povo judeu. Para os Templários a idéia de reconstrução do Templo simbolizava o desejo de um renascimento da humanidade a partir das virtudes cristãs, na forma como São Bernardo as entendia. Encaixava-se perfeitamente na mística de uma época, onde o romantismo mágico se misturava á virtude cristã, para compor o caráter do homem perfeito. Esse homem perfeito era justamente o Cavaleiro Templário, conforme definido na regra elaborada por São Bernardo, ou seja, um monge, misto de santo e guerreiro, como o próprio Jesus havia sido, na visão do famoso abade de Clairvaux. A ressurreição de Jesus, no caso, era entendida pelo Círculo Interior dos Templários como um simbolismo que significava o surgimento de uma nova religião “um novo Templo”, que iria congregar toda a humanidade. Era nesse sentido que eles estariam cumprindo a missão de Jesus iniciou.

5.Uma boa fonte de compreensão da filosofia dos Templários são os trovadores provençais. Esses famosos “poetas” medievais não eram meros artistas que entretiam as nobres senhoras nos serões das cortes cavaleirescas. Em grande parte, eram filósofos esotéricos que levavam, de corte em corte, ideias de uma crença não muito ortodoxa, que tinha mais a ver com o cristianismo místico, praticado pelos cultores do gnosticismo, do que com a doutrina admitida pela Igreja de Roma. Daí a preocupação que o Vaticano sempre demonstrou com o chamado trovadorismo, muitas vezes condenando suas produções artísticas como mensagens eivadas de heresias. O trovadorismo, especialmente aquele que se referia á literatura ligada aos contos do Graal foram claramente inspirada em motivos Templários. Cabe lembrar que a Igreja sempre condenou os romances do Graal por entender que eles veiculavam ideías pagãs, heréticas e perigosas para a fé cristã e contrárias aos ensinamentos dos evangelhos. Imagem: Selo templário que mostra dois cavaleiros montados no mesmo cavalo, portando o beauséant. Fonte: Knight Templars Vault.



6.A ideia de que a Ordem do Templo era uma organização iniciática fica clara nas atas do julgamento ao que os Templários foram submetidos. Embora o Templo administrasse uma imensidade de interesses profanos, era o conteúdo espiritualista da sua doutrina que atraia os intelectuais da época. E era também esse conteúdo que incomodava a Igreja, pois tais ensinamentos, de caráter secreto, supostamente contrariavam aqueles admitidos por Roma como únicas verdades espirituais. Na verdade, a Regra Templária foi escrita com base em uma filosofia que justificava uma guerra santa contra os sarracenos. Proibia o derramamento de sangue de cristãos, mas incitava o morticínio entre os inimigos da fé cristã. Foi esse caráter de nobreza, santificada pela fé, que atraiu a grande massa dos nobres ocidentais para as fileiras do Templo e do Hospital. Isso fez das Ordens militares uma grande potência, pois junto com os nobres vinham também suas propriedades. E com a imunidade dada pela Igreja, as Ordens se tornaram uma atração irresistível para a empobrecida nobreza medieval, ávida de aventuras e de justificativas para a liberação do seu espírito místico e belicoso. Assim, seguir o beauséant, era o mesmo que lutar por Cristo.



7.A informação de que Jesus seria filho de um rabino chamado Yoshua Pandira, o qual teria tido um relacionamento com Maria, consta do Talmude, passagens 104,b, Sanedrin 67a, Sanedrin 107 b, Shotah, 47 a;Talmude Sanedrin, 67ª.



8.A tese segundo a qual Jesus manteve um relacionamento amoroso com Maria Madalena aparece, pela primeira vez, no Evangelho gnóstico de Filipe, onde esse suposto discípulo confessa a preferência de Jesus por Madalena e provoca o ciúme dos discípulos. Filipe diz também que Madalena era “a companheira do Senhor” e que ele  a “beijava na boca muitas vezes”. A tese segundo a qual a família de Geoffroy de Boillon, o místico comandante da primeira cruzada era descendente de Jesus, através da filha que ele teve com Madalena foi exposta no best-seller “The Holy Blood and The Holy Grail”, dos escritores ingleses, Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln. Já a informação de que a misteriosa cabeça adorada pelos Templários era a cabeça embalsamada de Cristo, provém de uma especulação feita pelo escritor Keith Laidler - The Head of God- Londres- 2002



9. Literalmente, a palavra francesa beauséant significa estandarte. Mas para os arte. Mas para os Tem motivos TTemplários, além de ser o estandarte que eles usualmente portavam quando entravam em batalha, essa palavra era um grito de guerra. Uma tradição compilada por Weil (Biblical Legends, pag.70), diz que os exércitos de Alexandre, o Grande, usavam estandartes nas cores preta e branca, sendo que o branco ia na frente do exército e o preto atrás. Era um simbolismo que significava o domínio que ele queria ter sob a luz e a sombra. Assim, ele era o Senhor da Luz e das Trevas. Dessa forma, seus estandartes, em preto e branco, eram símbolos da invencibilidade do seu exército. Essa mística também se refere aos Templários em relação ao beauséant, pois que esse grito de guerra estava conectado com a fama de bravura que eles adquiriram. Destarte, a palavra beau (bom, nobre, virtuoso) e séant (assento), se refere ao sinete Templário que mostra dois cavaleiros sobre o mesmo cavalo. Essa regra de pobreza e virtude tomou o significado de santa aliança, verdadeira Irmandade. O beauséant simbolizava exatamente as qualidades que São Bernardo tinha em mente para os Cavaleiros de Cristo, quando ele redigiu as Regras. Os Templários seriam os “guerreiros da luz”, como referido nos ensinamentos essênios, onde os soldados do Messias eram assim chamados. O simbolismo dobeauséant fundamenta um dos graus filosóficos mais importantes da Maçonaria do Arco Real e do Rito Escocês, denominado “Cavaleiro do Leste e do Oeste.” Por emulação, também, esse simbolismo de “filtrar” a luz está refletido no piso da Loja maçônica, que obrigatoriamente tem que ostentar um quadrilátero preto e branco. Esse quadrilátero simboliza o beauséant do Templo maçônico, o "filtro de luz”, no qual o espírito do Irmão é purificado e adquire as virtudes maçônicas.excerto do capítulo vii do livro "filhos da viúva", no prelo

João Anatalino

FONTE: RECANTO DAS LETRAS





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