Homenagem a São João, padroeiro da Maçonaria.

Os ensinamentos maçônicos afirmam que São João é o padroeiro da Maçonaria. Contudo, não existe um consenso sobre qual São João é o nosso verdadeiro patrono.
Para não errar, homenageamos hoje, dia 24 de junho de 2014, os três mais conhecidos candidatos a Padroeiro da Maçonaria.
João Batista era pregador na Judéia, e atuava nas proximidades
do rio Jordão.
I - São João Batista (ou São João, o Batista)
    João Batista foi um eremita, profeta e pregador que viveu na Judéia, no início do Século I.
   Conforme narra o Livro da Lei (ou Bíblia), o título de batista referia-se ao fato de João Batista pregar um batismo de arrependimento e, posteriormente, batizar os arrependidos.
  João Batista, além de anunciar a vinda do Messias, era um severo crítico do governo romano na Judéia, tendo sido, por isso, perseguido e executado.
   A morte de João Batista, decapitado, possui forte significado maçônico. Simbolizando a mensagem de um homem que prefere ter a garganta cortada, a negar a sua Verdade pessoal.
    A fim de ilustrar o episódio da decapitação do profeta João Batista, segue abaixo link para o filme Salomé, estrelado, em 1953, por Rita Hayworth. Link para o filme => Salomé 
Leia mais
           
II - São João Evangelista (ou São João, o Evangelista, ou Apóstolo João)
  
O apóstolo João escreveu o
Apocalipse durante o seu exílio
 na ilha de Patmos, na Grécia.
   O apóstolo João foi o mais jovem dos doze discípulos de Jesus Cristo, e viveu entre os anos 6 e 103 da Era Cristã.
   De acordo com o Livro da Lei, João foi o mais fiel discípulo e acompanhou Jesus até o instante da sua crucificação, no Gólgota.

As obras bíblicas de João Evangelista são: suas três Epístolas, o Evangelho segundo São João e o Livro do Apocalipse. Nesse último livro, o apóstolo narrou sua visão profética dos Últimos Dias e a vinda da Jerusalém Celestial, estudada no Grau 19 (Grande Pontífice, ou Sublime Escocês) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
 Maçonicamente, o exemplo de vida deixado por São João Evangelista, ressalta a fidelidade, o companheirismo e a lealdade como virtudes maçônicas fundamentais.
    A fim de ilustrar a vida de João, o Evangelista, seguem abaixo três links para o filme Apocalipse, estrelado por RICHARD HARRIS.

III - São João de Jerusalém (ou São João Esmoler, ou São João Esmoleiro)
Durante o bispado em Alexandria,
João Esmoler chegou a distribuir
bens da própria Igreja para os pobres.
São João de Jerusalém nasceu em Chipre, no ano de 550 depois de Cristo.
Ao longo da vida sacerdotal, São João Esmoler foi patriarca e bispo da cidade de Alexandria, no Egito, onde desenvolveu um trabalho de filantropia destinado aos pobres.
 São João Esmoleiro atuou também na cidade de Jerusalém, onde criou organizações (pequenos hospitais e abrigos) destinados a socorrerem os cristãos feridos e peregrinos que visitavam o Santo Sepulcro e a Cidade Santa. Essas organizações estão na origem da criação da Ordem de São João de Jerusalém (ou Ordem dos Cavaleiros Hospitalários), posteriormente denominada Soberana Ordem Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém, Rodes e Malta

   O exemplo de São João Esmoler está diretamente relacionado à caridade e à fraternidade que devem inspirar o comportamento maçônico.





Fonte: Blog do Consistório 1

Postar um comentário

1 Comentários