Carta de Torres, conclamação

Por Cláudio Scandolara
A Poderosa Assembleia Estadual Maçônica do Grande Oriente do Brasil – Rio Grande do Sul (PAEL-RS), após o encontro institucional na Cidade de Torres (RS), nos dias 7 e 8 de março de 2014, resolve editar a presente Conclamação aos Maçons e aos brasileiros. Maçons, pessoas de bem, ocupem espaços na sociedade! A dor, a angústia, o cansaço e o sentimento de abandono, muitas vezes, invadem o coração e trazem sofrimento ao corpo. Condoído fica o homem de bem ao ver o mundo e, em particular, o País do jeito em que estão.
Corrói o homem perceber que, em parte, a sociedade não observa princípios que dignificam o ser humano, pois muitos que hoje mandam estão carentes de valores, influenciando diretamente grande parte da população, que “quer levar vantagem em tudo”, maliciosamente.
Em todos os cantos, observamos a falta de ética e de dignidade, isto sem falar da banalização da vida. Esquecem que a liberdade, que foi adquirida ao longo da nossa história – à base de muita luta –, é balizada por direitos e deveres inerentes a cada cidadão.
Em especial, nós, Maçons, não podemos perder a razão na prática de nossos atos. Mais ainda, não podemos permanecer inertes, silentes, vendo e aceitando indignos tratamentos aos nossos irmãos. Deste modo, conclama-se aos maçons, pessoas de bem, para que ocupem espaços na sociedade!
Ver o que está errado e constatar a inércia daqueles que deveriam agir para colocar as coisas nos seus devidos lugares é muito desolador!
Onde está a resposta?
Ela está no governo e nas instituições constituídas, porém, o poder desencadeante de tudo reside nas pessoas de bem. Ocupem seu espaço, ele é único, exclusivo e apenas seu! A ação deve partir de todos aqueles que lutam por uma nação que cresça com ordem e progresso. Deve existir o esforço da coletividade, devendo este partir, principalmente, de maçons e de todos aqueles que ocupam postos-chave em nossa Nação e no mundo.
Uma Nação forte é alicerçada em princípios e em valores humanos. Ela é constituída por um povo consciente, trabalhador e voltado ao bem.
Presidente da PAEL/RS

Postar um comentário

0 Comentários