MOTO CLUBE BODES DO ASFALTO – CAVALEIROS DE AÇO – SEMEADORES DA ESPERANÇA E DA ALEGRIA

*Por Barbosa Nunes
Fiz-me presente na manhã do domingo, 22 de fevereiro, no Templo “Solidariedade”, do Palácio Nasseri Gabriel, do Grande Oriente do Estado de Goiás, quando participei da regularização da Loja “Cavaleiros de Aço” 4354, Carta Constitutiva expedida pelo Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva e da consagração do seu estandarte.
As duas cerimônias foram conduzidas por uma comissão especial constituída pelos maçons Carlos Roberto Martins, Naylor Santos de Oliveira, Gilmar Mendes Ribeiro e Claudomiro Machado Siqueira, sendo a segunda cerimônia presidida pelo Grão-Mestre Estadual, Luis Carlos de Castro Coelho, a quem cumprimento pelo nascimento de uma célula de forte significado e muita importância para a Maçonaria Goiana. Seu primeiro Venerável é o maçom Wolney Vieira Barros.

É uma das 17 lojas maçônicas no Brasil, integradas exclusivamente por maçons associados ao Moto Clube Bodes do Asfalto, fundado em 1° de agosto de 2003, e que tem sede nacional em Feira de Santana, Bahia.

Mas como surgiu este clube?

Foi idealizado pelo maçom Edson Fernando da Silva Sobrinho, conhecido Edinho, este símbolo do movimento e verdadeiro “cavaleiro de aço”, presidente executivo do clube, desde o seu nascimento. A ideia surgiu de conversas entre maçons integrantes de uma lista de discussão intitulada “Atalaia”, com o objetivo de apoiar os maçons motociclistas em viagens, evoluindo para estrutura do Moto Clube.

A instituição, muito bem organizada é hoje, por tratados e reconhecimentos, das mais diversas entidades públicas e maçônicas, como Grandes Orientes Estaduais, Lojas Maçônicas, Grande Oriente do Brasil, com sua patente e registro de propriedade de marca. Pessoa jurídica com CNPJ, e todos os documentos e inscrições necessários a uma entidade de igual atividade.

Conforme certificação da empresa Ranking Brasil, supera 6.500 integrantes em mais de 900 cidades e número superior de 200 facções em todo país.

O Moto Clube Bodes do Asfalto em sua própria definição, “não é extensão de Loja, não tem a estrutura hierárquica ou rigor de uma Loja Maçônica. Não é ponto de discussão para assunto de potências, obediências ou Lojas, nem gerador de regras e leis que substituam o bom senso, a conversa e a alegria de convivência com as famílias e motocicletas”.

Revelando o que é, assim se coloca; “Um local onde maçons que sejam motociclistas, juntamente com suas famílias, possam se integrar e interagir, independente de seus ritos, graus, obediências, potências e posições administrativas. É local que incentiva a convivência fraterna, a liberdade e a camaradagem motociclística”.  Em resumo, “é um canal de comunicação entre todos os maçons motociclistas e entre os motociclistas em geral, e são cidadãos que preservam os ensinamentos maçônicos, irmãos na Ordem e no motociclismo, preservando a trilogia Liberdade, Igualdade e Fraternidade, fazendo isso, andando sobre duas e às vezes, três rodas”.

No material recebido e pesquisado encontrei uma entidade séria, organizada por uma diretoria executiva, conselho fiscal, administração das sub sedes/ facções, um conselho de administração, que os seus integrantes são submetidos a uma sindicância pessoal e de capacitação para conduzir possantes máquinas pelas mais diversas estradas do Brasil e do exterior, todas identificadas com a logomarca do Moto Clube Bodes do Asfalto.

A solenidade de instituição da Loja “Cavaleiros de Aço”, no Grande Oriente do Estado de Goiás, foi prestigiada por grande número de maçons de Goiás e uma entusiasmada comitiva do Distrito Federal, clima era de motivação plena, inclusive com os associados de Brasília chegando devidamente uniformizados com seus coletes, em suas atrativas máquinas.

Em conversa que tive com André Luiz Zanola, profissionalmente coronel do Exército e membro da Loja “Cavaleiros de Aço de Brasília”, fui informado sobre o projeto “Faça Poeira com Segurança”, do qual é responsável. Campanha de segurança na pilotagem, com material confeccionado com orientação e instrução, divulgado entre os integrantes, cursos e palestras sobre o assunto em diversas cidades do Brasil. Há um rigor muito grande na capacitação do associado e em momento nenhum é permitindo qualquer elo entre o uso do álcool e o associado, quando em movimentação na sua máquina.

Existe também o projeto, já em terceira edição denominado “Abraçando o Brasil”, com o objetivo de percorrer todo país, cada ano passando por cidades distintas, conduzindo o banner do moto clube e entregando na cidade sede seguinte. Em cada edição percorre-se cerca de 20 mil quilômetros, passando por cerca de 50 cidades, conhecendo brasileiros que dão valor à vida, à paz, ao amor.

Outro ponto fundamental que encontrei no Moto Clube Bodes do Asfalto é a presença da mulher, ora conduzindo moto, na maioria na garupa junto com seu companheiro. É a Fraternidade Feminina de Moto Clube Bodes do Asfalto, composta e administrada por todas as cunhadas que participam ativamente das reuniões e passeios, coordenando as atividades femininas. No Moto Clube Bodes do Asfalto as mulheres são reconhecidas e respeitadas como força de integração.

Reconheço o Moto Clube Bodes do Asfalto, suas facções e seus integrantes como missionários externos, condutores da imagem positiva do maçom em toda nossa história e mais ainda, com uma consciência humana e social de grande extensão, pois onde seus eventos são realizados, sempre há um recurso voluntário destinado a uma entidade. Carregam a missão do ser humano do bem, pois quando chegam em uma cidade, como ocorreu no Encontro Nacional em Caldas Novas em 2014, com mais de 800 motos naquela estância balneária, a população imediatamente se cercou de suas máquinas e dos Bodes do Asfalto e suas companheiras, especialmente a juventude e a imprensa, estabelecendo um diálogo, imediatamente com cada um, aguçado pela curiosidade desse movimento e seus integrantes.

São como muito bem disse o Orador da regularização da Loja “Cavaleiros de Aço”, maçom Argemiro Leonaldo, “Semeadores da Esperança e da Alegria”.

*Barbosa Nunes é Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil

Artigo publicado originalmente do Diário da Manhã – Edição do dia 28/02/2015

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